sexta-feira, 26 de novembro de 2010


A história que contarei aqui, tem elementos fictícios (pouquíssimos por sinal) e deverá ser lido com humor moderado e um pouco de imaginação para que vocês possam ilustrar a história que vou contar.
A conversão de nomes, fatos e personagens é livre e qualquer semelhança com aconteceimentos e personagens reais, terá sido mera coincidência 
            

             Em Sarval, uma cidade do interior de Minas, que acaba de construir um aeroporto e aguarda pela chegada dos aeroplanos modernos anunciados aos quatro cantos, um vigilante do dito campo de pouso, interrompido no seu já habitual cochilo, recebe uma ligação do centro de vigilância aérea nacional (no aeroporto local moderno não existe rádio para comunicação):
            - ... .uuuuuuurgggghhhhh!!! Alô???!!!
            E do outro lado:
            - Alô! Aqui é do centro de controle aéreo nacional. Posso falar com o responsável pelo aeroporto?
            O atendente, pensativo e buscando na memória algum nome que pudesse levá-lo a identificar a pessoa pretendida pelo interlocutor, acha uma resposta prática:
            - Ele não está!
            Então, do outro lado da linha, ele ouve uma informação inebriante:
            - Quero avisá-lo que um voo internacional está entrando no espaço aéreo brasileiro, com destino à cidade de Sarval e que irá, em aproximadamente 3 horas, pousar no aeroporto local. Confirmando: chegada a Sarval em 3 horas de um voo internacional. Obrigado!...TU...TU...TU...
            O vigia, ainda embriagado de sono e com a notícia, esfregou os olhos e pensou: ... “o que é que eu faço agora?”. De supetão, pegou o telefone e ligou para a prefeitura da cidade para comunicar a chegada dos tais gringos a bordo da aeronave estrangeira. Do outro lado, um assessor da prefeita, sabendo que ela não se encontrava na cidade, disse que iria entrar em contato com a alcaide e que iria tomar providências para a visita ilustre ao município. Meia hora depois, o vigia, que a toda hora saia de sua sala para olhar no céu para tentar avistar algum sinal do dito voo, recebe uma ligação:
            -...uuuuurrggggghhhh!! Alô???!!!
            O assessor da prefeita, em uma rápida frase, avisa:
            - O presidente da Câmara Municipal (popularmente conhecido em Sarval como Chuvisco) vai estar aí em poucos minutos. Prepare tudo aí com urgência, disse o assessor que imediatamente desligou o telefone.
            Passada meia hora do telefonema, chegam ao aeroporto da cidade o presidente da Câmara, Chuvisco, e alguns assessores que iriam auxiliá-lo na recepção ao voo gringo. Câmeras fotográficas foram preparadas para o registro do fato que seria o grande comentário do fim de ano. Chuvisco, entre um pensamento e outro, visionava: “... já pensou!!! eu recebendo em minha cidade o primeiro voo internacional da história de Sarval!!! Será que é um grande empresário vindo conhecer a cidade para investir aqui?!!... Entrarei para os anais da história municipal! Eita!!!”, divagava o presidente em seus pensamentos lúdicos.
            Com o sol a pino, os olhares não deixavam de mirar o azul daquela manhã de segunda-feira. Um assessor, meio desconfiado do papel do presidente, chega próximo dele e pergunta:
            - Presidente... aqui... o senhor me desculpa mas, ... .o que o senhor vai falar pra eles quando eles descerem do avião?!
            Rapidamente, sem pestanejar, olhando para os céus à procura de um sinal do dito avião, e mostrando a tranquilidade que o caso pedia, Chuvisco respondeu sem mesmo olhar para o assessor:
            - Que língua eles falam? Alguém sabe???!
            O assessor, coçando a cabeça e sem saber ao certo, arriscou:
            - Se tá vindo para cá, eles devem falar “casteliano”!!!
            Ainda sem tirar os olhos do céu azul, o presidente respondeu com um ar de domínio:
            - Claro que a primeira palavra que vou falar será “Welcome”. Depois a conversa vai “fruindo” fácil.
            Com a resposta e a confiança passada pelo presidente, o assessor, para caso fosse interpelado pelos tripulantes do voo, saiu treinando a pronúncia da palavra dita pelo presidente:
            - Ueucomi... ueucomi... ueucomi... ueucomi...
            Já com o adiantado das horas, eis que um ronco corta os céus da cidade. Assessores começaram a se movimentar, máquinas foram preparadas e a roupa do presidente devidamente ajeitada para o tão esperado encontro. O avião passa pela cidade, e, de certa forma, deixa o presidente frustrado. O avião não era pequeno, mas não era grande também. Ao tocar o solo foi um frenesi. Todos comemoravam a chegada do primeiro voo internacional a Sarval.
            - ÊÊÊÊÊÊÊEÊ!!! …clap! clap! clap! clap!!!, gritavam e aplaudiam os assessores que acompanhavam o presidente.
            O avião, já em “solo brasileiro e sarvalense”, vem pela pista devagar e, na contramão do aeroplano, a ansiedade de todos para a visita, até então ilustre ao município, aumentava a cada segundo.
            Quando o avião chega próximo do local de desembarque, todos se aproximaram da aeronave para fazer uma recepção calorosa aos ilustres visitantes. O assessor do presidente, preocupado em não fazer feio frente aos visitantes, murmurava:
            - A palavra que eu tenho que falar é uelcomi... uelcomi.
            Eis que vem o desfecho inusitado. Ao abrir a porta do pássaro de ferro, como diria os índios em seus avistamentos, eis que de lá surge Carlos Roberto Ferreira e sua família. O empresário e também ex-prefeito de Sarval, inimigo político da prefeita da cidade e do presidente da Câmara, Chuvisco, salta da aeronave com seu tradicional óculos escuro. Foi um desconforto só.
            O voo internacional era na verdade o retorno a Sarval do empresário local que fora passear num paraíso de águas quentes na América Central.
            Sem saber o que estava acontecendo, o empresário chegou a pensar coisas boas e ruins que poderiam estar acontecendo a seu respeito e desceu meio que sem saber o que aquelas pessoas estariam fazendo ali. Ao olhar ao redor, mirou para um dos que estavam com cara de desconserto e pensou no que dizer. Sem muito o que propalar, arriscou um cumprimento curto e cheio de dúvidas:
            - ????????... Bão fio???!!!
            Com as caras caídas no chão, as autoridades e assessores saíram murchinhos do aeroporto com ar de que pagaram um mico histórico.
            O empresário foi embora sem saber o que tinha acontecido.
            O presidente, Chuvisco, se pudesse, fazia um buraco no chão e enfiava a cabeça para não enxergar o mundo mais..
            O assessor teve que guardar a palavra treinada com sacrifício para uma outra oportunidade.
            Já o vigia, voltou para seu local de trabalho sem saber o que teria acontecido, já que ele não é de Sarval, e voltou a ouvir os pássaros que hora e meia gorgojeiam por ali e ao seu cochilo habitual, no aeroporto de Sarval.


* Obrigado a todos pelos 250.000 acessos! 

18 comentários:

is pi kinglis ? disse...

O Chuvisco como todo pulitico de carreira sarvalense fala várias linhuas fruentemente como o enrrolês, o eleitorês e o dialeto mais em desuso de sarval que é o amalelês.
Mas que ele é "fio" do carlete isso é novidade.

Anônimo disse...

Oi SJ, seria mto mais cômico se no lugar do Chuvisco tivesse a jussafa. Concorda comigo? Abraços e parabéns pelo blog e pela Tribuna

Sarval empreendimentos disse...

Cacildo, você agora deu pra contador de causos?
Isso aconteceu mesmo, mas não foooi assiiiiiiim, do jeito q vc relatou, bem menos viu.

Macaco Simão disse...

Somente o bom humor pode nos fazer suportar esse circo, oriundo destes nossos representantes. Morri de rir....

Anônimo disse...

leninha vereadora,antes de falar,pega no microfone e torce várias vezes,poque será,nervosismo?

Anônimo disse...

Anderson garção antes de falar,primeiro confere no monitor se ele ta bém na fita,Depois falou que seu filho,não ganha nada como assessor dele...será!!!

Anônimo disse...

aposto que cola no cerem,só pra ganhar cargo...eta ta tristeza.

Lavrense não acostumado disse...

Uai, gostei do causo do SJ. Se o Sarval Empreendimentos tiver outra versão ou até aversão (kkkk), posta aí para apreciarmos também.

Agora, só de contar que Chu... pagou mico, gorila ou king-kong, seja de qual maneira for, já vale o causo.

Délio disse...

Falar em pistas, hoje escutei um cidadão falando na rua uma verdade - a de que em 1988, o então secretário de planejamento Carlos Evandro, quem nem ganhava nada no cargo, fez modificações no trânsito, que na época foram criticadas por um grupo na cidade e que agora, pagando e muito a uma empresa de fora e fazendo a mesma coisa. Entrada na parte alta pela Donato Bauth, saida pela Chagas Dória, só como exemplo. A política de Lavras tem cada coisa, se é gente de casa é só paulada, mas para os de fora...

O Gladiador disse...

Cassildo Junior o proprio Leao Lobo!

kkkkkk

Biba e gorda.

LAVRENSE disse...

A MATÉRIA DA TRIBUNA DE LAVRAS E A CARTA DO MARCOS CHEREM NO LAVRASNEWS DESSA SEMANA DEVEM TER CAUSADO UM ÓDIO ENORME NA JURU...BEBA E SEUS ASSECLAS. KKKK. MENTIU, FALOU, LEVOU. KKKK.
AINDA BEM QUE EXISTE GENTE COMPETENTE NO MP E JUÍZES CORRETOS NO TJ.
VAMOS VER O CHUVISCUS HOJE NA SESSÃO...

Votarei nele sim disse...

Vou votar no Fabiano Tomba Terra

Cade eles disse...

Gente, gente, onde estão os caliptos da Prefeitura e os do terreno recém comprado onde será o Jussarão.Em Dezembro um conhecido disse que vai dar nomes aos bois

Anônimo disse...

BOA SILVÃO!! VOCE PODERIA SER ATÉ ROTEIRISTA DO ZORRA TOTAL!! E OLHA QUE ELES ESTÃO PRECISANDO. AGORA POSTA AI VAI! QUEM É O ASSESSOR DA PREFEITURA QUE ORGANIZOU O "KING KONG" AI EM SARVAL? FOI O SAL...MOURA, O ZÉ EU TÁCO, OU O SANCHO PANÇA? MUITO BOM!!! ADMINISTRAÇÃO PROVINCIANA É ASSIM MESMO!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!

Chocado disse...

Blogueiros, para assistir a sessão da camara em casa, sentado no sofá, pela TV, fico cansado: cansado de ver tanta subserviencia, tanta gente que não lê o que assina, tantos dissimulados (destaque para o "líder" Ennio e o presidente Xapisco), tantas opiniões inúteis e contra o povo. Não sei como o dr. Cherem aguenta! Preciso saber a vitamina que ele toma para eu tomar também. E o cardealíssimo dr. Hélio? Defendeu que cirurgia do SUS para pacientes dele ele faz, para os outros coitados e coitadas, óhhhhh.
Silva Jr, estamos lascados com esses políticos.

SOS SUS disse...

DEPOIS DE CHITAOZINHO E XORORÓ, DEPOIS DE ZEZE DI CAMARGO E LUCIANO, DEPOIS DE MILIONÁRIO E ZÉ RICO, SURGE UMA NOVA DUPLA DE SENIORS: TIÃO GAVIÃO E CARDEAL HÉLIO, LUTANDO E CANTANDO CONTRA CIRURGIAS DO SUS QUE NÃO SEJAM DOS SEUS COMPADRES E CUMADRES.

E ELES CANTAM:
CIRURGIA DO SUS,
SÓ SE FOR PROS MEUS AMIGO,
SE NÃO NÃO FAÇO, SE NÃO NÃO FAÇO,
CIRURGIA DO SUS,
SÓ PROS MEUS CUMPADRE,
SE NÃO NÃO FAÇO, SE NÃO NÃO FAÇO,
CIRURGIA DO SUS, SÓ PROS MEUS PARTICULAR,
SE NÃO NÃO FAÇO, SE NÃO NÃO FAÇO.

Ô DUPLA DANADA. EITA FERRO.

DECA disse...

DECA,
Silva Junior, comheço vc desde rapaz. Um homem com tendências boas e recomendáveis. Não fique escrevendo aquilo que os outros mandam. Político é igual porco; come tudo no mesmo coxo. Vc é inteligente e não merece ficar servindo de escudo para uma meia duzia de oportunistas.
O seu erro foi ir para a Tribuna, pois parece, conforme comentários escutados nas ruas, a situação do Zé não é boa e está queimado com todo mundo.Fique longe das fofocas, prospere profissionalmente e largue esse mundo insano da política.
Vc não comentou do auê promovido por uma pessoa até considerada em lavras contra o vice prefeito. Foi um escândalo. Verifique.
Cuidado com pessoas ao seu laodPoderão lhe trair quando menos esperar.É verdade que vc está na folha epagamento da Construtora Cherem? Alguém do Palacio está fazendo levantamentos e já tem alguns papeis em mãos. Viu. Tem gente espionando para tudo quanto é lado. Um abraço e até breve.

Francisco disse...

Gente, cês viram o asfalto ali perto do velório. Agora é ue a coisa vai ficar feia na região, porque o único bueiro está entupido ha 7 anos e com a cobertura do granito a água vai aumentar e muito. Sugestão, jogar a água no piscinão do Xapisco, pelo menos vão tratar e não vai aumentar a dengue na cidade. Gostaram da idéia?