quinta-feira, 31 de julho de 2008

PÁ & BOLA - XVIII


DUELO MORTAL

O duelo das candidaturas, pelo menos nos bastidores, começa a esquentar. Partidários estão inflamados e começando o ataque com "indicações de infrações" para cada candidato. Isso pode ser perigoso. Com telhado de vidro, cada um tem que medir os passos a serem dados. Claro que quem tem o telhado maior, corre o maior risco. As campanhas tucana e oposicionista ainda não sairam às ruas e segundo informações, a tucana reavalia a estratégia de campanha. A oposição, que conta com Luís Fábio Cherem também, que por sinal já ocupa as ruas há quase 15 dias, puxa o fôlego e aguarda o sprint final para se lançar. Pelo que percebo, podem pipocar ataques e mais ataques por todos os lados. Neste tribunal, as partes poderão apresentar sua sua linha de defesa e também o contraditório ao exposto. O juiz será o povo.


PROPENSÃO A EQUINO

Segundo informações, algumas pessoas ligadas ao Palácio Perimetral, oposição e oposição II, acreditam que sou eu quem escrevo "os comentários". Ledo engano. Podem se preocupar sim. Quem escreve é quem entra aqui quase todo o dia. Se eu tiver que fazer algum comentário faço como fiz no caso da TV Câmara, assino embaixo. Não se iludam. Tá vindo chumbo e grosso até mesmo de suas "entranhas". Quem escreve não sou eu. Segundo um vizinho, promotores e juízes estariam lendo o meu blog " assiduamente". Fico lisongeado com tais acessos. Tenho a certeza que estão vendo a lisura daquilo que "eu escrevo". Os comentários são de partidários e cidadãos, muitas vezes indignados. Espero que tenha sido claro.

CORPEX

Não confirmei mas vou confirmar. Segundo uma fonte, os "defuntos" lavrenses estariam sendo "encaminhados" para uma determinada empresa em detrimento de outra. Até aí tudo bem. Todos merecem ter um enterro digno. Mas daí o dito cujo sair com "carimbo e destinatário" certo para ser preparado, sem a família poder optar por quem vai prestar o tal serviço, aí já é demais. Segundo o informante, tem "Papelim" e assinatura com a dita recomendação, oriunda de estâncias superiores.

VISITA

Ontem a tarde recebi a visita do assessor de imprensa do Cherem, acompanhado da simpática Miriam Ferreira. O assessor, educado, entregou um material do seu cliente. Estavam no estúdio, além dos visitantes, assessores de Possato que vieram finalizar um trabalho de arte final para o candidato. O encontro foi profissional e cordial.

OCIOSO

Rapidinha. Uma pessoa ligada a uma empresa de pesquisa disse que uma agência estaria sofrendo com a inapetência dos candidatos pelos seus serviços em Lavras. Algumas chegaram a ser contratadas. Com a falta de publicações (uma chegou a ser registrada) o instituto estaria sem "um volume esperado" de serviços. Outros tempos.
PS*. Obrigado aos alunos da Ufla pela foto. Passou um né ??!!! Abraços.

terça-feira, 29 de julho de 2008

PÁ & BOLA - XV


NÃO É BEM ASSIM.


Quem me disse que Iara não estaria satisfeita com o tratamento recebido por parte da assessoria de marketing do Palácio Perimetral reafirmou: Ela não está mesmo. Para amenizar as coisas Jussara e uma comitiva estiveram essa semana no recinto da dita secretaria. Foram, além de outras coisas, levar uma palavra de apoio à secretária. Ela merece. Iara por pouco, não colocou o seu cargo à disposição após ter tido crítica a sua pasta como sendo a mais problemática da atual gestão. Iara disse a uma pessoa próxima que estaria chateada comigo por causa do último artigo onde ela citada. Sem motivos. Equivocada e eficiente. Mas me desculpe Iara, sabe que eu disse a verdade.


“TÔ PAGANUUU??!!!!”


Um tapa na mesa. Quem deu foi Dehon. Irritado com a demora da entrada da campanha nas ruas, Dehon, irritado, deu um chega pra lá em quem o assessora e em meio mundo e exigiu que tudo fosse abreviado. Mandou mover as montanhas e que não se demorasse mais. CAP também mandou abreviar. Foi um corre corre só. No mesmo dia já tinha carro sendo plotado e o forno soltando material que carregará a campanha pelas ruas.


ASSESSORIA CUTUCANTE.


Um assessor de imprensa de Cherem me ligou na tarde de hoje. Oriundo da região de curral Del Rey, o assessor marcou uma visita para falar da campanha de Cherem e entregar um release para manter informado os meios de comunicação da cidade sobre a campanha do seu cliente. Educado, o assessor disse que acompanha o blog daquela região. Ao final da conversa, educado, o mesmo me disse: “blogzinho apimentando né ??!! Respondi, no mesmo tom: “Água de coco perto do que pode ainda vir”. O assessor desligou rapidinho. Foi só uma brincadeira.


PS* Por problemas técnicos em meu PC não consegui postar os comentários de forma rápida. Espero solucionar estes problemas o mais rápido possível. Talvez tenha que formatar o mesmo. Mas não se preocupem. Tudo, eu disse, tudo, está bem guardado num HD virtual. Por falar em guardado , esta noite o telefone não tocou......... ou tocou ?? Esse negócio de bloqueio de identificação é fogo! Abraços!!!

segunda-feira, 28 de julho de 2008

A HISTÓRIA NÃO CONTADA


Confesso. Uma coisa me incomoda há duas semanas. O que? Um certo "material" que recebi. Simples, pequeno, barato e que poderia "colocar em xeque" pessoas e abalar estruturas em nossa cidade. São 34:12 segundos de estórias, afirmações, números e personagens. Pessoas teoricamente envolvidas em nosso meio, que pertecem a facções representativas, que carregariam em suas costas a responsabilidade de nos representar e que pagamos para isso. São quase 40 minutos de uma conversa que poderia sim, ao meu ver, extinguir definitivamente da vida pública de Lavras personagens, verdadeiras facções rivais e inclusive colocar em posição de melindre o mais alto poder. Este material fora feito dentro, acredito eu, da ilegalidade de uma escuta telefônica. Mas quem não se lembra de Luis Carlos Marinho, aquele dos Correios que quase implodiu o governo Lula por conta de 3 minutos de conversa gravada, também de forma ilegal, recebendo r$ 3 mil reais e que custaram ao presidente e a nós cidadãos, uma verdadeira fábula para não deixar ruir seu governo. Por falar em ruir, onde está Marcos Valério? A secretária que tudo sabia, José Dirceu...enfim tantos outros que se sacrificaram por um governo que prefiro não julgar aqui apesar de ter uma posição pessoal referente ao assunto. Diante do que ouvi, estarrecido, escrevo isso em forma de compartilhar indignação, revolta e porque não dizer, perplexidade. Relutei muito em dizer abertamente sobre este material e não revelarei fontes nem mesmo sob a lâmina da guilhotina. Não revelarei o conteúdo por ainda acreditar em instituições e acima de tudo na presunção da inocência (ainda acredito em contos de fadas). Mas amigos blogueiros; ameaças por telefone, recados oriundos dos chiqueiros a que estes personagens chafurdam, promessas de um "acerto de contas" após o pleito e de inclusive inviabilizar a minha vida profissional caso isso "apareça" me fizeram escrever este artigo. Jamais usei destas informações para procurar a quem quer que seja para "negociar" o material. Isso não pertence a minha índole e quem está no meio deste "lamaçal" sabe bem disso. Passo por qualquer dificuldade que tenha que passar, mas uma coisa é certa: Senhoras & Senhores. Minha família está assustada, meus filhos não entendem o porque dos "trotes"e a cada telefonema acordamos de sobressalto. Porém vos digo: Material guardado a sete chaves, pressão em alta e a cada ameaça cresce uma vontade danada de "puxar o pino", mesmo sabendo que o artefato está preso ao meu peito". Quem me conheçe sabe que, se continuar, eu puxo. Recado dado. BOM DIA A TODOS!
PS* Por conta de um problema em meu computador, çao puder liberar os comentários ontem. Já estou resolvendo o dito cujo. Dois lembretes: 1 - O conteúdo do "material" é verdadeiro e irrefutável e não será "negociado" como dissera um leitor. Afinal , ele vale mais guardado do que negociado, pelo menos pra mim. 2- O blog continua........ Obrigado a todos pelso 25.000 ! abraços!

domingo, 27 de julho de 2008

DE QUEM É O MAIOR ?


Não resisti. Cinco e quarenta da manhã, lendo os comentários para escolher uma frase para postar, sem conseguir o tento, cheguei a uma conclusão. Me desculpem se a forma escolhida não seja a mais correta mas espero que entendam. Quando ocupou o Palácio Perimetral , CAP não imaginava que o mercado municipal que ele, a bem de verdade, reconstruiu viesse a se transformar em um ponto de demonstração de força política. Todos os sábados, no quiosque do Osnilton, do popular e amigo Boca, partidários e candidatos a vereadores e a prefeitos desfilam com suas comitivas para tentar angariar simpatia dos consumidores que por ali se acotovelam em busca de algo para o almoço do fim de semana. Quem chegar com a maior turma já chega se achando. Pelos comentários, que em sua maioria são postados por partidários ferrenhos de um lado e de outro, o que se vê virtualmente pode ser visto também de forma mais discreta e pessoal no mercadão. Na testa se vê algo assim : "Viu ??! Eu tenho mais gente comigo, sou mais popular que você, minha mesa está cheia, eu sou o melhor candidato". Algo assim. Isso me fez lembrar aquela época de criança, onde se começa a limiar a pré adolescência, onde ao fazer pipi junto com amiguinhos, inevitálvemente um olhava o "pipi" do outro para saber de quem era o maior ( isso ainda acontece mesmo depois de adultos ..rs) e as menininhas, ao ganharem um pouquinho de seio, já exibiam para aquelas que ainda não tinham (isso aocntece de forma mais intensa depois que elas crescem) e coisa e tal . Crescemos, os valores mudam, os interesses também, mas "continuamos a medir o "pipi e o peitinho" do mesmo jeito. Tempos de infância que não voltam mais!, ou voltam ??!.. A política está ai. Os candidatos estão pelas ruas medindo forças, aparições , popularidade e de certa forma, "medindo seus pipis". Se quiser saber ou ver como anda a disputa deles no próximo sábado vá até o quiosque do meu amigo Boca, que não fala muito, para ver quem tem o "pipi" maior. Que está engraçado, está !!!!


PS* De agora em diante, por sugestão de um leitor, não vou aceitar postagens anonimas. Criem pelo menos um apelido para suas postagens! "Anonimos" não vou publicar. Pelo menos com o apelido , a "disputa" de ideias vai se acirrar e talvez ficar mais interessante. Abraços.

sábado, 26 de julho de 2008

PÁ & BOLA - XVI


CALCANHAR DE AQUILES

Não recebi ainda os números mas pelo andar da carruagem o LavrasPrev será um dos pontos a ser debatido durante a campanha. Desde o final da era João Batista até agora, balancetes e levantamentos da saúde financeira do órgão, tudo tudo, será considerado para ser debatido entre os candidatos. Acusações poderão vir de todos os lados. Com os dados a serem questionados, as cifras falarão mais alto. Os números que poderão ser apresentados estarão na casa dos "lhões", negativos é claro.


PÁU DA BARRACA

Ela não confirma mas dizem que é "vero". Iara Menicucci, que sempre prestou bons serviços a vários prefeitos, vem sendo, digamos, apontada pelo centro de inteligência do Palácio Perimetral, excetuando a prefeita até agora, como sendo o setor que estaria por comprometer a atual gestão. A saúde é o ponto fraco de quase toda administração. Segundo informações, Iara estaria a um "dedim" de pegar sua boinha de patinho e se jogar ao mar da tranquilidade do cargo efetivo. Segundo informações de um parente próximo de Iara a uma fonte confiável, ela teria dito " Se precisar eu pulo deste barco nesse mar até sem boia" tamanha a insatisfação. Além disso, a possibilidade de ter "dois" secretários de saúde na possível próxima gestão também estaria incomodando a atual Secretária. Assunto para outra hora.

A QUEM INTERESSA?

Dizem que a eleição será diferente. Será? Segundo especialistas em marketing, a nivelação poderia servir a quem está no poder. Segundo analistas, a oposição não teria tantas formas de se mostrar e fazer, com isso, uma campanha mais agressiva em todos os sentidos. Com a "máquina na mão", quem está no poder teria mais vantagens como obras e inaugurações, fora do período eleitoral, para aparecer mais e gastando menos em sua campanha. Analises à parte, com um custo menor, compromissos menores também. Em tese.

RESMUNGOS

Na ocorrida sessão "secreta" da câmara, com nove vereadores, sem transmissão de TV, o projeto do 13º salário foi, como eu disse que o promotor havia aconselhado, enterrado. Na hora do velório do dito cujo, com direito a pequenos discursos em tom de "chororô", os vereadores teriam feito pequenos "comentários" sobre a orientação recebida do Dr. Dimas sobre o famigerado projeto. Assessoria e vereadores propalaram algumas palavras que, se a exemplo da TV Senado, que mesmo tendo deputados candidatos a prefeito por todo Brasil continua a transmitir ao vivo as sessões das duas casas em Brasília, poderiam não deixar "confortável" o ocupante do MP sediado em Lavras. Será porque as transmissões não foram feitas?? Para não complicar ainda mais, vamos classificar o que foi dito apenas como "resmungos". Alguém ai se lembra do Zé Buscapé quando ordenado por sua mulher (isso não acontece na vida real) no saudoso desenho animado? Pois é, foi parecido.

DESISTI.

Nem consultei o MP e o Juiz eleitoral. O motivo? A enxurrada de gente pedindo para não colocar a enquete por causa de um possível entendimento de "tendência" pró um ou outro. Mesmo vocês não apitando nada aqui, o palpite foi aceito.

NÃO DESISTI

Amanhã, salvo alguma bomba de bastidor, publicaremos a frase mais interessante da semana. Peço a todos que evitem os discursos de ataque pessoal, acusações e denuncias de forma anônima. Por favor, senão um dia ainda vou preso e ninguém daqui vai lá me tirar ou me visitar , tenho certeza. Abraços a todos. Bom fim de semana.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

PÁ & BOLA - XV


CAMPANHA MORNA.

Estranha. Assim tem sido a campanha em Lavras. Com praticamente dois meses de atraso, comentários pipocam por todo lado. Dizem que Possato estaria com dificuldades de colocar a campanha na rua, que poderiam haver problemas eleitorais na campanha da prefeita, que Cherem teria saído na frente de todo mundo para intimidar os oponentes...enfim, comentários de todos os lados. Mas o que se vê na região é o mesmo que aqui. Em Três Corações, onde estive ontem visitando um candidato, parece que não vai ter eleições este ano. Nem muro se vê com as inscrições dos candidatos. Ou falta dinheiro pra todo mundo ou a eleição vai ganhar novos contornos. Bom para o eleitor. Sem a diferenciação por poderio econômico, as coisas tendem a se igualar.

TEM QUE SER EU ??

Possato tem levados puxões de orelha. Familiares estariam dando um "chega pra lá" no candidato para que ele tome a frente da campanha e coloque o bloco na rua. Matreiro, Possato se esquiva e diz: "Porque que eu tenho que ser o primeiro? Razoes à parte, a prefeita também está fazendo o mesmo jogo. Sua campanha que, segundo entendidos, deveria estar por toda a cidade, começa a parecer aos poucos. Segundo uma fonte, 200 muros foram contratados para levarem sua marca, mas receberão a tinta aos poucos. Parece que estão levando em conta o folêgo para a reta final. Na frente, na frente, só Cherem. Carro na rua, jingle rodando por toda a cidade e inauguração de comitê central ontem. Respirem fundo !!!

ESPELHO ESPELHO MEU!

Nesta campanha, o que se tem visto é muito interessante ! Cada candidato analisando o material de campanha do outro! Em marketing todo mundo sabe que o material a ser colocado nas ruas mostra organização, força e por ai vai....Pelo pouco que já se vê, até agora, pelo valores contratados, o resultado decepciona! Mas no meio publicitário uma coisa é certa!! Quem ganha mais tem, por obrigação, mostrar o melhor !! Tem gente contratado, a peso de ouro, apertado para mostrar serviço. Me mandaram uma piadinha bobinha mas muito maliciosa: "Tem gente fazendo curso de doutorado em Paintbrush, aquele software de fazer deseinhos do Windows, para dar conta da campanha".

ENQUETE

Vou porcurar o Juiz eleitoral para saber se posso colocar uma enquente neste blog sobre a intenção de voto em 5 de outubro. Só colocarei se o Juiz e o Promotor derem o ok.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

PÁ & BOLA - XIV


DENÚNCIA.

Este blog fora denunciado. O motivo? Um candidato(a) se sentiu "magoado" com os dizeres propalados por alguns no espaço "comentário". Fazer oquê. Segundo o oficial de justiça, colocações feitas não condizem com a "possível verdade" dos fatos e pediu para que retirasse o comentário (?) referente ao proponente da denúncia. Pediu um só. Antes da eleição, caso avalie que possa divulgar, direi o nome de quem fez a denúncia. Engraçado foi um detalhe! Mandaram me citar na Rádio Cultura. A última vez que trabalhei lá foi nos idos de 1985. Tanta coisa para ser investigada, construída, criada...e vão se preocupar logo com este espaço insignificante??!!!?!!! Eu hein!!!

MUDANÇA DE PLANOS

O publicitário responsável pela campanha tucana mudou de idéia. Como eu havia antecipado, a estratégia de campanha do mesmo era de arregimentar partidários, correlegionários e funcionários de confiança da atual administração. Com um número razoável de pessoas, dariam volume em seus comícios e atrairiam mais pessoas para a apresentação de sua candidata passariam com isso uma boa imagem. Desistiram. Segundo a fonte, a tática será a mesma da oposição. Caminhadas , corpo a corpo e extinguirão os comícios. O material da prefeita já está sendo colocado nas ruas. O tom das cores em 2004 era de amarelo, branco e azul. Agora, ao que parece, mudou. Fundo branco com amarelo e com escrita em preto.

ESCOLHIDO.

Com um certo atraso, Possato já escolheu. A arte final de sua campanha foi definida como sendo o da empresa TP&M, lavrense. A produtora de vídeo também ,de José hamilton, baseado em terras dos ipês, será a responsável pela parte técnica do horario eleitoral da campanha oposicionista. Cherem já havia fechado com a MERCATTO de Contagem que ficará responsável por seu conteúdo no horario eleitoral. A prefeita tem sua agência de confiança, de Belo Horizonte, e possivelmente terá a empresa DVA, de Lavras, como produtora do seu material audiotelevisivo. Nos bastidores dizem que será a briga de Davi e Golias. Em tempos digitais, tudo pode acontecer.

AMÉM

Parece que vai dar em água o projeto do 13º salário dos vereadores. Segunda uma fonte, Dr. Dimas já dera mostras da insatisfação dele sobre o tema. Segundo apurei, Dr. Dimas teria, em seu foro íntimo, sido afrontado com a criação do projeto, haja visto que uma orientação já havia sido passada em sentido contrário há tempos atrás. Segundo me disseram, Chapisco teria tido uma conversa com o promotor e ex professorar do curso de direito. A conversa, na fala do promotor, traduzindo o juridiquês, foi o seguinte: "Enterra o natimorto projeto".

PERSONAL PROMO

Ao criar este espaço, ainda com 3.000 acessos, ao procurar pelo mesmo no Google, ele não aparecia nem entre as 60 opções dadas pelo maior buscados do mundo. Hoje , ao digitar o nome do blog , já é primeira opção que aparece. Segundo a Google, quanto mais acesso tiver o blog, sua aparição tende a se tornar preferencial no buscador. Se alguém te perguntar como acessar o blog, agora é só dizer como diz o Cristian Pior do Pânico (meu Deus, onde fomos papar!): "Joga no Google! A primeira opção que aparecer e essa mesmo !". Rumo ao 25.000 !

terça-feira, 22 de julho de 2008

MANHÃ ATÍPICA


VISITA INESPERADA.

Espero que entendam que só escrevo isso para ser transparente. Sem a menor intenção de me julgar privilegiado ou ter acesso facilitado ou coisa assim. É somente uma forma de respeitar a quem lê este blog e confia neste espaço.

Foi hoje. Pela manhã, após 8 anos,trajando calça jeans, camisa pólo, boné (não é de camelô), botina e perfume dos bons, CAP veio até minha casa. Como manda a boa educação, o recebi de forma cordial e respeitosa, como deveria ser. CAP, além da visita, veio tratar de assuntos de seu interesse. Permaneceu em minha casa por quase 1 hora. Falou de política, campanha do Possato e falou também de sua administração frente ao Palácio Perimetral. Se mostrou confiante em relação a eleição deste ano. Segundo ele, apesar da situação atípica, o candidato que apoia poderá ser eleito, segundo palavras do CAP. Encontrou em minha casa o candidato a prefeito de Itumirim, Romildo e falaram sobre a política regional. CAP disse que suas chances são grandes de seguir rumo à Brasília. Segundo ele, através de uma articulação política, sua ida estaria sendo costurada em Belo Horizonte. Sem aprofundar, CAP falou também de pontos que em sua gestão foram perseguidos e denunciados, diferentemente de agora. CAP foi polido. CAP não está bobo (nunca foi). Em minha avaliação, CAP aprendeu a medir palavras e não está em estado letárgico. CAP está em erupção ainda moderada. Como havia antecipado, Cap está apoiando campanhas pelo sul de MG. Acredito que quer manter uma base. Seu sonho de Brasília, caso não vá agora, continua em sua mente. CAP disse que gostara da arte que fizemos a título de amostra e que será usado na campanha de Possato e fez uma leve crítica sobre uma que ele havia atribuído a mim. Foi um engano dele. Através de um "sinal", disse que a campanha de Possato deveria ser feita por gente da terra, que conheça mais a realidade da cidade. Com a insistência do celular, levantou, se despediu, me convidou para uma reunião quinta-feira próxima na chácara da Rádio Cultura e se foi. Como fizera com o Cherem, fiz o mesmo com o CAP, aceitei o convite como a todos que me foram feitos. Acho que CAP entendeu que nada tenho contra ele, por mais motivos que eu acreditava ter. Apenas desencontros, erros no passado e uma desconfiança infundada. Mas nunca é tarde para perdoar. Só quem tem o mínimo de consideração ao indivíduo não esquece o seu endereço. "Obrigado pela visita".

segunda-feira, 21 de julho de 2008

CD - CONFIDENCIAL DISC


Desculpe-me. O artigo que segue, ilustra o quadro atual de descrença em nossa política local e ao final faz uma consulta. É crescente o número de vereadores que buscam suas bancadas e anunciam com isso sua saída da disputa eleitoral deste ano. O motivo principal da desistência seria o enxergar de uma situação cada dia mais visível de que suas candidaturas serviriam tão somente para empurrar aqueles que já estão no poder, salvo raríssimas exceções, rumo a cadeira do legislativo. Se não bastasse isso, pipocam por todos os lados apontamentos e denuncias e de fato nada é feito como acontecera antes num passado não tão muito remoto assim. Partidos importantes estão perdendo um número considerável de "mulas" que carregariam seus "lideres" rumo ao poder. O que poderia acontecer? Não sei ao certo mas acredito que a falta de um coeficiente eleitoral poderia minar o sonho de alguns que querem se perpetuar em suas cadeiras do legislativo, garantindo com isso benesses, bom salário e o poder numa cidade que cresce e acentua a posição de destaque de prefeito, vereadores e seus assessores. Se continuar a debandada de candidatos nanicos, figurões poderão sentir na pele, ou melhor, na urna os efeitos de suas ações frente ao poder. CUIDADO SENHORES. Se cada um, salvo raríssimas exceções, descobrir que seu sobrenome na política de fato é "boi de piranha", poderão transformar sonho em pesadelo. Fugindo um pouquinho do assunto, por falar em pesadelo, não sei porque tomei aversão a cd, só estou ouvindo "música" em mp3. Ouvir cd, além de medo e repugnância, está me dando enjoo! Algum médico poderia me explicar o porque?? .....................Fui tomar um sonrisal....shiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii........................

domingo, 20 de julho de 2008

PÁ & BOLA - XIII





SEM IMPORTÂNCIA

Um passarinho me disse que este blog estaria na mira de um "coordenador de campanha". Segundo o passarinho, postagens estariam sendo colocadas para atacar pessoas de todos os lados para com isso causar um certo "desconforto" e fazer com que o blog ganhasse a antipatia de muitos e causasse com isso um desgaste meu perante a todos. Prefiro não acreditar. Afinal de contas, este espaço não corresponde a nem 1% do eleitorado, segundo um assíduo frequentador, e acredito eu, ninguém "perderia seu precioso tempo" para com este espaço virtual. Por falar em virtual, segundo a justiça eleitoral, blogs pessoais não são passíveis de vetos na justiça, haja visto que não tem caráter de promoção pessoal, desde que o assinante (eu) não concorra a nenhum cargo eletivo. Por falar em blog, até hoje não recebi a intimação da justiça por causa do que publiquei aqui sobre a não concessão da TV Câmara. Segundo um representante daquela casa, o que eu dissera no artigo era mentira e que eu seria processado. Tanto para o coordenador de campanha quanto para o representante da casa legislativa, emano o estado em que me encontro: " WAITING ".



PONTAPÉ

Cherem ontem deu um pontapé em sua campanha em Lavras. Fez sua primeira aparição em um comício. Infelizmente não pude comparecer. Fogos houveram. Propaganda também. Segundo informações preliminares, 300 pessoas compareceram ao comício. Em breve mais notícias.


REFORMA

Não é oficial. Segundo uma fonte, um projeto estaria sendo elaborado para implantar o sistema de cupom eletrônico para os prestadores de serviço em Lavras. Segundo pude apurar, o rombo causado aos cofres públicos por sonegação neste segmento estaria na casa dos "lhões" e poderiam reforçar em muito o caixa do Palácio da Perimetral. Segundo um "documento" em minha posse, somente um empresário, que teve sua vida fiscal devastada até 2001, isso passaria fácil, colocadas as multas e recálculos, de 2 milhões de reias. Isso somente de um empresário. Já imaginou se fizessem a devassa em todos? Muitas empresas prestadoras de serviços, que atuam hoje em Lavras teriam que fechar as portas. Vai começar a fuga fiscal. As cidades pequenas da região, agradecem.

sábado, 19 de julho de 2008

ALATOO


Sou avesso a atrasos. Foram 15 minutos, mas me atrasei. Quase 1 hora da tarde chego, pela segunda vez, a residência de Cherem. Recebido pelo próprio, de camisa esporte, calça jeans e sorriso aberto. Na sala de estar, confortável, quatro pessoas; ele e sua esposa Juliana, J.Junior, primo e Daniela. Ao centro, uma mesa com 5 taças, uma garrafa de vinho incorpado e de safra oriunda dos montes gélidos argentinos. No som ambiente um jazz e dos bons, e de surpresa Cherem propõe um brinde, segundo ele, pelos 20 mil acessos a este blog. Foi só uma gentileza e uma brincadeira. Cherem conversou sobre, claro, política. Falou entusiasmado de seu projeto e da recepcção que vem recebendo por grupos pela cidade. Pontuou dados da campanha, positivos e negativos, e se mostrou incomodado com um atraso de material a ser entregue. Menos falante, porém não menos articulada, Juliana apontou algumas caracteristicas dos adversários e mostrou conhecer um pouco dos bastidores da política lavrense, sem contudo avançar em searas ainda por ela desconhecidos. J.Júnior, o empresário do ramo de veículos, não usou da palavra para discutir política. Daniela apenas acompanhava o desenrolar da conversa. Perguntei a Cherem se ele estaria fazendo um monitoramento da intenção de voto (pesquisa) do eleitorado. Meio surpreso, confirmou a informação. Cherem também perguntou:"Você achava que chegaria a esse número de 20 mil acessos?" Respondi: Não". Em seguida, Cherem disse que os números estaõ favoráveis principalmente na qualitativa. Na hora do almoço, mesa impecável, salada, jiló, arroz, feijão e quibe. Cherem aprecia pratos ligados à sua origem. O quibe é um dos pratos árabes que se serve a uma visita como sinal de boas vindas. Com a mão (é assim que se faz ) Cherem jogou um quibe quente no meu prato. Ainda na mesa, se servindo, mostrou-se irritado com acontecimentos políticos e de pessoas que foram próximas até bem pouco tempo atrás. João Batista chega, bem "mineirim" sorri, fala pouco e solta pérolas políticas. Também chega a mãe de Cherem e parentes de Goiás. Ao final, bala de caramelo de sobremesa, café expresso e um bocado de "conversa jogada fora". Não fui o único a receber tal agrado. Outra pessoa ligada à imprensa lavrense também fora convidada para um "encontro menos formal". O conteúdo dessa conversa, mesmo eu sabendo qual foi, não posso falar. Não estava lá e não sou "marginune". O vinho estava muito bom, o jiló delicioso, mas o melhor mesmo, foram os desabafos e meandros, desconhecidos até então, entre uma taça de vinho e outra. Só faltou o charuto de carne em folha de uva. Shokran- شكر

sexta-feira, 18 de julho de 2008


TÁTICA COELHO.

Nas grandes corridas é comum o uso de atletas- coelho (aquele que dispara na frente levando os corredores principais) para dar rítimo à corrida. Na política estão querendo usar a fórmula também. Uma fonte me disse que esta será a tática do publicitário tucano para, digamos, dar volume ao comícios da candidatura da prefeita. A idéia seria "atrair" todos os candidatos a vereador, familiares e servidores em comissão ou não e com isso levar aproximadamente 400 pessoas para passar uma boa impressão para o público local se animar e comparecer ao comício azul & amarelo. Caso se aplique esta técnica e dê certo, ajudará nas edições do horário eleitoral, dando volume às cenas que serão exibidas. Há rumores que a oposição pretenda não realizar comícios. Poderão optar por caminhadas nos bairros como forma de se aproximar do eleitor. Com o rigor da lei eleitoral, os comícios podem se tornar um risco para quem se atrever a fazer. Caso não seja um sucesso, poderá ser usado como um ìtem contra o candidato que se aventurar em fazer um comício sem uma participação de um bom público. Só o tempo dirá qual "técnica" será aprovada. Quero ver de perto as duas.


APARECEU

Noticiado aqui. O, recurso que havia sido oferecido a uma prefeitura da região apareceu. Um assessor do agente político nos apresentou uma correspondência do Secretário Danilo de Castro (braço forte do Aécio) datado de 9 de julho que confirmava a destinação do capilé ao executivo da cidade vizinha. Não sei se a lei eleitoral veta, mas a quantia de meio milhão de reais pode ajudar aos anseios políticos da cidade em questão ou então esperar o pleito para ser aplicada. Dizem que será em asfalto e já teria endereço certo.

APARECEU II

A notícia aí acima tem duas leituras. O agente político continua em atividade mesmo que de forma discreta. A outra é de que estaria com prestígio no Palácio, o da Liberdade. Arrancar uma verba desta monta não é fácil em prol de uma cidade de 6.000 habitantes. O agente teria que ter um certo respeito para angariar esse recurso, salvo melhor juízo. Se confirmar, o agente mostra que está programando voltar à cena. Em tempo: A cidade supra mencionada é Ijaci. O agente, meio inativo mas soltando fumaças, é o "pinatubesco" CAP. Ele não está morto como alguns pensam. Quem viver verá!


CONVITE.


Cherem nos convidou para um almoço. Foi ontem. Como não tenho nada a esconder e não teria motivos, detalhes da visita e do almoço amanhã, sábado.


MARKETING PESSOAL

Possato me procurou ontem. Disse que está sendo assessorado por uma agência de Belo Horizonte, LYSTEN YOU. Recebeu algum material de campanha e pelo jeito quis diversificar as opções. Me pediu para fazer uma arte, sem compromisso para ser avaliada, para usar em sua campanha. Aparentemente gostou do que mostrei e ficou de analisar. Se confirmar o interesse dele pelo material, será o único candidato a prefeito de Lavras a utilizar o trabalho de arte final em seu material gráfico de campanha e de seus vereadores, genuinamente lavrense. Como já disse, em Belo Horizonte existem editores de Corel Draw, Illustrator , Photoshop e cabeças pensantes. Por aqui existem também. Caso se confirme o trabalho para a candidatura de Possato, a empresa TP&M, lavrense, participará em 5 campanhas de cidades da região.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

ERA UMA VEZ.....


Enquanto isso, numa região histórica ao sul da Polônia....

Numa mesa, ao canto da sala do distrito, um serventuário vigia o movimento do sol sobre a mesa à espera do fim do dia.
_ O dia não passa! Que tédio.
Pelos corredores que dão acesso ao distrito, um solar da passos apressados, cortam o silêncio por entre paredes grossas e seculares. Pela porta, com pé direito alto, uma senhora adentra e diz:
- Olá, estou apressada, você viu por aqui o meu comprovante de rendimentos do mês? Perguntou a senhora ao serventuário.
- Não seriam aqueles que se somam naquela gaveta da escrivaninha? Já estão lá há um bom tempo. Pensei até que seriam papeis para serem incinerados. Já ganham volume e ocupam um razoável espaço! Balbuciou o fiel e dedicado funcionário.
Sem demonstrar qualquer reação, a mulher, de pé, em pose, mirando as unhas ainda por fazer, com restícios de esmalte desde a última vez que fora a manicure, com sobrancelhas ao alto e com um tom de voz superior, disse:
- Isso não lhe é de interesse. Eles são meus! Labuto por eles e tenho a confiança do Senhor! Disse a senhora se referindo à origem do seu cargo
- Desculpe madame, apenas fiz uma colocação! Me perdoe! Somente disse isso porque há tempos não a vejo e acreditara eu que já houvesse deixado o cargo honroso que fizera jus!.
- Não seja inconveniente seu miserável invejoso! Não lhe dou liberdade para tanto! Você bem sabe que meu cargo é de extrema confiança. Somente pessoas próximas ao governante o tem! Procure se instruir para um dia tentar me alcançar ! Humilhou o servo da autarquia, a soberba e nobre servidora.
Não se agüentando de curiosidade, o já curvo funcionário ousou fazer a última pergunta:
- Me perdoe senhora, mas qual é este imponente cargo que recebeste do grande chefe que a faz tão importante!?!
Sem mirá-lo e com um olhar ao longe pela janela entreaberta por onde se vislumbrava o horizonte gélido daquele país, ela, de forma altiva respondeu:
- Gestora de um centro especializado em atividades amenas e de lazer da região deste meu grande país que tanto amo e que carrego até em meu nome!
Sem entender ao certo o que ela mencionava, o humilde servidor perguntou:
- Magnânima servidora, qual região seria a da senhora ?
Ela, com sua forma peculiar, sem pestanejar, pegou de arranque seus comprovantes, quase os deixando cair por causa da quantidade, segurou-os junto ao colo e com um olhar fixo nos olhos já amedrontados e quase lacrimejantes do funcionário, esbravejou:
- Vai estudar história, imbecil !


Esta estória tem fundo fictício e qualquer semelhança com fatos e pessoas da vida real será mera coincidência.

O autor, digo, eu.

terça-feira, 15 de julho de 2008

PÁ BOLA - XII





DEVIDO LUGAR.


Nem bem começaram os trabalhos de campanha e já tem gente se estranhando. Pelo lado da opsoição, áreas de atuação já começam a ser definidas. Cada macaco no seu galho. Existe a ala daqueles que já estão no barco e querem ficar na janela; tem gente que chega agora e quer ir no banco do motorista. Possato e Rohse seguem sua campanha, "an passam" ao clima de que manda sou eu. Acredito que no fritar dos ovos, o galo do galinheiro é que vai mandar mesmo e botar ordem no lugar.


PASSE

Uma fonte fidedigna me disse que uma pessoa pediu a um empresário candidato a modica quantia de R$ 5.000,00 mensais durante quatro anos para sair seu vice e viessem a perder a eleição. Me disseram que o abonado falou cobras & lagartos para o proponente e pra quem quisesse ouvir. O endinheirado não aceitou. Se ele tivesse cedido à proposta, teria criado o cargo de "perdedor de pleito". Na prática esse cargo já existe, porém escondidinho. Empreguinho bom esse né?!


BRAVA

Assim está uma prefeitura da região com um agente político, meio inativo, de Lavras. O motivo? Meio milhão de reais. Segundo uma prefeita da região, o agente político teria prometido a quantia e pra que isso acontecesse, deveria a prefeita providenciar vários documentos. Foi um corre corre só. Arrumaram a papelada a toque de caixa e ficaram esperando o capilé. Esforço em vão. A verba não veio. Segundo o agente, o prazo que ele estipulara já tinha vencido. Para a prefeitura, a conversa não foi bem assim não.


BRUXA SOLTA

Assim está o clima na câmara municipal. A informação que recebi é de que uma denuncia que estaria sendo investigada pelo Dr. Dimas está deixando os funcionários agitados. Alguns estariam sendo convocados para serem ouvidos pelo promotor. Esta informação ainda tem que ser melhor checada para que possamos dar nomes aos bois. Segundo a prévia, uma mãe estaria bradando coisas ao vento contra um ocupante do plénario. Muita calma nesta hora. Nesta época aparece de tudo, até mesmo fogo em fumaça. Como diria o meu amigo "O OBSERVADOR", sumido aliás, “No creo en las brujas, pero que las hay, las hay. Notícias em breve.



PS* No final de semana, publicarei, em forma de testemunhal, a melhor frase postada neste blog. Caso queiram assinar com pseudonimo, fiquem à vontade. Destaque para posições e pensamentos inteligentes e interessantes dos nossos leitores.



segunda-feira, 14 de julho de 2008

EU TE PROPONHO !!!


Começou. A postagem de hoje não se refere a candidatos mas sim a linha de frente que começa a atuar no front de campanha. A linha de embate começa a ser definida. A prefeita será atacada em ações que ,para os seus adversários foram falhas ou não existiram. Pontos obscuros serão apontados e serão usados para atingir a ocupante do Palácio Perimetral. Possato terá, como linha a ser atacada, a vida pessoal colocada em xeque. Ações do campo de vista pessoal e familiar serão o alvo para diminuir o candidato perante o eleitorado. Cherem terá a vida financeira questionada, ações dentro do campo trabalhista expostas e tentarão mostrar a sua distância social para com a maioria da pessoas. Mas não se enganem. Da boca do candidatos não ouvirão uma palavra só sequer! Para isso vai entrar em cena aceclas devidamente orientados para tal. Municiados com dados financeiros, cópias de contratos, contas não quitadas, processos trabalhistas e tudo aquilo que servir para minar o opositor serão colocados para à mostra. O front da campanha será defendido por aqueles que apoiam seus lideres e claro tem seu interesse numa futura administração. Até aí, a grosso modo, nada demais do que aquilo que já presenciamos. O que não se pode e achincalhar o ser humano, seja ele quem for, por razões umbilicais e porque e não dizer escusas em alguns casos. Sem julgar o que já temos necessita de investimentos localizados e em setores primordiais.. Mais investimentos em saúde e menos em pirotecnia, mais em geração de empregos e menos em falácias, mais em visão de um futuro melhor e menos em favores a feudos.Todos os candidatos podem ter projetos bons dentro deste sentido. Só seremos grandes ser pensarmos grande. Mais isso se difere quando se pensa grande somente ao querer ter no extrato bancário uma coleção de zeros e ao contabilizar posses. Cabe a mim como cidadão optar pelo caminho, pelo candidato, por propostas ou por propinas. Dia de 3 de outubro poderemos passar recibo daquilo que nos propuseram como meta de trabalho ou entregaremos o recibo por aquilo que vendemos, muitas da vezes tendo a nossa consciência como mercadoria negociada. Entregue aquilo que lhe convier ou melhor for para seu caso. O futuro meu, também é seu.

domingo, 13 de julho de 2008

PÁ & BOLA - XI



DÚVIDA CRUEL.


Em uma reunião entre partidários, cabeças e
Dehon Tratores surgiu o meu nome. Dentro de um assunto, o empresário perguntou a um "cabeça" se ele sabia a quem afinal de contas eu apoiava. Interessante que esta mesma dúvida tem o Cherem, a prefeita, o CAP e o Possato. Prova de imparcialidade. Diante da pergunta, o participante da conversa respondeu: "Não sei. Acho que ele apoia................. Não tenho certeza! No passado, dei uma apoio pra ele em uma época difícil", segundo ele, época esta minha. A dúvida sobre quem poderia vir a apoiar é e será sempre real. Ela é que me faz isento e me permite publicar aqui o que penso. A ajuda dele NUNCA, eu disse NUNCA existiu em momento algum de minha vida, muito pelo contrário, não é mesmo ????!!!!!. Político tem cada uma ! Não gostei.

NÃO QUERO
BÓIA

Rumores dão conta de que Cherem poderia deixar a corrida rumo ao Palácio Perimetral. Em conversa com um parente não muito próximo, essa informação foi categoricamente desmentida. Segundo o parente, Cherem estaria confiante e aguarda com ansiedade o início da propaganda eleitoral gratuita para começar sua arrancada na campanha. Sua base de apoio é sim restrita, mas, segundo dizem, vai fazer barulho em breve. João Batista e Girardelli estão à frente dos trabalhos de campo. Estão confiantes também. A travessia no oceano político para Cherem,pelo menos por enquanto, continua!


RACHADO

Quem convive no dia a dia com funcionários da prefeitura garante que o clima de vitória ainda não passou por lá. Pelo menos entre o "pessoal do pátio". Segundo a fonte, "o clima" está, usando um termo da imperdível formula 1, pedindo pneus intermediários para a corrida. Quem postava em pista seca para uma corrida de cara no vento poderá sair decepcionado. Quem acreditava em chuva de última hora para levar alguma vantagem, também. O jeito vai ser cada um reabastecer o tanque até o máximo, colocar pneus intermediários e correr. Segundo a fonte do pátio, a vitória será confirmada somente no foto-finish (olho mágico). Bandeira amarela (de atenção) em toda a pista! MEA CULPA. Corrigindo em tempo. Tomei um puxão de orelhas. Na quinta-feira, havia publicado que aconteceria uma reunião e um jantar para o lançamento de campanha da prefeita. A reunião existiu sim. O jantar, não. Era uma reunião para partidários e convidados, segundo a fonte puxadora de orelha, para uma palestra, como parte da campanha sim, do Sec. de Comunicação, Álvaro Sad, sobre o tema " Como ser político- Sua conduta durante a campanha". O jantar não houve. Ao final, acredito eu devido ao clima frio, foi servido um caldo de feijão aos presentes.


ABRAÇO AO LEITOR: MARIA FRANCISQUINI ! OBRIGADO PELA FORÇA DE SEMPRE!!

POR SUGESTÃO DE UM LEITOR, NÃO MAIS PERMITIREI DENUNCIAS SOB O ANÔNIMATO. APESAR DE INÚMERAS QUE RECEBO, COM ALTO GRAU DE GRAVIDADE, SOMENTE PUBLICAREI POSTAGENS COM OPINIÕES PESSOAIS E COMENTÁRIOS SOBRE ALGUM TEMA. AS DENÚNCIAS RECEBIDAS CONTINUARÃO SENDO CHECADAS.

PS* Obrigado aos leitores pela colaboração com o envio da foto que ilustra esta edição do PÁ & BOLA !

sábado, 12 de julho de 2008

FOI SEM QUERER QUERENDO!


A Tribuna furou. Publicou hoje, sábado, que a câmara municipal, numa sessão extraordinária, criou o 13º salário para os trabalhadores da câmara que ainda não recebiam o provento; os vereadores. Garantiram por força de lei que os futuros vereadores poderão perceber os vencimentos referentes aos dos demais trabalhadores ao final do ano, tendo como valor aproximadamente 5.000 reais. Como dizem os juristas: "existem entendimentos de que o benefício a ser pago seria indevido". Coincidentemente, na cidade vizinha, e não tão longíncua, Ribeirão Vermelho, a câmara municipal, que tem como assessor jurídico o mesmo da câmara de Lavras, criou o 13º para os edís daquela cidade. O promotor de justiça, Dr. Dimas, entrou com uma ação contra os vereadores e ganhou. Os vereadores, de lá, estão tendo que devolver, e corrigido, aos cofres públicos tudo que receberam, segundo o MP, indevidamente. Se aquele ditadozinho que eu gosto "Pau que dá em Chico, dá em Francisco" valer mesmo, uma ação parecida pode estar por vir por parte da promotoria pública contra os futuros edís que vierem a receber. O experiente, entendor de política e advogado Antônio Hamilton já sabe que poderá ter que defender mais uma ação igual a que teve que defender em Ribeirão Vermelho. Há chance de sucesso da defesa? Acredito eu, pequena, se houver o processo. Com uma jurisprudência tão próxima, os argumentos poderão pouco valer. Por falar em câmara, um advogado representante da casa legislativa disse, além de alguns palavrões impublicáveis aqui, que vai me processar pelo artigo que publiquei onde apontava, sem nenhum constestação por parte de quem quer que seja da câmara municipal, que a câmara de Lavras não teria concessão para transmitir em canal aberto em Lavras. Fazer o que ! A única coisa que posso dizer nesse momento é: RATIFICO A TUDO O QUE EU DISSE. Que venham os processos. Como já dizia o já saudoso Luiz Gomide: Trono de jornalista é a cadeira do réu. Prefiro o processo por uso das palavras do que pelo "uso das mãos". Acho menos pior.


Por questões técnicas do blog , esta publicação foi estornada. Somente voltou a ser exibida sábado, 9:40 da noite. Obrigado a todos.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

PÁ & BOLA - X


CHAPÉU NA MÃO

Candidatos, em todos os niveis, estão com pires na mão. Com o alto custo encontrado pelos candidatos, o jeito e pedir colabaração de todos. Acredita se que uma campanha , modesta, deverá girar em torno de 200 mil reais. Se fosse antes da rigidez da nova lei eleitoral , esse valor poderia passar de 500 mil. Em Lavras, em breve, os candidatos terão de declarar o valor a ser gasto. Para a justiça esse valor será de aproximadamente 80 mil. Para a realidade do caixa, esse valor deve dobrar e passar um pouquinho.


DESÂNIMO

Um vereador da base aliada que contava como certo sua eleição está desmotivado. Segundo alguém próximo ao edil, o desânimo se dá por causa de um vereador "bem minerim e bão de voto" que aportou em sua coligação. Dizem que o vereador "minerim" deva chegar perto de 1200 votos. Segundo o vereador desanimado, as chances de uma eleição cairam muito. Os outros candidatos estão pensando a mesma coisa. Se todo mundo desanimar, derrubam o vereador "minerim" no chão também.

INFIDELIDADE "CANDIDATÁRIA"

Tilili apoiava Dehon. Depois passou a apoiar Cherem. No meio da travessia do oceano político, em tempos de canhões de navarone,se jogou ao mar e nadou rumo a nau de Possato. Foi acolhido. Agora Tilili sai na frente e lança sua campanha, custeada por sua expensas. No banner que confeccionou, nenhuma alusão contundente ao majoritário. O problema é que não sairam os cnpjs exigidos pela justiça eleitoral. Tem candidatos a vereador e a prefeito colocando propaganda sem o número exigido pela lei. Pelo jeito , vai entrar um dinheirinho para o bolso da justiça eleitoral. O material do Tilili já está nas ruas, e perdoem-me o trocadilho palpérrimo, causando um certo tititi ! Essa doeu !!!! pipipipi !!!!

PAPO CHEIO

A candidatura tucana está programando para hoje, quinta-feira, um reunião para definição dos membros que irão sair a campo para a reeleição da prefeita. Além da reunião, um jantar foi programado para celebrar o início da campanha. Logo após o jantar será dado o pontapé inicial. "Barriga cheia, pé na areia! " Tucanada em revoada e de papo cheio!