
Neste artigo, não poderia eu deixar de dizer que a corrida eleitoral em Lavras já começou e, acredito eu, de forma precoce. Lavras poderá viver um cenário político adverso, perdendo e ganhando personagens conhecidos e outros nem tanto e poderá obter a grande chance de eleger um deputado, seja ele federal ou estadual. As forças políticas poderão ser novamente medidas entre situação e oposição e poderá ter como personagens principais os futuros embatentes de 2012, caso as expectativas se confirmem. O Palácio Perimentral passará por uma aprova de fogo. Jussara deverá apoiar candidatos de fora ou, possivelmente, dar apoio mesmo que velado a candidatos locais que poderá usar como uma barreira para estancar o avanço da base oposicionista. O resultado de 2010 e forte indicador para 2012. Para tanto, a movimentação já começou e de forma discreta, já movimenta os bastidores da política local. Conforme prometido, segue a lista de candidatos e prováveis candidatos para 2010.
CASSIMIRO
Em uma reunião há poucos dias, Cassimiro, o atual vice prefeito, teria acertado com Jussara para ser o candidato a prefeito em 2012, com o apoio do Palácio. Para comemorar, Cassimiro teria reunido familiares para um almoço, que foi realizado em um sitio, para festejar a, segundo pessoas próximas, definição do apoio de Jussara. O próprio Cassimiro teria cozinhado o prato principal do almoço para comemorar. Dú Marani, do PMDB, também estaria esperando o apoio de Jussara. Chapisco poderá ser o nome a vice da chapa do atual vice. Cassimiro poderia sair a deputado estadual para lançar seu nome ao eleitorado e tentar sair impulsionado para 2012, caso não seja eleito. Sua candidatura para 2010 carece de ser acertada ainda. Para 2012 é tida como certeira.
CARLOS ALBERTO PEREIRA.
Mesmo desmotivado pelo cenário atual, onde contava com sua ida para Brasília, CAP se vê entre a cruz e a espada. Estaria motivado a sair mas estaria esbarrando na lei eleitoral. Um processo junto ao STJ já teria sido julgado e poderá barrar a sua candidatura. Seus advogados estudam um mandato de segurança junto ao Supremo. Segundo juristas, a chance de sucesso é minima. CAP será a grande dúvida para 2010. Mesmo assim está em constantes visitas e encontros na região.
POSSATO.
O ex vereador não será candidato. Deverá apoiar uma candidatura local e uma de fora.
Possato já teria acertado com um deputado o seu apoio e preprara sua volta ao cenário político em 2012.
JUSSARA , PAULO MENICUCCI E CÉLIO DE OLIVEIRA.
Jussara já teria decidido: Não será candidata a mais nada. Teria sido até mesmo uma decisão-acordo dela e o marido, Célio de Oliveira. Dizem que existe um pacto entre os dois para, após 2012 , deixarem de vez a política. Só o tempo dirá. O irmão da prefeita deverá sair a candidato a deputado estadual ou federal, dependendo da posição do partido. Paulo Menicucci já teria em sua base mais de 20 cidades e teoricamente poderia contar com o apoio da irmã. Nos bastidores, cogita-se que ela apoiará um dos Andradas. Num passado próximo houve a mesma promessa porém, não foi cumprida. Bonifácio Andrada chegou a crer que teria o apoio da prefeita de Lavras. Paulo Menicucci, que segundo informações, teria um certo “distanciamento” da irmã-prefeita, poderá não contar com o apoio da base governista local.
DEHON TRATORES.
Dehon Tratores será candidato a deputado federal pelo PDT. Dehon já teria anunciado a pessoas próximas que será mesmo candidato. Nos bastidores cogita-se que Dehon tomou a decisão motivado pelo ex prefeito de Itumirm , Geraldo Magno, que a reboque de Dehon, seria um propenso candidato a deputado estadual. Dizem que sua candidatura poderia ser deixada de lado se houvesse uma “proposta” no campo político. Nos bastidores, existem “informações bem embasadas” de que Dehon poderia estar contando com o apoio informal do Palácio. Jussara estaria incentivando Dehon a sair candidato para com isso impedir o crescimento de uma campanha local e com isso diminuir as chances de um adversário conseguir se eleger. O apoio não está confirmado mas há quem diga que é quase certo, mesmo por debaixo do panos.
CHEREM
A candidatura de Cherem é dada como quase certa. Só não se sabe qual dos dois será o candidato. Luis Fábio Cherem teria dito que vai aguardar uma definição do quadro político local e disse que não pretende neste momento definir nada. Marcos Cherem, por sua atuação na câmara, estaria sendo “pressionado” em suas bases para poder se candidatar. Mesmo assim, sem descartar uma possibilidade, Marcos Cherem estaria “cauteloso” e disse que, como o irmão, vai também esperar meados do ano que vem para se posicionar. Mas não descartou a possibilidade de, quem sabe, até mesmo uma dobradinha com o irmão. Está ainda no campo da suposição. Os irmãos poderão apoiar um candidato do PT, caso resolvam não sair candidatos.
Vai começar a corrida! Fôlego, disposição e muita pista pela frente!