sexta-feira, 14 de março de 2014

A CENA, TEATRO & ATORES.





O dia de ontem, politicamente enfadonho no histórico de política de Lavras, marcou por seu ineditismo negativo e por demonstrações externadas que beiram a um quase “chavismo”.


Com uma diplomação construída às pressas, sem ou quase sem nenhuma formalidade, a Justiça Eleitoral condecorou Silas Costa Pereira com um diploma, hoje figurativo, que de posse do papel conseguiu, após ter a Câmara tomado ciência da decisão do Exmo. Juiz Dr. Rodrigo Melo, determinando que a casa legislativa levasse a efeito a posse do então candidato derrotado nas urnas, que fosse então empossado o candidato derrotado no voto.


Mesmo com um regimento interno que deixa claro as competências do Presidente e do vice, Chapisco, orientado por dois advogados que pertenciam ao quadro de ex-funcionários da ex prefeita Jussara, argumentou uma “omissão” do regimento interno que ele mesmo ajudou a elaborar e marcou, também de forma expressa, a posse para Silas. Chapisco, que é bacharel em direito e conhece muito bem as leis e suas termologias, estranhamente procurou se orientar por advogados que são ligados ao grupo da ex-prefeita, a qual o vereador sempre apoiou no campo político nos últimos 8 anos. 


Estranhamente o advogado da Câmara, devidamente nomeado pelo Presidente, não foi  procurado por Chapisco e nem tão pouco impediu que colegas do direito tomassem a “direção jurídica” da sessão bizarro-histórica da Casa Legislativa. Sem poder alegar ignorância sobre o texto regimental da Casa, Chapisco, num linguajar ilustrativo, “rasgou” o regimento interno, ignorou o comunicado do Presidente e, deliberadamente, deu posse a Silas. Além do “golpe na jurisdição do legislativo”, por um ato político e, como disse o próprio presidente Marcos Possato, “irresponsável e inconsequente”, Lavras foi lançada Lavras mais uma vez de forma negativa na mídia. Ruim para os envolvidos. Pior ainda para a cidade.


Lavras “ganhou” um risco negativo no seu histórico político e seus personagens foram todos afetados. O vice-presidente da Câmara expos uma situação que, caso fosse tomada a medida proposta por Possato, expos o homem e pai de família, Silas Costa Pereira, o qual no campo familiar e humano merece o todo respeito devido, foi exposto ao ridículo. Caso a sessão de posse fosse marcada para a última sexta ao meio. Se fosse feito como proposto por Possato, Silas e sua família seriam poupados da situação constrangedora e o próprio Chapisco teria se poupado politicamente. 


Com a ânsia e o poder ora invocado para dar posse, o vereador vice presidente, imaginando que o status cuo seria o que, em tese, fora a ele proposto, derrubou algumas máscaras utilizadas para abrir a porta do gabinete do prefeito e com isso conseguir alguma aproximação. 


Guardada as devidas proporções, quero crer que o próprio Chapisco, ,bem como Silas, foram envolvidos numa trama feita por ex-assessores da ex-prefeita e, no caso do vice presidente, fiel a seu verdadeiro grupo, foi levado até o ápice do bizarro-jurídico em busca da efetivação da vontade de um grupo.  


De surpresa, sobraram atores na cena real do campo político e máscaras, utilizadas para o teatro político, ao chão. Silas perdeu? A meu ver, muito. Chapisco perdeu? Idem. Lavras perdeu? Foi a que mais perdeu. E o pior, perderá muito mais caso seus reais interesses sejam tratados de forma umbilical, sem respeito aos poderes e leis. 

Podem estar perguntando: “Uai, você não perguntou se o prefeito perdeu. Porque?”. Resposta: o prefeito não perdeu nada porque até agora, devido a disputa do tapetão, governa com um mundaréu de gente tentando arrombar a sua porta provisória dados pelos quase 24 mil eleitores, não ganhou nada. Não ganhou nem tranquilidade para fazer o que se deve fazer de melhor para uma cidade, ou seja, administrar. Lavras poderia mais se as urnas, disputadas de forma igualitária em relação a suas armas (todos sabem o que eu estou dizendo) fossem respeitadas. 

Aos responsáveis por toda a confusão, fica a incumbência de juntar os cacos e arcar o ônus de tudo.

Lavras merece mais do que isso.

7 comentários:

Anônimo disse...

Sabias palavras Silva! Até ontem não sabia que esse blog existia. Parabéns pela coerência, continue assim. Abraço.

Anônimo disse...

A tentativa da ex prefeita em denegrir a imagem dos irmãos Cherem na mídia regional não poupa ninguém. A trama não é dos ex assessores da ex prefeita, é da própria.

Anônimo disse...

Muito boa a sua explanação, amigo!
Pior nessa situação toda, é que há uma pessoa (que todos sabem quem é) que manipulou tudo isso, e fez o opositor derrotado passar por essa situação vexaminosa.E sempre foi assim...ela joga um "alguém " na fogueira e sai de fininho como se nada tivesse acontecido.Prá depois bancar de boazinha e se candidatar novamente...e infelizmente todo mundo vota!entendeu? ela faz todo mundo de gato e sapato, expõe e ridiculariza e cai fora...porque não aparece? porque não apresenta sua "cara" à população?todo mundo sabe de quem se trata, enfim...
no final de tudo o "idiota" paga om ico e ela continua "na dela"
Prestem atenção lavrenses, entendam o que estou dizendo!

Anônimo disse...

Convém lembrar ao chapisco que há um ano ele não é mais o `PRESIDENTE DA CSAA.. se toca rapá...fica na sua...
O presidente mostro mais sabedoria que vc, embora vc tenha ocupado essa cadeira sempre a seu favor durante os oito anos da ex prefeita...
Que mico hien? já colocou isso no seu currículo? não se esqueça do buraco tbém..

Bom dia e um bom domingo a tds...
O cesar morto tá doido pra ver aqui as postagens e correr pra ir fofocar pra prefeita...
e vc Leandro? quero ver sua cara e dos demais atores amanha....
Já pode tirar sua carcaça de ferro debaixo de sua camisa...vc tá com problemas de virar a cabaça pros lados....se n incomoda a vc, tá incomodando a mim, fico agoniada....

Anônimo disse...

A CAPA QUE VC COLOCOU NA TRIBUNA VAI CUSTAR caro para vc pode esperar ,aguarde.

Anônimo disse...

Não aconteceu nada demais, o prefeito conseguiu uma liminar até que seja analisado os processos em que ele foi cassado.
Os meios de comunicação ou os blogs que tem na cidade tem a obrigação de passar realmente o que aconteceu e pra isso tem que ser imparcial,o bom jornalismos prega a imparcialidade né.
Sou lavrense e não votei em nenhum dos dois candidatos (Silas e Marcos),respeito é bom e o cidadão gosta muito disso.IMPARCIALIDADE NESSE MOMENTO É O QUE QUEREMOS.

Anônimo disse...

Quando assisto a Camara vejo que Marcos Cherem está anos luz na frente desses vereadores e dessa política horrorosa de CAP e Juju. Deixa o homem trabalhar.