domingo, 28 de agosto de 2011

O SOLDADO HISTÓRICO



Como eu havia antecipado aqui, Dú Marani se lançou como pré candidato a prefeito em Lavras. Tendo contra si índices de pesquisas e a uma antecipação muitíssimo precipitada de seu nome como “candidatável”, Dú Marani teve que se arriscar para não tentar minimizar as chances de perder o seu principal produto, utilizado a dezenas de anos para estar sempre atrelada a vida pública, sempre como coadjuvante nos processos em que participou.  Vamos a uma pequena analogia temporal do partido e de seus lideres nas eleições recentes.

Em 2002, quando o PMDB tinha como estrela do partido a prefeita Jussara Menicucci, que poderia disputar as eleições contra Carlos Alberto, com grandes chances de ganhar eleição, preferiu prolongar para a última hora e último dia a decisão de lança-l como candidata a prefeita ou não. A decisão veio e a frustração dela também. A cúpula, formada por Maranis e seus associados, disse não para a prefeita e pactuou com CAP para que o partido assumisse, sem maiores riscos, a condição de coadjuvante do processo, aceitando ser vice da chapa de Carlos Alberto, numa negociação de bastidores controversa e cheia de acordos políticos e cargos caso CAP ganhasse. Jussara e o PMDB ficaram a ver navios e o partido perdeu a grande chance de eleger uma prefeita em Lavras.

Quando da candidatura de Jussara, após romper com Carlo Alberto, o PMDB, sem se arriscar a ter um candidato próprio e dar ao partido um nome a frente do executivo, mais uma vez resolveu negociar e se manter no poder. Aliou- se ao PSDB e conseguiu a transição sem traumas e com cargos. O PMDB seguiu a cartilha de anos e anos e mais uma vez preferiu ser o coadjuvante do que o protagonista do filme eleitoral da cidade.

Para 2012, a coisa promete não mudar. Pressionado pelo partido para que a direção mude de mãos, Dú Marani busca com diretores do partido a manter a chave do poder em mãos. Atual secretário de governo de Jussara, Dú Marani sofre na pele os efeitos da eleição de 2010. Ele e Ennio Mendes, ambos do PMDB. Ennio apoiou diretamente Anastasia e Dú Marani, indiretamente, o candidato do PSDB e da líder, Jussara Menicucci. Quando da passeata do candidato Hélio Costa, Dú Marani “preferiu” seguir a carreata de moto e capacete, ao invés de subir na camionete que levava o então candidato do PMDB, Hélio costa. A direção da sigla ficou sabendo e não gostou nada nada do que aconteceu e prometeu ações para “mudar o quadro”.
Agora, sob e eminencia de perder o partido, Dú Marani se apressa para “anunciar” o movimento de pré candidatura mesmo sabendo que não aparece nas pesquisas de intenção, e se lança como um provável candidato, faltando 3 dias para decisão do partido em destroná-lo do partido ou não. Dú sabe que sem o PMDB, dificilmente achará um meio para negociar a permanência no quadro político da cidade e dos figurões que hoje habitam os bastidores do poder.

O que acho estranho nisso tudo é que a forma prematura de se lançar coincide com a votação da cúpula do partido pela destituição ou não da diretoria. A atual direção do partido em Lavras sabe que o namoro político dos Cherens, sendo um deles vereador e o outro deputado, com a sigla poderá gerar um candidato majoritário com mandato e condições econômicas para enfrentar a disputa que será durissima no ano que vem. O passado do PMDB em Lavras coloca em xeque a recente posição do hoje secretário de Jussara Menicucci, que em tese deveria receber o apoio da prefeita e não recebeu ou receberá. A candidata da Jussara, extraoficialmente, é Gislaine Rosa. O secretário Dú Marani e Cassimiro, vice-prefeito, sabem disso. Mas oque está em jogo agora é o tempo do partido na TV e um abraço de fundo no futuro da cena política da cidade. O partido, salvo um enorme engano, deverá manter o roteiro e contracenar mesmo quase ao fundo da cena da eleição de 2012.

Quem antes evitava a todo custo ser o protagonista, agora, estranhamente, diz que quer ser o mocinho da novela. Como a novela pede atores de ponta, o partido PMDB, pela história politica na cidade, poderá em julho de 2012 confirmar a sua presença, mais uma vez, entre os figurantes da novela, com aparições de segundo plano e praticamente sem fala em suas cenas. Até hoje o  papel assumido foi vantajoso para todos! Será que o PMDBse arriscaria a perder "tudo"? O tempo dirá se estou ou não com a razão.

14 comentários:

Anônimo disse...

A IDEIA DA JU...RUBÉBA É DE QUE SAIAM MUITOS CANDIDATOS A PREFEITO, "PULVERIZANDO" ASSIM POSSÍVEIS VÓTOS DO DR. MARCOS(CASO SAIA PARA O PLEITO) SÓ QUE QUEM VOTA NO CHEREM NÃO VAI MUDAR, VÓTA E PRONTO. AINDA FALANDO EM VÓTOS BOA PARTE DOS FUNCIONÁRIOS DA PML(70%)QUER O HOMEM NO PALÁCIO, O ÚNICO VEREADOR QUE LUTOU PELOS SERVIDORES! CARGA HORÁRIA, AUMENTO REAL, REAJUSTE JUSTO PARA AS PROFESSORAS, INSALUBRIDADE NA SAÚDE, ETC! SE LÁ NA PREFEITURA SEMPRE FOI UM TERMÔMETRO PARA AS ELEIÇÕES, PODES CRER QUE ESTA UNS 45 GRAUS A FAVOR DO DR. É AGUARDAR PARA VER!!!! QUE VENHA O NOVO!!!

Que Coisa disse...

O Dú Marani pretende dar uma banana para o PMDB no mês de abril, na esperança de que aconteça algo até lá e ele continue com a eterna barganha.
O PMDB decide o seu futuro será igual ao passado ou se partido avançará em Lavras.

Lavrense preocupado disse...

Esta é a ultima tentativa de Dú para manter o Partido nas suas mãos,mas já se sabe que ele perderá de qualquer forma o Partido.Acabou a era dos Maranis, Menicuccis, etc.Cassimiro boa gente também terá que se desdobrar para conseguir um lugar ao Sol, podendo se aliar até com os Cherens em caso de negativa de seu nome pelo Palácio.Dehon com apoio de CAP poderá mais uma vez desistir no meio do caminho.Dr. Hugo deverá ser o candidato dos 3000 votos que o PT costuma ter em Lavras.Outros nomes dependeria de alguns fatores, inclusive financeiro.O que os candidatos devem prestar atenção é que terão pela frente administrar uma das mais importantes cidades de Minas. E aí tem condições para tal?Os Cherens possuem esta capacidade.Já provaram isto.Pensem bem minha gente.Éde muita responsabilidade saber votar em 2012.

Tô de Olho disse...

O PMDB DE HOJE É A ARENA DE ANTIGAMENTE, SARNEY E ETC. GOVERNA O PAIS SEM ELEGER PRESIDENTE, GOVERNADORES OU PREFEITOS. PODERMOS CHAMA-LOS DE "BANANEIRAS" QUE ESTÁ SEMPRE A FAVOR DO VENTO, COMO A MAIORIA DOS VEREADORES DE LAVRAS. CONTINUA A CAMPANHA VAMOS FAZER OS VEREADORES TRABALHAR - NÃO REELEJA NENHUM DELES.

Anônimo disse...

O DU...ENDE FICOU NO MANDATO ANTERIOR A ESTE, QUANDO ÉRA SECR. DA AGRICULTURA ANDANDO DE UM LADO PARA OUTRO COM UMA FÓTO DO QUE SERIA OS IPÊS PLANTADOS AS MARGENS DA 265 ENTRANDO EM LAVRAS, LEMBRAM?? POIS É; 4 ANOS E OS IPÊS NÃO VINGARAM, UM PROJETO SÓ IMAGINEM ADMINISTRAR UMA PREFEITURA! TÔ FORA!!!!!!MAIS UMA COISA SILVÃO! A TAL GISLAINE NÃO É LAVRENSE NÉ? OU ESTOU ENGANADO? QUEM SOUBER POSTE AI!!!

foto no jornal....... disse...

Prestem atencao como tem foto do Iran Alvarenga nos jornais de Lavras!!!
Otimo empresario e pode ser um excalente candidato a prefeito.
E os outros......
e aquele ex-reitor da Ufla sera
que ele toparia??????

Anônimo disse...

Parabens! Esta é a verdadeira tradição do partido de tantas glorias do passado.



Membro do antigo PMDB

Anônimo disse...

O Hiran não aceita ser candidato, mas quer o seu nome aparecendo para satisfazer o ego. É competente sim mas não topa. A Gislaine é de Campo Belo e quando chegou em Lavras por ocasião de falecimento de seu Pai que administrava a LAVELI ela não gostava da cidade.Parece que aprendeu a gostar um pouquinho hoje.Mas para que procurar candidato se já temos os Cherens e eles é que vão dar rumo a esta cidade

membro disse...

O PMDB nao sairá de nossas mãos, tenham certeza.

CONSULTA FEITA........ disse...

Mas e a consulta feita ao ex-reitor
da UFLA,segundo familiares ele toparia!!!!!!!!!

Chegadinho na política disse...

É muito triste e perigoso estes politiqueiros que ficam pulando de galho em galho e barganhando cargos e votos.... isto é sinal que não sabem fazer outra coisa e precisam do dinheiro do POVO pra viver!

Respeito ao Prof. Fabiano disse...

Sou um servidor da nossa UFLA aposentado e quero registrar o meu voto ao Prof Fabiano Ribeiro do Vale, vale não só no nome mas sobretudo no ser que é: honrado, simples, culto, inteligente, administrador nato, lider de fato (ele é daqueles líderes que sabe respeitar e valorizar desde as categorias mais simples dentro de uma escala de trabalhadores,até o mais graduado doutor). Meu voto é seu Fabiano moro aqui em lavras mas nao sou daqui, e penso que os LAVRENSES MERECEM E PRECISAM DO FABIANO COMO PREFEITO, ELE É 10. A historia da UFLA pode ser contada em dois grandes momentos, antes do Fabiano e depois do Fabiano. Não estou desprezando o atual reitor Prof Scolforo, que merece todo nosso respeito pelo trabalho atual, mas tb com o dinheiro do REUNI NAS MÃOS, ATÉ EU... MEU VOTO E O DE MINHA FAMÍLIA SERÃO PARA VOCE, FABIANO.

FÃ DO PROF FABIANO disse...

Quem dera os politiqueiros de plantão pudessem aprender alguma coisa com o Fabiano R do Vale. A política de lavras seria outra. Conta comigo Fabiano, e com minha numerosa familia também.

Anônimo disse...

O Professor Fabiano, certamente, teria problemas com uma candidatura a Prefeito de Lavras em 2012. Já reeleito em Itutinga, sua eleição em Lavras, caso obtenha novo dmicílio eleitoral, poderia ser reonhecida pela Justiça Eleitoral como uma burla à regra da reeleição.