sábado, 13 de abril de 2013

UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA





Caros leitores.

Peço a cada um de vocês que leiam este artigo feito pela jornalista Dora Kramer, do jornal O Estado de São Paulo, onde faz uma análise crítica do presidente do Supremo Tribunal Federal e juízes. Leiam com atenção.

“Com todo respeito que as maneiras do ministro Joaquim Barbosa não fazem por merecer, o presidente do Supremo Tribunal Federal está confundindo assertividade com grosseria. Para usar um lugar comum: autoridade com autoritarismo

Acerta quando lança à luz mazelas do Judiciário: lobby junto a políticos para obter promoções, conluios entre advogados e juízes, patrocínios indevidos a viagens e encontros de magistrados, excessos em gastos, corporativismo, exorbitâncias sabidas e presumidas que a ministra Eliana Calmon quando corregedora do Conselho Nacional de Justiça já começara a denunciar publicamente com a rubrica "bandidos de toga".

O presidente do STF, contudo, comete incorreção tática ao se portar como palmatória do mundo em repetidas demonstrações de que acredita no seguinte preceito: se diz o certo, tem a liberdade de fazê-lo como bem entende, até na forma de afronta à urbanidade.
 
Seus desvarios de temperamento produziram momentos desconfortáveis durante o julgamento do mensalão e prestaram-se ao uso do sofisma segundo o qual o STF se conduziu como um tribunal de exceção referido na sanha do clamor popular, ao arrepio da Constituição e da jurisprudência. 

Agora as patrulhas da manipulação voltam a se assanhar por causa de uma reunião entre o presidente do STF e representantes de associações de magistrados acerca da aprovação de emenda constitucional criando quatro novos tribunais regionais federais.
São necessários? Há controvérsias e argumentos consistentes de ambos os lados, mas o debate de conteúdo acabou se perdendo e a atenção desviada para os termos com que Joaquim Barbosa levou a discussão. 

O ministro abriu a reunião à imprensa e até aí tudo certo. Não fosse a impressão de que o fez movido pelo afã de alimentar a imagem de santo guerreiro que a todos enfrenta com destemor.

Não precisava praticamente mandar os interlocutores calarem a boca nem constrangê-los com sua posição hierárquica e pretendida superioridade moral. Deu margem a que reagissem como vítimas agremiações que de coitadinhas não têm nada. Bastava argumentar.

Inclusive porque há fatos de sobra a corroborar a justeza dos combates a que se propõe Barbosa. A suntuosidade exorbitante dos edifícios de certos tribunais é o mais evidente e comezinho deles. 

Outro: a via-sacra de juízes aos gabinetes de políticos em busca de influência para conseguir promoções. Pergunte-se a ministros, senadores, deputados ou governadores como se dá essa prática e as respostas sustentarão a crítica que Joaquim Barbosa faz ao recurso da politicagem no meio judicial. 

Há uma caixa preta no Judiciário? Não resta dúvida. É necessário alguém de coragem, legitimidade funcional e identificação social para tocar nas feridas? Certamente. Barbosa reúne esses atributos? Em tese, sim. (grifos meus)
Mas, na prática, talvez. A rudeza do grito além de má conselheira é companhia das mais traiçoeiras.”

Dora Kramer- O estado de São Paulo – matéria veiculada em 11 de Abril

Caros leitores, por apontar escândalos envolvendo a prefeita Jussara Menicucci, que acaba de deixar um rombo de R$ 50 milhões de reais, sem nunca ter tido uma única ação ou pedido de resposta por ela ou por qualquer outra pessoa em meu blog e minha coluna na Tribuna de Lavras, fui condenado a perda dos direitos políticos por 8 anos, decisão esta que, mesmo carecendo de todo o respeito, será severamente combatida em todas as instâncias possíveis pois, no meu entendimento, fere de morte um dos preceitos constitucionais mais importantes da Constituição Federal.

O direito à liberdade de expressão em seu cerne, garante: Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos, sem conteúdo não deixar de observar o direito de resposta e/ou de responder na justiça por excessos, oque não foi o meu caso. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral nem legal.

Mas ao final deste artigo, a jornalista aponta até mesmo que há trafico de influencia entre juízes e políticos em busca de promoções. 

Diante disso tudo me pergunto: o que deverá acontecer com a colega Dora Kramer, que além de sustentar duras críticas a políticos e ao judiciário, atribuiu ao Presidente do Supremo adjetivos nada subjetivos como autoritário, grosseiro, não urbano e até desvairado. 

Volto a me perguntar: O que deverá acontecer com Dora Kramer? Caso haja uma análise ainda que quase estudantil da Constituição sobre o tema e os direitos interpostos, o direito da jornalista a livre manifestação deverá ser preservado dentro do nosso ainda estado democrático de direito. 

Comigo, por agir em escala infinitamente menor, ao meu ver, observando os requisitos básicos para assinar matérias de cunho jornalístico e opinativo, sem ofensas à familia de ninguém, eu já sei.

13 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com o título dessa postagem....
"SEm liberdade, a verdade não aparece"

Só o lado de lá pode fazer e acontecer, se do lado de cá a gente abre a boca, vem processo.... eita, que povinho mais poderoso esse!!!!!

Mas...lendo a Tl, n sei se entendi bem, mas me parece que o juiz andou fazendo,analisando de forma não correta alguns ítens e o promotor não aceitou revidou alguns ítens do processo...n sou advogada, n sei se me expressei corretamente....

A única coisa que acho disso tudo é que o filho do ex candidato, n sei se é pai de familia, mas precisa crescer e amadurecer...tá fazendo papel de criança!!!

Anônimo disse...

Caro Amigo Silva Junior.

Respondendo a sua pergunta no que tange ao que vai acontecer com a jornalista Dora Kramer, e simples de te responder : " Ela não carrega com si o sobrenome "Silva e nem tão pouco Cherem " entendeu ....
Aqui em nossa terra tudo leva a crer que alguns poderosos que largou um divida de 50 milhões esta com medo de aparecer mais dividas ai manipula alguém ...como é triste uma pessoa que estudou tanto tempo chaga em nossa cidade e é manipulado por um pequeno grupo tenha a Santa paciência e pra acabar viuu tenha um pouco mais de vergonha na cara manipuladores de uma figa. chega o povo daqui já cansou desta velha administração arcaica e grosseira .

Liberdade de Imprensa disse...

Parabéns, força Silva!

Anônimo disse...

Cassildo, voce quer virar vitima da decisão judicial, ou se comparar a alguem que comenta as vicissitudes do judiciario, vc não passa de santo, vc agiu de forma pensada, tanto o foi que colhe os louros das materias jornalisticas, empregos, hora extras. Voce se acha mais inteligente que seus leitores, e muitas vezes e mais burrice tem limite e a decisão judicial em questão serviu pra abrirmos os olhos para o jogo de interesses em lavras e banir da politica esse tipo de politica. adeus . e mesmo tendo certeza de que não ira publicar como não publicou o casamento com lavras de seu patrao, reflita vc sobre isso.

Anônimo disse...

Engraçado como são as coisas ...o juiz que esteve á frente da cassação do sr prefeito( o que não aconteceu)ficou sem tomar conhecimento daqueles fatos em que o outro candidato veio pra lavras, a convite da ex prefeita e fez parte do seu governo , unica e exclusivamente pra se candidatar..
Participou, DURANTE TODA A CAMPANHA, de inauguração de obras que foram feitas, msm ainda sem terminar totalmente, foi a todas as escolas, visitou tds as salas de aula, se n me engano com a secretátria da época, e em todas essas visitas, dizendo que ele era o candidato da ex prefeita...e o Prefeito atual não pode fazer esse tipo de visita....Pra mim isso foi imoral, ilegal , mas ninguém viu isso...
Gastou 100 mil reais a mais que o prefeito eleito e no entanto penso que esse dinheiro foi da máquina pública, pq duvido e muito que tenha tirado esse dinheiro do seu bolso, quer dizer onerou os cofres públicos não só com esses 100 mil reais, como tbém numa multa que ele sofreu de mais de 50 mil devido a uma publicação de uma pesquisa...
Foi por isso e por outras que ninguém viu ou NAÔ quis ver que a prefeitura foi passada do jeito que o prefeito recebeu...
A coisa tava tão feia que a ex prefeita não teve a dignidade de ir á prefeitura passar as chaves pro candidato que ganhou...
Siceramente, vejo algo estranho aí...Um juiz que trabalha pra um bem comum e desse jeito faz a gente pensar que tem agido de uma forma completamrente particular, ajudando uns e prejudicando outros...é o que me dá a entender, pelos fatos que vimos e que lemos...Tomara que eu esteja completamente errada!!!!

SILVA JUNIOR disse...

Caro anonimo.

Amanha lhe responderei.

abraços...

Anônimo disse...

Nem respeito ao povo que n a quer e a ninguém que esteja ao seu lado é prespeitado....O Marcos Cherem foi elito pelo povo e ela e o filho do outro lá, vem com processos e mais processos , a meu ver sem fundamento, pq quem agrediu, inclusive as leis foi ela e seus afilhados, mas a culpa cai sempre do lado oposto, pq aqui em Lavras tudo se ajeita com dinheiro....infelizmente...o dinheiro é a mola do mundo!!!
Quem tem dinheiro pra comprar(ela n tem, mas usou o nosso, do contribuinte)...ganha ..
Quem quer levar uma vida com lisura e digna não é aceitável;embora tenha muito dinheiro pra gastar,Marcos cherem optou pela dignidade, pelos votos sérios, limpos ..do que sair por aí comprando pessoas e coisas..(com o seu dinheitro)A sua lisura e dignidade falou mais alto...

Anônimo disse...

Cuidado menino
Frango que não sabe nadar e acompanhar pato morre afogado

Anônimo disse...

Esse filhote de cruz credo, que vem atazanando a vida dos lavrenses, querendo destituir do cargo o prefeito eleito pelo povo de Lavras, pra colocar em seu lugar uma pessoa que nem aqui em Lavras mora,vinha ha não sei qtos anos visitar a cidade, nunca se interessou por nada aqui , uma pessoa envolvida numa relação nada ideal pra um homem de bem...então gostaria de saber, sr adevogado...está agilizando pra que o nome de seu pai saia dessa relação? A primeira coisa que vc deveria fazer, como bom filho e adevogado que é, seria correr atras dos autores da listagem pra livrar o nome do papai da lista negra...O irmão da ex prefeita tbém tá metido nisso, só que nunca abriu a boca pra dizer nada ao contrário....escutei numa outra cidade, aliás outro estado numa reportagem do jornal nacional..Então garoto, ninguém fala nada, pq o povo de Lavras é proibido de tocar nesse assunto, mas o pensamento dos lavrenses e´sempre esse: pq vc não corre pra tirar o nome do seu pai dessa relação maldita??? depois sim vc vem fazer processos pra incomodar o povo de Lavras...no mundo nem tudo a gente ganha...tem que saber perder tbém e com dignidade......ou vc ja não está mais em BH, adevogando por conta própria e quer ficar que nem muitos da gestão anterior, ficar sem fazer nada e só receber no final do mes seus homnorários...
....
Ninguém quer ver marca de menecucci por aqui não e seu pai vai fazer o msm, sendo apoiado pela ex prefeita, esperar o que de diferente????

Maisa disse...

se.. com a liberdade de expressão a democracia é o que é, imagina sem ela (a expressão)???

Anônimo disse...

fala bandidão! vai ficar sem poder ocupar cargo púbico hein. kkkkk

Anônimo disse...

Mas que petulancia a do Flavinho...muita prepotencia dele tirar sua possibilidade de se eleger por oito anos, qual è o seu medo, menino? oito anos é o tempo que vc quer seu pai na Prefeitura???
antes, procure retirar o nome do seu pai da lista .. é tão competente, pq não se preocupou com isso ainda???
Vc só trabalha assim, com pressões e mais pressões?? Parabéns, belo trabalho o seu!!!!
Cuidado menino...nada como um dia atras do outro!!!! as vezes o que vc faz aqui, nem sempre acontecem coisas ruins c quem causou , sofrem os mais inocentes...se toca!!!

Anônimo disse...

o silva BABACA só o moreti gastou 100,000, mil o popo o cherem pagou para ele mais ou menos isto, ele e vc esta saindo graças há DEUS o tilili gastou 80.000.00 o joão paulo e o anderson bebum credo em cruz tb, mas é para publicar isto ai viu cara.