domingo, 30 de novembro de 2008

ALGUÉM SE HABILITA?


RÉGUA

No processo que se encontra em poder da justiça eleitoral, que ao nascer continha 4 volumes e hoje já se somam 12, uma parte da defesa da prefeita me chamou a atenção. Além de slides (?) que segundo me informaram ´foi utilizado para dar volume à defesa e causar a necessidade de perícia técnica e com isso fazer o andamento ficar um pouco mais “moroso”, outro detalhe me deixou curioso. Em uma parte da defesa apareceu uma alegação de que os lotes doados no dia 15 de junho estariam dentro do programa da Cohab e por isso se justificaria as doações. Muitos foram agora doados mas a grande maioria já teriam até mesmo casas dentro de cada um. Com uma pequena navegação pelo Google Earth medi a distância entre o bairro Novo Horizonte e o local onde estão as casas e o antigo loteamento da Cohab. Os números foram exatos: 5 kilômetros. A promotoria também teria achado estranho o argumento.


TE FALEI ?

Como eu havia antecipado aqui na semana passada, Dr. Hélio conseguiu a liminar que o fará tomar posse. Dr. Negis Rodarte, Dr. Mauricio Rezende atuaram na peça de defesa do médico e agora possível vereador. Dr. Hélio vai ser empossado e irá assumir a cadeira na câmara. Nos bastidores estão dizendo que dificilmente ele sairá de lá. Pessoas interessadas estariam dispostas a entrar contra a secretaria do fórum que deixou passar a candidatura do Dr. Hélio. Uma outra, mais “politizada” orientou: “Faz isso não ! Pode prejudicar você e nesse momento prejudicar “mais gente”. O conselho foi ouvido.


BOMBA RELÓGIO

Durante a semana, dentro do P.A, uma pessoa que já passou pela Secretaria de Saúde teria encontrado com um ex funcionário e, indagado pelo servidor se voltaria para a secretaria, o ex secretário(A) teria assim respondido: “Vou voltar só depois que a bomba estourar”. O interlocutor saiu sem saber o que a pessoa quis dizer com isso.


MALAS PRONTAS.

Um futuro ex-prefeito da região está dizendo que ao deixar sua cadeira no próximo dia 31 de dezembro vai se estabelecer em Lavras, onde assumirá o PTB de Dehon Moraes e fará um trabalho de readequação do partido para com isso entrar na política lavrense. Sei não. Os que estão aqui já estão saindo pelo ladrão (?).

sábado, 29 de novembro de 2008

MEDALHA MEDALHA MEDALHA !


QUE DUREZA !

O presidente da câmara de Lavras foi agraciado pela Assembléia de Minas com a medalha Mérito Especial . Mas a cerimônia foi condenada por boa parte da sociedade mineira. É que o prefeito de Unaí, Antério Mânica, também recebeu a medalha da casa legislativa mineira. Personalidades importantes do Estado e já agraciadas com a dita honraria devolveram suas medalhas por causa da homenagem ao dito prefeito e a outros homenageados acusados de diversos crimes. Ele é acusado de ser o mandante do assassinato de fiscais do trabalho ocorrido em 2004 e de repercussão nacional.


JURA DIZER A VERDADE ?

Começa dia 9 as “oitivas” em relação à denuncia de doação de casas e lotes por parte da prefeitura em ano e período eleitoral. Segundo um passarinho, “todos os esforços necessários estão sendo feitos pela acusação e defesa”. A movimentação em Brasília está intensa. Durante a semana, em encontro com um renomado advogado da cidade, leitor deste blog, ouvi uma afirmação jurídica, por parte do bacharel, no mínimo interessante: “Esta questão é preto no branco. Não tem como interpretar a lei de forma a negar o provimento”. Tão ta !


PERDEU

O diário oficial da união publicou nesta semana que a prefeitura de Lavras teria perdido recursos na área da saúde. Segundo o diário oficial e portaria do Ministro Temporão, foram encontradas irregularidades na prestação de contas da Secretaria de Saúde em setembro de ano. A secretaria da pasta ainda era Iara Menicucci. Segundo informações obtidas, trata-se de retenção de recursos de um posto do PSF, por não haver médico contratado. Alega-se falta de profissionais interessados.


OBA ! VAI TER FESTA
Será no dia 30 de novembro a festa de confraternização da equipe de campanha de Jussara. A festa será no Camuá Club e será restrita aos participantes (claro) da campanha. O clube deverá receber enfeites em azul e amarelo e a festa está sendo programada para 500 pessoas. Segundo um participante convidado, a festa vai ter muita comemoração pela vitória e disse-me disse sobre quem vai ficar ou entrar no lugar de quem.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

PÁ & BOLA - EU QUERO !!!


ESSA CADEIRA É MINHA


Informação advinda de uma fonte segura dá a entender que o secretariado de Jusssara para o quadriênio 2009/2012 não sofrerá grandes mudanças. Além da área de saúde, mais duas ou três secretarias poderão ter novos nomes. No segundo e terceiro escalão, o entra e sai (?) poderá ganhar mais volume. Um futuro ocupante de uma dessas vagas disse que o salário, de quase 4.000 reais e a “pouca atividade” de cada agraciado, é que torna o cargo mais atrativo do que uma secretaria propriamente dita. Imagino !



JÁ COMEÇOU


A disputa pela presidência da Amalg já começou nos bastidores. Jussara já articula com os prefeitos reeleitos e os futuros para ser ela, de novo, a nova presidente. Além dos interesses de outros prefeitos um se destaca. Aloísio Roquim, prefeito eleito de Bom Sucesso, poderia entrar no embate. Já conta com aliados futuros e até mesmo um prefeito que está deixando o cargo. A disputa tem bons motivos. A partir de 2009, o recursos do Estado passarão via associação e darão força política para o presidente em exercício.



MAIS UM


A TV Câmara vai ganhar "emprestado" um funcionário advindo do Palácio Perimetral. A intenção é fomentar a programação da "TV CÂMARA" de noticias de interesse do executivo. Segundo informações preliminares, o salário do funcionário será custeado pelo Palácio.



MARKETING


Em breve entrará no ar o site de notícias das cidades da região. Cada morador poderá ter acesso as notícias de sua cidade em tempo real, via internet. Alem disso, informações turísticas, sociais e políticas também ganharão espaço. O site entra no ar em janeiro.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

PÁ & BOLA - SOU DA COR


GOSTEI


Dr. Edson falou no púbito da câmara durante a sessão da casa. Pelo que pude perceber ele estaria insatisfeito com a “morosidade” dos vereadores que não votaram ainda sua emenda ao projeto que “regulamenta a verba de gabinete” dos edis lavrenses. Dr. Edson teria feito uma emenda que impediria o uso indiscriminado da verba que há algum tempo atrás era de 2.000 reais mensais, fora salário. Dr. Edson disse para quem quisesse ouvir que não iria deixar os vereadores “enrolarem” ele para votar no ano que vem e com isso derrubar sua emenda que poderia moralizar o uso da verba.No final ele disse: “Se não votarem vou tomar as minhas medidas”. Vai sair mas quer deixar sua marca.



NÃO GOSTEI


Um vereador justificou uma conta mensal de 600 reais de consumo de gasolina. Detalhe: o veículo dele é uma moto. Com uma conta boba, ele teria andado em um único mês aproximadamente 8 mil KM. Uma média de 260 km por dia, domingo a domingo.



LÁ VEM O “NEGÃO”


Ainda em sua fala, ao final da sessão, Dr. Edson enalteceu e pediu mais atenção para com o negros devido a passagem do Dia da Consciência Negra. Dr. Edson falou que ainda existe sim a discriminação no país e que não assumir isso seria hipocrisia. No final de seu pronunciamento em prol dos negros, Dr. Edson disse que sente orgulho de ser brasileiro e disse concluindo sua fala: “Eu também sou afro-descendente”. .........Alguém viu a chuva que armou ontem ??!!!!!



NÃO POOOOODE


Dr. Dimas sempre contrário ao ato de prefeitos contratarem “escritórios de advocacia com notória especialização”, poderia estar também insatisfeito com uma possível contratação de um escritório de advocacia de BH , Lima Netto, Campos, Fialho, Canabrava Advogados, com sede à Av, Getulio Vargas 447, com um valor mensal de 9.000 reais pelo Palácio Perimetral. A contratação teria sido feita sem licitação, o que o Tribunal de Contas condena e a promotoria de Lavras também. Caso alguma informação postada aqui esteja incorreta, retificarei com o maior prazer.



DAQUI NÃO SAIO


Dr. Helio Hadadd teria conseguido, através do Dr. Négis Rodarte, um liminar que garantiria sua posse em primeiro de janeiro. A informação ainda não foi confirmada pelas partes. Wladimir ainda vê uma luz no fim do túnel e acredita que poderia anular os votos do PSDB e também assumir o legislativo. Toninho do Raio X, já teria comprado o terno e estaria rezando de joelho no milho para tudo continuar do jeito que está.

domingo, 23 de novembro de 2008

PÁ & BOLA - APONTANDO



CONFIRMADO

Dias atrás publiquei aqui que um concurso estaria sendo planejado para, digamos, “repor” o quadro de funcionários da prefeitura, diminuído (?) pela nova lei do nepotismo, que fizera com que quase 100 pessoas perdessem seus cargos a frente da municipalidade. Em reunião com o sindicato, Jussara afirmou que o concurso que eu antêvera, irá mesmo acontecer no primeiro semestre de 2009. Quem quiser arriscar a uma vaga já pode começar a estudar. Vamos torcer para ser uma universidade ou órgão sério o responsável por aplicar as provas. Se for uma empresa privada, como no caso da Amalg , muitas dúvidas (eu disse dúvidas) poderão pairar sobre o resultado final.


FOI ELE ! FOI ELA !

No jornal LavrasNews deste fim de semana foi publicado uma noticia que me deixou intrigado. Dr. Dimas estaria processando CAP por contratação, através de licitação, de empresa de publicidade e gastos, em ano eleitoral, com empresas de comunicação, sem licitação. Segundo o jornal, CAP teria gasto durante todo ano de 2004 aproximadamente 300 mil reais em publicidade e por isso estaria sendo processado. Uai ??!! A prefeitura divulgou em seu site que neste ano, eleitoral também, gastou só no primeiro semestre, os mesmos 300 mil reais que CAP teria gasto no ano de 2004. A prefeitura também contratou uma empresa de publicidade, também através de licitação, Big Grandes idéias, que também gasta a verba de publicidade contratando empresas de comunicação de forma direta e sem licitação. Alguns jornais da cidade recebem periodicamente anúncios enviados pela empresa. Confesso que não entendi nada.


VAI SE CONFIRMAR.

A informação que publiquei aqui há tempos atrás parece que irá se confirmar. A Secretaria de Saúde que hoje e dirigida por Gilza Carvalho, a secretaria tampão, poderá ter um comando a quatro mãos em 2009 . Iara estaria incumbida de dirigir os bastidores da secretaria e Mourão seria a estampa do secretario da pasta. Jussara confia em Iara que segue à risca a “diretrizes” da prefeita. Gilza, que foi convida pela prefeita para deixar um cargo de chefia e com isso assumir a secretaria, estaria em rota de colisão com a prefeita. Os motivos ainda não sei. Uma coisa é certa: Profissional da área não consegue se “adaptar” ao cargo político. Será porque ?


NÃO, OBRIGADO

Em recente cerimônia em Belo Horizonte onde foi feita uma reunião com promotores da cidade para discutir a instalação de mais um vara na justiça local, foi feito um convite para que os promotores da comarca de nossa cidade fizessem a viagem “num carro” da prefeitura de Lavras. Ao saberem quem iria junto com eles no veiculo oficial, a resposta veio rápido e em duas palavras.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

SIM, TEMOS VOZ !!


O que escrevo aqui, neste artigo, é tão somente uma percepção pessoal e uma analise de quem não está envolto em denuncias por improbidade ou que de alguma forma tenha recebido alguma favor de quem quer que seja. Ontem, por 3 horas a fio, assisti a sessão onde o então governador da Paraíba , Cássio Cunha Lima, via ser apreciado o seu recurso perante uma ação movida contra ele, que o acusava de ter feito doações de cheques de um projeto social em 2007. Segundo o Ministério Público, isso teria, mesmo que amparado por um projeto estadual, feriado o principio da igualdade, moralidade, impessoalidade e teria também cometido ato vedado agente público com viés em abuso de poder. Assisti a sessão da TV Justiça atento aos argumentos apresentados pela acusação e defesa e percebi, mesmo diante de um jurudiquês, que queria Deus em janeiro começarei a entender melhor, que a justiça está disposta a corrigir o processo eleitoral, baseada na ampla defesa e acima de tudo ao rodapé da constituição. A decisão de ontem, bem como as muitas que estão ocorrendo país afora é um claro sinal da justiça de que os desmandos e deslizes não serão corroborados pelos magistrados e que a moralização da política terá como parceiro aqueles que hoje sabem que devem uma satisfação à sociedade perante os escambos que estão acontecendo país a fora. Com a vontade da sociedade em estirpar da disputa eleitoral políticos com “ficha suja” , nota-se claramente que uma vontade de moralizar e limpar, nem que seja a base da força constitucional, um país cheio de belezas, potencial e políticos mal intencionados. Como sociedade temos que cobrar dos agentes da justiça o cumprimento do seu papel sem contudo deixar de observar os ritos que lei impõe. Mas uma coisa está ficando cada vez mais clara: A lei continua valendo mas, a interpretação dela e os princípios que regem a sociedade como moral, ética e impessoalidade estão ganhando corpo e se fazendo presentes em sentenças embasadas naquilo que a promotoria e o Juiz estão fazendo enxergar. Dr. Marcelo Salgado, um juiz sério e que se faz passar despercebido, sentenciou vários vereadores tendo como fundo de sua sentença a moralidade sobre a coisa pública e mesmo tendo sido questionado o seu juízo, fora endossado pelo Tribunal e acatado como sendo altamente cabível, em se tratando de coisa pública, o olhar moral que ele proferira em sua sentença. Fica, com tudo isso, uma certeza : Não basta fazer; tem que saber fazer sem burlar a dignidade de um povo que se faz ouvir cada vez mais pelas palavras e gritos de uma sociedade viva através de atos de coragem do judiciário, que está cansada de conchavos, acertos, o “tudo pode”, o poder pelo poder e o pior ao meu ver: A convicção da impunidade.




Obrigado a todos pelos 60.000 acessos !! Agradeço a cada um, partidário ou não , que me ajudou a construir esse número, apesar das ofensar e agressões por parte de alguns, mas reconhecido pela grande maioria ! Obrigado a todos !!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

PÁ & BOLA - DEIXA EU VER....!



ALÔ ALÔ


Com as continuas decisões em nossa região por parte da justiça, cassando registros de candidaturas de prefeitos eleitos e reeleitos, partidários que tiveram suas eleições frustradas no dia 5 de outubro mantém suas esperanças de que denuncias feitas e que tiveram um aceite preliminar da promotoria sejam igualmente decididas. Em Santo Antonio do Amparo, segundo uma nota postada neste blog por um assessor do prefeito Evandro Carrara, os chips foram adquiridos em 2006 através de um plano corporativo e entregue aos servidores ainda em 2006 e que segundo a defesa do prefeito, trouxe economia aos cofres públicos. Diante da convicta decisão da Juíza de Bom Sucesso, os fatos denunciados e em investigação por parte da justiça eleitoral de Lavras, muitos acreditam que a decisão terá embasamento e jurisprudência parecidos para seguir o mesmo curso.



1+1=3


Possato me procurou ontem. Queria saber mais detalhes sobre duas notas empenhadas e pagas pela prefeita a empresa Big Grandes idéias (?) com valores quase idênticos e com mesmo número de série. Disse a ele que as informações estariam no site da prefeitura. Incrédulo, Possato pediu que mostrasse o conteúdo. Os arquivos ainda estavam lá. Nada havia sido alterado. Possato fez anotações e disse que iria averiguar melhor.



UNE DUNE E TE


Com as especulações em torno da eleição de 2010, partidários dão como certo a indicação por parte do Palácio Perimetral de um nome para Federal e Estadual. A definição dependerá do tempo e das nuvens políticas ao longo deste período vindouro. Fala-se nos bastidores de um acordo a ser costurado entre “posições antagônicas” da política lavrense. Uma coisa é certa: Pelo andar da carruagem, ninguém vai ter vida fácil não. O consenso não deverá predominar e poderá ser criada uma verdadeira queda de braços e bolsos na eleição futura.


terça-feira, 18 de novembro de 2008

PÁ & BOLA - DÁ UMA CARONA AÍ ??!!



O CHICO DE LÁ

A juíza Vânia Fernandes Soalheiro, da 46ª Zona Eleitoral de Bom Sucesso, determinou a cassação do registro do prefeito reeleito em Santo Antônio do Amparo, Evandro Paiva Carneiro (PMDB). Na representação, a Coligação "União Renovadora Progressista" que apoiou a adversária Abigail Leite Valladão (PPS), acusa o prefeito de ter distribuído chips de celulares para servidores municipais. O prefeito não foi encontrado para dar explicações. Evandro foi acusado e foi cassado por lá. Casar prefeito está se tornando uma realidade depois da nova legislação.

PREGUIÇOSOS

O vereador Dr. Edson fez um discurso ambíguo durante a sessão da câmara ontem. Disse que a saída para a sociedade está na educação. Ao falar sobre o tema, Dr. Edson disse que acha muito dispendioso o projeto escola integral, umas das bandeiras da prefeita a qual o vereador se diz líder na bancada (?) da câmara. Depois Dr. Edson disse que o problema do caos no transito de Lavras é o povo. Segundo ele “todo mundo está mal acostumado a andar de carro” por isso o transito está como está. Dr. Edson disse que é para todo mundo andar a pé em pequenas distâncias para evitar o caos pela cidade, principalmente no sábado.

QUERO MAIS

A prefeita Jussara Menicucci está se movimentando para ser eleita como presidente da Amalg. Segundo informações, Jussara quer “comandar” a associação por dois anos. O motivo ninguém diz, mas no apurar de informações extra-oficiais, Jussara estaria de olho num fortalecimento de sua imagem política para sair com mais força em 2010 ou até mesmo indicar alguém próximo e de seu interesse (?) para a assembléia ou a câmara. Uma outra informação da conta de que Possato poderia, digamos, “criar obstáculos naturais” no percurso dos interesses da prefeita.

domingo, 16 de novembro de 2008

PÁ & BOLA.- NÃO, OBRIGADO!


DÚVIDA CRUEL


Uma pessoa, ligada a prefeitura, me encontrou sexta-feira em Belo Horizonte e me perguntou: “É verdade que foi contabilizado duas notas repetidas de mais de 20 mil reais duas vezes ? Não dá prá acreditar !”. Respondo que sim. O interlocutor disse que não era possível e que possivelmente eu teria que provar o que escrevi. Disse que não seria problema pois estava tudo relacionado no site da prefeitura. Para os curiosos de plantão, é só conferir.

http://www3.navinet.com.br/~pmlavras1/site/src/build.php?type=template&value=index , relatório de publicidade. Aí é só baixar os arquivos e conferir a relação.



RESPOSTA CURTA E DURA


Dr. Dimas, como eu havia “insinuado aqui”, deu uma resposta dura aos seus críticos velados. No caso em que a prefeita fora denunciada por compra de votos, Dr. Dimas, como uma fonte havia me afirmado, não corroborou com a defesa da prefeita e jogou o pepino para o Juiz Eleitoral Dr. Benedito. A denuncia será apurada pelo Juiz através de levantamentos e oitiva (adoro esse termo) de testemunhas do caso. A prefeita alegou que a doações tiveram seu inicio muito antes do processo eleitoral, mas, segundo o denunciante, foram efetivadas próximas ao pleito para com isso se beneficiar com apoios e votos. A palavra final ficará por conta do Dr. Benedito e do próprio MP, que após o processo de investigação, poderão acatar a denuncia ou não. Placar das últimas insinuações versus do Dr. Dimas: Insinuantes 0 x 2 Dr. Dimas. Entramos no intervalo de jogo.



FALTOU


Apesar do site da prefeitura ser atualizado quase que diariamente, após uma navegação oficial, pude perceber que constam ali avisos de pregões eletrônicos e tomada de preço. As tomadas de preço servem, basicamente, para uma analise de preço de mercado e dificilmente as compras são efetivadas por este módulo de compra. Os pregões são uma espécie de licitação onde visa negociar ao máximo, pelo menor preço, produtos e serviços de interesse da prefeitura. Estranhamente não vi no site a relação de licitações que estarão em curso por parte da prefeitura. Só uma pergunta: Porque todas as licitações e compras de alto valor não são feitas pelo módulo “pregão”? Já imaginou um monte de empresários no pregão do lixo por exemplo, com Cherem no meio da platéia dando seu lance, em voz alta, sobre o valor a ser cobrado pela coleta de lixo? Talvez a lei não exija ou há alguma vedação sobre a compra envolvendo grandes montas mas que seria interessante isso seria !! Isso seria uma mostra de transparência e uma excelente medida por parte do executivo. Bem que um vereador poderia sugerir isso para a prefeita



OPINIÃO DO LEITOR


"
Infelizmente, esse blog ou tem um mau carater na sua linha editorial ou é pura inocencia. não dá mais para aguentar pessoas usando nomes ou até mesmo supostos cargos que já ocuparam para divulgar suas opinioes. Vendo meu nome sendo explorado de forma infame, avisados por amigos, vou recorrer ao Poder Judiciário contra o articulista do blog por danos morais. O senhor deveria filtrar quem comenta esse blog, pois pseduos comentaristas usam apelidos com nomes de pessoas sérias. Mas sei que nao poderia esperar coisa diferente de uma pessoa com vc Silva Junior. A Justiça será feita, e minha tristeza é que nao receberei nada por isso, pois vc não tem onde cair morto."

Concordo com você em dois pontos: As pessoas colocam suas opiniões "anônimas" iguais as que você você colocou porque não tem coragem ou sentem medo de rataliações. Noutro ponto eu também concordo. Não tenho onde cair morto. Isso é verdade. Minha "sorte"(?) seria diferente se eu tivesse me sucumbido aos "400" reais oferecidos ou se tivesse a sorte de ter o "coxo' que o(a) sustenta. Não tenho onde cair morto mas também não me preocupo se ao cair deixarei uma herença no nome ou uma pecha judicial por improbidade, roubo, desvio...seja lá o que for para que os meus filhos tenham que pagar. Não sou santo nem a isso tenho a menor pretensão, mas principios de vida não tem preço, pelo menos no meu caso. Mas diferentemente de você, respeito sua opinião.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

PÁ & BOLA - VEJAMOS....



COMPRANDO O TERNO


Segundo informações, a decisão já teria sido tomada pela justiça eleitoral. Toninho do Raio X ocupará a vaga do Dr. Hélio Haddad. Segundo uma fonte, Dr. Gilberto já teria tomado a decisão, contrariando assim uma vontade de Wladimir de ver os votos do PSDB serem anulados , causando com isso a sua ida para a câmara. Caso se confirme a informação, Wladimir poderá entrar com recurso na justiça pedindo a anulação de decisão caso confirmada.



1+1


A prefeitura, segundo seu site, "investiu" quase 300 mil reais em publicidade no primeiro semestre deste ano. Foram varias publicações e serviços feitos para divulgação de campanhas da prefeitura, entre elas campanhas de IPTU, captação de imagens e pagamentos para veículos de comunicação.



AJUDANDO


Apesar da contablidade da prefeitura ser feita pela competente Kátia Lasmar, um detalhe chamou a atenção e acho que deveria ser analisando pela contabilidade da prefeitura. É que consta no relatório de despesas com publicidade, feito pelo departamento contábil, o lançamento de duas notas, com o mesmo número de serie, emitidas pela mesma empresa, Big Grandes Idéias (?), com o mesmo valor de R$22.391,26, diferenciadas apenas por 1 centavo mas alterando em mais de 20 mil reias o resultado final do balanço. Caso haja uma fiscalização, pode dar problema. é só dar uma olhadinha aí.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

PÁ & BOLA - AQUI É MELHOR



VOU, NUM VOU

Se alguém ainda duvida que Wladimir desistiu de ocupar a cadeira de edil pode ir tirando cavalinho da chuva. Um passarinho me contou que o vereador e futuro ex e provável edil novamente não vai deixar para trás a chance de voltar a casa da vereância. Wladimir já teria pedido a anulação dos votos do PSDB para com isso alncaçar a vaga que sobrará com a possível saída de Dr. Helio Haddad. Wladimir já estaria se preparando para assumir a secretaria de esportes de Lavras. Segundo informações, ele prefere a edilidade.


SEGREDO

O assunto COPASA continua em segredo por parte da prefeitura. Ninguém fala ou falou nada sobre o assunto até agora. Em outras cidades a própria prefeitura ou a câmara entraram com ações contra a empresa pedindo a suspensão da cobrança da taxa de esgoto. Aqui o assunto parece proibido.


FERA FERIDA

Dr. Dimas está uma fera com a assistência médica oferecida no P.A. Dias destes ele foi pessoalmente ver a situação in loco. Não gostou nada do que viu. A prefeitura até que se esforça para garantir o atendimento médico à população mas os médicos que recebem R$1.200 reais por um plantão de 24 horas simplesmente não aparecem. O promotor está uma fera ! Diz que vai indiciar os médicos pela força da lei. Antes de indiciar os médicos, que em caso de serem concursados podem ser demitidos por justa causa com uma simples canetada da prefeita, conforme prevê o estatuto do município, Dr. Dimas deverá, como manda a lei, indiciar Jussara como sendo a ordenadora de despeas e prefeita do município antes de chegar a "ala branca", pra ficar mais bonitinho....se é que me entendem !


PÉ DO OUVIDO

Conversando com uma pessoa muito ligada a ala jurídica da cidade, uma confissão foi feita. Segundo essa libélula, caso seja sugerida a cessação do registro da prefeita em virtude das denuncias que estão sendo apuradas por parte do Ministério Público, Dr. Gilberto "decidirá firme!" ?...será que entendi certo ??....


REFORMA

A Câmara Municipal vai reformar suas dependências para melhor abrigar os seus funcionários e vereadores. Uma licitação sera feita para a execuação da obra. Um passarinho me contou que já estaria sabendo qual empresa vai ganhar a licitação para a obra. Segundo a incalta ave delatora, o nome da dita será repassado nso próximos dias. Como existem muito mais mistérios entre o céu e a terra, o jeito é esperar pra ver.

OS OLHOS DA JUSTIÇA


A notícia, antecipada por este blog há um mês atrás, ganhou as paginas dos jornais e confirmou aquilo que teríamos dito aqui, porém sem mencionar o nome do até então candidato, como fizemos antes no caso Wladmir, para não expor uma pessoa considerada ainda pela justiça eleitoral como inocente e que ainda poderá se utilizar de recurso para manter sua cadeira obtida em 5 de outubro. Dr. Hélio Haddad teve seu registro de candidatura cassado pelo Ministério Público, baseado em condenação anterior na justiça comum, o que o proibia de ser candidato a cargos públicos. Em síntese, foi isso que aconteceu. Mas, através deste artigo, quero parabenizar o Dr. Dimas que, sem nenhum prejulgamento do Dr. Hélio, deu um parecer , baseado na lei, onde no bom sentido “afrontou a verdade das urnas” e fez cumprir o que manda a constituição, sem olhar a quem. Neste espaço, Dr. Dimas já foi criticado e elogiado pela sua postura e ,de forma democrática, entrou no debate e expôs seus pensamentos e idéias que para alguns são divergentes do anseio da população e para outros são coerentes com a legislação vigente. Dr. Dimas teve a coragem pedir a cassação do registro do então candidato Dr. Helio Haddad, acredito eu, sem nenhum calor, sem partidarismo e sem a preocupação da “comoção” que isso poderia causar no meio político da cidade. Foi coerente e vigilante frente a lei eleitoral e ao que prega o Ministério Público, ou seja, o cuidado e o zelo com a coisa pública, de forma cega e incisiva, apoiado pela lei e pelo Juiz eleitoral, Dr. Gilberto, que sem titubear, acatou o parecer no promotor. Em muitaVs das vezes que, devido a momentos políticos acalourados, chegamos a acreditar, de forma equivocada, que poderia haver uma leniência do MP em causas melindrosas como no meio político e de forma democrática descobrimos que a honradez e o salário pago por nós aos magistrados falam mais alto e o clamor da consciência e fé publica, juramentados por eles em suas posses, sobrepõe tudo e qualquer outro interesse advindo de pessoas menos nobres e não tão zelosos pela coisa pública. Diante desta postura do Dr. Dimas, amanheci no sábado com uma certeza: Podemos sim confiar na justiça, na moral e nos bons costumes e na tutela que o Estado deu a ele e aos outros promotores e juízes que hoje servem a nossa sociedade. Podemos ainda acreditar que abusos e desrespeitos serão freados e coibidos sob força da espada da justiça cega, empunhada por eles. Diante disso, não entrando no mérito da situação de Dr. Hélio, a lei foi colocada em primeiro lugar, não dando espaço a força de partidos políticos e outras “manifestações”, mantendo com isso a ordem, a ética e os princípios constitucionais em primeiro lugar. Sei que muitos duvidariam de que seu parecer seria a favor da cassação do registro, mas de forma contundente, Dr. Dimas, como prevê a lei, se manifestou pró-sociedade e em seu parecer, acredito eu, deu um aviso: Neste e em outros casos a lei é e deverá ser cumprida, doa a quem doer. É o que esperamos e caminhamos hoje para a convicção disso.

sábado, 8 de novembro de 2008

PÁ & BOLA – ESTUDAR PARA PASSAR !




DÁ LHE CURSINHO


Uma notícia alvissareira, ainda não confirmada oficialmente, vem do Palácio Perimetral. Em 2009 poderemos ter concurso público. É o que muitos estão esperando. Com a nova lei o do nepotismo, segundo informações, aproximadamente 100 pessoas “deixarão” os seus cargos. Para não deixar “capenga” o serviço público, setores administrativos estariam preocupados com a falta deste pessoal e já cogitam um concurso para, talvez, o inicio de 2009. A Ufla, empresa pública, contratou a UFMG para realizar o ultimo concurso e, diga-se de passagem, muito bem feito e sem deixar nenhuma dúvida em relação ao resultado final. A prefeitura deve fazer o mesmo. Algumas pessoas estariam preocupadas com a contratação de “empresas especializadas” para realizar as provas. Há bem pouco tempo, na Amalg , um concurso foi feito e o resultado foi colocado em dúvida por muita gente. O jeito é pegar firme no cursinho gente!



AQUI É O MEU LUGAR


Nem bem deixou a pasta e Iara Menicucci se prepara para voltar. Sua volta já teria sido acertada. A atual Secretaria, Gilza Carvalho, aquela que é minha vizinha e não guarda mais o carro em minha casa nao sei porque ?! deixou seu cargo que ocupava, de coordenadora de PSF, para assumir a pasta depois da saída de Iara, que havia se desentendido com “Zuza” (alguém pode me passar o nome correto para que eu não tenha que ficar usando apelido ??!!) e teria pedido demissão de forma sumaria. Gilza é técnica, e dizem, muito eficiente. A volta de Iara já teria uma data definida -meados de novembro. Perguntada se voltaria ao cargo, Iara apenas esboçou um sorriso e desconversou. Gilza, a secretária tampão, ainda não sabe que deixará o cargo.



SERA ?


A COPASA foi condenada em segunda istância para que não cobre a tarifa de esgoto em toda Minas Gerais. Conforme decisão do Tribuna de Justiça de Minas Gerais. Segundo o Ministro Raphael de Barros, não pode cobrar até que o sistema de coleta e tratamento esteja funcionando. Aqui em Lavras bem que a gente poderia ter uma posição da prefeitura que tem contrato com a empresa. Na Copasa Ninguém está autorizado a falar, só a cobrar. Eita !!



PS* Senhores leitores, não postem de forma anônima, por favor. Depois eu não publico e fica todo mundo reclamando !! Evitem escrever com iria e não ofendam a honra de ninguém! Assim eu não publico ! Vamos discutir a política de forma sensata e com um alto nível, como sei que os senhores assim o defendem. Ahhh..ameaças a mim também não causam efeito. Se quiserem me desmentir, fiquem a vontade, mas ameaças como as que venho recebendo só me fazem aguçar ainda mais! Obrigadinho....




Bom fim de semana !!!!

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

PA & BOLA - É ISSO AÍ


VAI ELA


A informação que recebi é no mínimo curiosa. Com a determinação da justiça para que parentes sejam demitidos, alguns deles estão recebendo um tratamento diferenciado em prefeituras e órgãos públicos Brasil, Minas e Lavras a fora. Em um desses lugares um advogado, segundo informações, contratado de um órgão e que causou ate uma certa surpresa, foi informado que ele ou sua filha, que também exercia cargo público, em confiança, teriam que deixar a fileira pública. O advogado, experiente e muito inteligente, que poucos sabiam que o mesmo integrava as fileiras daquele órgão, parou pensou...refletiu ...olhou aos céus e decidiu: “ Sai a minha filha!”. Veio uma voz ecoante do alto dos céus e cumpriu a ordem-desejo. Ele, o advogado, continua lá,



VISITA


Ontem recebi a visita do jornalista e diretor da “TV Câmara”, Aureliano Borges. A visita foi em tom cordial. Ele aproveitou para esclarecer alguns pontos e reconheceu a situação “juridicamente contraposta a legislação atual”. Disse que já foi ao Ministério das Comunicações e que aguarda um parecer favorável ao pedido de concessão feito a aquele órgão no ano passado. A "TV" ja opera a quase 5 anos. Durante a visita , fiz questão de mostrar ao jornalista como as pessoas participam do blog e o número de postagens anônimas e ofensivas que deixou de publicar, principalmente em relação á prefeita.(todas estão arquivadas) Só gostaria de saber do “assessor” da câmara, (que não é o Aureliano) que bradou dentro do fórum de Itumirm que eu era um mentiroso e que a câmara de Lavras tinha a concessão sim, quem é o mentiroso ?!?. E ainda dizem que sou inimigo político da prefeita...Já imaginou se fosse mesmo ?! Um lembrete: Aqui, faço jornalismo, não publicidade. Coisas distintas. Quem recebe pela segunda que o faça! Concluindo...

Parabéns pela postura Aureliano.



VISITA VIRTUAL.


Como são as coisas não ??!! Recebi do Dr. Hélio Haddad um e-mail muito bem formulado e educado, elogiando a postura deste espaço e reconhecendo o trabalho sério, voluntário e ética feito aqui. Dr. Hélio disse que ficou sabendo de uma situação a qual, segundo ele, estaria envolvido e com isso teria se precavido melhor para não ser pego de surpresa e com isso poder melhor preparar sua defesa. Ao Dr.Hélio, sem nenhum partidarismo, os parabéns pela postura elegante, profissional e acima de tudo respeitosa, coisa que infelizmente não vi em outros momentos por parte de alguns membros de seu de seu partido e/ou coligação, com exceções é claro. "Só se sente perseguido aquele que sabe como fazer o mesmo” já dizia o meu saudoso avô. Obrigado Dr. Hélio.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

PÁ & BOLA - ESCRITURA NÚMERO......



ATENCIOSO

Aureliano Borges, diretor da "TV Câmara", como sempre muito educado e profissional, me ligou ontem para falar de um projeto que está tramitando no congresso e que prevê a criação de canais para assembléias e câmaras por todo país. Pela manhã entregou a cópia do dito projeto. É verdade sim, sei dos detalhes dele há algum tempo. Este projeto existe desde a criação da TV digital no Brasil e ainda não foi sancionado. Todas as cidades terão direito a ter canais para transmitirem o sinal de TV Senado e Câmara Federal e transmissões locais. Isso somente será feito após a totalização de implantação da TV digital no Brasil. Segundo dados do governo, o processo deverá durar aproximadamente 10 anos para ser concluído. A transmissão em Lavras, irregular conforme a legislação atual, já tem 4 anos. Diga-se de passagem, Aureliano nada tem a ver com a situação jurídica da "emissora". Aureliano é advogado e jornalista e não teve participação na "fundação" da "TV" da câmara. Justiça feita.

MONTÃO

Quem viu me disse que a situação dos moradores do Novo Horizonte é de revolta. Querem porque querem a escritura de seus lotes e casas. As ditas já estariam prontas em um cartório da cidade, amontoadas, a espera de uma assinatura para serem entregues. A "cerimônia" de entrega foi feita em 15 de junho de 2008 , num domingo, durante todo o dia na escola municipal daquele bairro. Tiveram direito a fotos com "autoridades" e tudo. Agora, passado a festa da entrega, eles querem é o "papelim" deles. Segundo informações, eles não vão pagar nem mesmo a taxa de transferência dos ditos lotes e casas, os chamados emolumentos. Ninguém apareceu no cartório para assinar os tais "papelim", ainda. A prefeita, sensível a situação de cada um, assinará com certeza. Questão de tempo.


NO AAAAR - II

Aureliano disse que o processo "analógico" da TV de Lavras estaria prestes a ser aprovado. Diante de suas informações, procurei junto ao site do Ministério das Comunicações dados a respeito. Vasculhando algumas pastas sobre radiodifusão encontrei o processo nº 530000600602007. O processo ainda está tramitando no Ministério. A concessão ainda não foi autorizada pelo MC.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

PÁ & BOLA - ME DÁ O BRANCO ??!!!



NO AAAAR

Um projeto está sendo construído a um monte de mãos dentro da prefeitura. A intenção é criar um programa, com aproximadamente 15 minutos, para divulgar os atos do executivo de forma mais abrangente (acho que já vi este filme!). A formatação (?) já estaria sendo feita. Quem vai participar também. Só existe uma dúvida: Onde será apresentado ? Na "TV Câmara" ou na TVU. Ambas deram o ok. Porém , uma pessoa ligada ao projeto está tentando direcionar para a "TV Câmara". Difícil vai ser explicar como se gastou dinheiro em uma emissora, legalmente falando, "Fantasma". Mas que seria bom, pelo menos para alguns, isso seria !!

TIC TAC.

Momentos de angustia. Assim tem vivido um grupo à espera do parecer do Dr. Dimas sobre a situação das casas doadas em período eleitoral. Um escritório, com uma banca de advogados, está acompanhando o processo. Dr. Dimas, segundo uma pessoa que tem contato diário com o promotor, disse que o magistrado está analisando e formulando seu parecer de forma a não deixar dúvidas.


DE VOLTA.

Iara Menicucci dsse a pessoas próximas que vai voltar para a secretaria de saúde. A atual secretária , Gilza Carvalho, não está sabendo disso. Mas como diz o ditado: "onde a fumaça há fogo", tudo pode acontecer.


EM MASSA

Uma cidade vizinha a Lavras fez uma demissão quase em massa após as eleições. Mandou secretarios e funcionários de confiança para o olho da rua. Não ! Não foi nenhum desavença não. O motivo é a contenção de gastos para deixar as contas "fechadas". A(o) ocupante do Palácio, de lá, esta evitando ir a prefeitura em horário normal. Quem fez parte da gestão, garante: "As contas não vão ser fechadas como manda a lei." Uma pessoa próxima diz que no natal vai dar um presente. Qual? Sandálias da humildade.....se a moda pega !!!!



PORTAL

Em breve será lançado um portal com informações das cidades da região. Notícias, obras, benfeitorias e o dia a dia da cidade serão mostrados para o mundo atráves deste portal. Aguardem.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

PÁ & BOLA - ALÔ? ALÔ ?..


DANÇA DA CADEIRAS - ETAPA PALACIANA

Nos bastidores um nome é dado como certo para a cadeira de Secretario de Governo. O tranquilo e gente boa Marani seria o pretenso candidato a ocupar aquela Secretaria. Há rumores de que o nome dele teria sido acertado antes da campanha eleitoral. Segundo um "maranista", quer ter um contato maior com lideranças para começar a criar sua bases política para 2014. Dizem que a eleição de 2000 ainda está viva na lembrança de Jussara. O PMDB será o grande partido a partir de 2010.


INTOCÁVEL

Um "alto assessor" de Jussara teria se desentendido com prefeita reeleita. Entre celulares e discussões, o dito teria se distanciado também por conta de uma discussão com o marqueteiro de Jussara "Zuza". Sobrou a pior para o "alto assessor". Iara teria saido pelo mesmo motivo. Outros estariam na mesma situação.


VASSOURA

Outro palaciano disse que a vontade da prefeita é "fazer uma limpa" em sua equipe. Alvaro Saad deve continuar mas a pasta é incerta. Os nomes deverão ser anunciados na segunda quinzena de novembro. Tem briga de foice no escuro para ser Secretario. O salário tem sido o grande atrativo. R$6.000 reais. E chegaram a dizer que eu estaria mentindo quando publiquei aqui sobre esse salário.


MUDO.

Alguns celulares da prefeitura ficaram mudos ontem. Alguns, que ainda não foram recolhidos, não estavam realizando chamadas. Segundo uma fonte no departamento financeiro, "falta ainda o acerto com a operadora e que já estaria sendo providenciado". Tão tá.

sábado, 1 de novembro de 2008

A FORÇA DA FORÇA


A questão política em Lavras segue por um caminho onde vontade e força medirão quem é quem e definirá as forças de oposição, seus personagens e suas forças diante de um quadro futuro. Jussara saiu vencedora nas últimas eleições com a preferência de 30 % do eleitorado total do município. Cherem usou a força de seu dinheiro para se lançar e com força dentro do cenário político e com sucesso considerado até mesmo inesperado por quem milita no meio político da cidade. Possato mostrou na adversidade que é bom de voto. Sem dinheiro e sem estrutura mostrou fidelizados 10.000 votos e ainda é um peso na política da cidade. Dehon segue quieto, mas quem o conhece mais de perto sabe que ele ainda almeja um lugar ao sol no cenário local. CAP tem como certo a sua participação na eleição de 2010. Ainda poderá rumar a Brasília, mas dependerá de acertos anteriores a 5 de outubro. Como apoiou campanhas em seus nascedouros, poderá vir com força em 2010, com uma base feita com prefeitos eleitos e o que ele tem de sobra, “bala na agulha”. Mas o cenário crescerá à medida que a cidade vê crescer seu orçamento e a vaidade pessoal de cada envolvido. Outro setor que está sentindo o acirramento da política local é o magistrado. O Ministério Público nunca se viu tão pressionado e com ações, consideradas por juristas, muito embasadas em suas denúncias e que colocam em xeque e a contragosto de alguns e a gosto de outros, decisões que poderiam desmontar grupos e construir outros. Pela ordem: CAP, Cherem e Dehon (disseram que recebo um capilé deles!! O que não é verdade mas se quiserem contribuir com algum não acho ruim não viu ???!! 400 eu não aceito !! rsss) poderão mostrar sua$ forças em breve. Possato poderá ser um fiel da balança, pois, mesmo sem dinheiro, tem a simpatia de uma dezena de milhares de eleitores. Jussara deverá emplacar um nome de sua base, acredito eu, familiar, para aumentar o lastro na política mineira e com isso manter o nome forte da família na política mineira. Estas ações que estão na justiça, divulgadas aqui em primeira mão, movidas pela coligação de Cherem, podem ainda alterar a configuração de uma composição futura da admisnitração e, se conseguir sucesso em seu pedido, poderá guinar o perfil político da cidade. Dr. Dimas poderá ser o fiel desta balança política que não tem nada de cega por ser tão complexa e cheia de entraves e vaidades. Sua postura e sua frieza em analisar o que está para ser analisado e a condução de Dr. Gilberto que, ao que pude saber, se trata de uma pessoa séria, que já passou por muitas provações para chegar ao cargo com a responsabilidade que hoje ocupa, poderão rasgar uma página da nossa história política local ou endossá-la e dar continuidade a tudo isso que acabamos de vivenciar no pleito eleitoral e que , obendecendo a lei, deverá ser observada a legalidade e a vontade de um povo. Salve o travesseiro do Dr. Dimas, Dr. Gilberto e daqueles que vierem a fazer parte desta delicada situação e dos rumos de nosso município.



Obrigados a todos !!! 55.000 acessos, duzentas postagens, nehuma contestação e uma vontade crescente de melhorar ainda mais este espaço e recheiá-lo ainda mais com VERDADE!