segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A ANTEVISÃO DO JOGO.







A MÃO E O JOGO.



A semana começa pautada em manifestações “ambilares”, expectativa, casuísmos e uma profunda movimentação de bastidores em esferas conhecidas e outras que não poderiam estar participando do momento político de Lavras.

Com a entrega dos conhecidos embargos de declaração que, para os leigos, é um forçoso pedido de “remanisfestacao” para que um juiz ou desembargador esclareça pontos obscuros, omissos ou contraditórios em uma decisão proferida por ele e/ou câmara, nos bastidores, após uma semana de intensa movimentação política em BH, com direito a visita da ex-prefeita a partidários ligados a cúpula do partido e escritórios de advocacia, a coisa parece que já estaria, digamos, sacramentada para o aludir o não aos motivos apresentados nos embargos. 

Há rumores de que os embargos sejam, de forma expressa, assim como foi marcada a sessão de julgamento, marcada para uma semana após a entrega, devidamente recusados. Normalmente, em casos similares, o prazo para a realização da sessão de julgamento de tais embargos chegava há quase um mês.

 Após passar o final de semana lendo a ementa publicada sobre o caso, vislumbrei que a frase: “...após o julgamento dos embargos de declaração..”, poderá criar uma janela obscura para uma interpretação umbilical e com isso, caso se confirme o “animus diplomandi” criado em torno do caso, possa, e conforme informações advindas do QG da Caixa D’agua, vir a caracterizar o que se diz nos bastidores. Ou seja: vai dar certo! 

Em se confirmando ao “animus recusandi” dos tais embargos interpostos por Marcos Cherem, mesmo sem que a decisão seja publicada como determina a lei, a decisão dos embargos, conforme extensa discussão e acertos nos últimos dias, poderá ser comunicada via fax (ainda existe isso?) ao juízo do Cartório Eleitoral que, diante da lacuna interpretativa deixada na decisão do TRE-MG, poderá, mesmo que no avançar das horas, convocar Silas para diplomação. 

Isso poderá acontecer sob o argumento de que a decisão emanada pelo Tribunal teria usado o termo  “após” quando da publicação do acórdão proferido pelo Tribunal quando foi julgada procedente a AIME que cassou o prefeito eleito, mesmo, segundo sustentação de advogados de Cherem, tratarem de coisas já julgadas pela própria casa.
Ressalta-se que, em tese, para peticionar um recurso junto ao TSE, seria necessário ter em mãos a decisão devidamente publicada pelo TRE-MG. Segundo uma fonte, o retardamento da dita decisão já teria sido devidamente cuidada para que não ocorra em tempo hábil para tal.

Achei a informação tão bizarra e que afrontaria aquilo que a sociedade tem de melhor, que é a justiça séria feita por homens sérios, que desconsiderei veementemente. Mas, sem entrar no mérito da coisa, existe um ditado: “...Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay.”

Portanto, dentro do campo traçado por uma fonte amarela e azul, de bico grande, há crenças e motivos “latentes” para que os embargos sejam recusados e que a estratégia para a diplomação (o que não quer dizer posse imediata) esteja já devidamente preparada e organizada por parte dos “agentes, partidários e escritórios de Belo Horizonte e Lavras”.

Ainda acontecerão cenas do próximo capitulo? Só as partes poderão dizer. Há novas estratégias? Não sei. Caso hajam, necessariamente terão que ser discutidas e aprovadas pelos “russos”, se é que me entendem. 

O que é certo é que Lavras voltará ao cenário político mais uma vez pelas portas dos fundos e, caso haja novos agentes, com possibilidade real de novos escândalos.

Em tempo:

 A Coligação de Silas havia me proibido de divulgar uma noticia sobre o mensalão mineiro e uma lista de envolvidos no caso. Na alegação, acatada pela justiça eleitoral em Lavras, o caso seria uma mentira; uma invenção. 

Fica a pergunta: 

Como um desembargador do TRE-MG acaba de ser condenado por vender sentenças ao PSDB no caso do Mensalão Mineiro?. Não era mentira?! Não era invenção?!  Como o coitado do desembargador foi condenado tão inocentemente?! 


Trecho de matéria extraída do portal G1, da Globo.

...segundo a denúncia, Valério pagou os valores a Tolentino, então juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais, para que ele tivesse atuação favorável a Azeredo e Andrade, candidatos a governador e a vice, respectivamente. De acordo com a sentença da 4ª Vara Criminal Federal de Belo Horizonte, o ex-advogado do publicitário “votou sistematicamente em prol das teses sustentadas pelo partido do candidato Eduardo Azeredo e seu vice, ainda que ao final não tenham sido todas acatadas pelo órgão colegiado”.

 As acusações referem-se à parte do processo do mensalão mineiro de réus que não possuem foro privilegiado. Eles respondem às acusações na Justiça de primeira instância. Nas ações penais 536 e 606, do Supremo Tribunal Federal (STF),  Eduardo Azeredo e Clésio Andrade são investigados por desvio de dinheiro público durante a campanha ao governo de Minas Gerais, em 1998.

23 comentários:

Anônimo disse...

Qual o nº do processo que o Silas figura como Réu neste caso?

SILVA JUNIOR disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
SILVA JUNIOR disse...

Como réu não, mas como, segundo Marcos Valério,o operador dos dois mensalões, beneficiado.

Isto segundo documentação anexa ao processo e que deverá ser julgada pelo STF.

A ação, salvo melhor juízo, foi movida pela PGR e acatada pela justiça.


abraços...

Anônimo disse...

Esse Silas deveria voltar de onde saiu.Cheira mal essa maracutaia que fizeram .Ninguém julga os processos da Jussara? Já votei em Aecio e não voto mais depois do que está acontecendo em Lavras. Corja de aproveitadores.Se entrarem novamente os cofres da prefeitura podem ser trocados por aqueles porquinhos-cofrinhos.Só Jesus na causa.


Anônimo disse...

Silvão, eu acho que este movimento de fazer passeata o maior tiro no pé. Os "DEUSES" do judiciário sempre veem isto como uma afronta às suas decisões.

Anônimo disse...

Depois que perder no TSE, esta corja tambem vai fazer passeata em Brasília? tudo isso para defender carguinho comissionado?

Anônimo disse...

Para mim o Cherem está fazendo um bom mandato, mas não deveriam terem menosprezado o adversário com críticas.Isto mexeu muito com eles.

Anônimo disse...

Para quem não sabe UNES também é nome TURCO. Já que xingam tanto os turcos o Filho se chama UNES.É turco. Deveria assinar só Pereira. Mas turco deve dar ibope né Dr?

Anônimo disse...

Edmar do Paiol vota a favor pelo aumento do salário dele e contra o aumento do salário dos outros. Só rindo.

CARLOS disse...

Silva, bom dia, se quiser prefiro que não publique minha opinião:

Silva, vc foi o UNICO que pôs a cara a tapas..foi agredido, foi insultado...descaracterizado..chegando até a cunhos familiares,Silva,infelizmente...digo de coração infelizmente..quem criou..o então prefeito MARCOS CHEREM, foi quem o sepultou...o arrogante, metido,deputado FABIO CHEREM.
Te garanto, o povo de Lavras, apesar do genio) gosta do jeito de administrar do Dr Marcos mas, seu irmão usou de falcatruas, atos que vc sabe que não pode..qtas vezes li a tribuna de Lavras manchetes contra o Carlos Alberto..uma lembro PC FARIAS DE LAVRAS, origem do dinheiro de seu pai...o problema pecuário de seu irmão..tudo isso a cúpula da caixa dagua usou anos anos e anos...lembro tb do saudoso Leonardo Venerando, quando a ex prefeita que na época apenas cabo eleitoral que ia de porta em porta falar que o nadinho não gostava de preto e nem de pobre...isso eu presenciei...dava cestas basicas na madrugada..paanfletava as portas no dia da eleição...
Silva é muito triste..estou..chateado com a falta AGORA de coordenação de Dr Marcos...veja no Youtube entrevista de Collor quando foi casado quando foi perguntado por um entrevistador(isso a poucos anos) onde foi que ele errou.Collor disse, quando proclamei o povo para ir as ruas o tiro foi no pé,
Vi ontem...um ato mal planejado..horrível de si vê..para te falar a verdade, de eleitores sem vinculo com parentes ou funcionários da prefeitura POUCOS para não dizer nenhum...
Com suas palavras sinto que vc está triste, mesmo não sendo cassado(oque eu acho que não escapa mais)acabou politicamente, graças a seu irmão FABIO CHEREM.
obrigado VOCÊ MERECE MAIS E PODE MAIS.

Anônimo disse...

Silva Junior então por gentileza me explique uma coisa,se o Silas foi o operador de dois mensalões então porque o Marcos Valério e muitos outros peixes grandes de nossa política foram condenados e presos e o Silas esta solto?
Será que ele tem tanto poder assim?
Será que ele tem tanta força política?
Será que ele comprou os ministros do supremo?
Tem algo nisso tudo que não esta bem explicado.

Anônimo disse...

Independentemente de sigla partidária,de candidato,o que o cidadão pagador de impostos deseja é que as leis eleitorais sejam respeitadas durante uma eleição,caso ela tenha sido ultrajada o candidato que fez isso tem que ser investigado,julgado e preso.
Nosso voto não é moeda de troca.
Votei na Coligação Lavras Pode Mais e por isso quero que a justiça seja feita,ou a favor ou contra o candidato da coligação.Sou honesto e trabalhador e quero honestidade dos candidatos que voto e infelizmente tenho certeza que não esta acontecendo isso.Não te necessidade de nossa prefeitura tem mais de 1000 pessoas contratadas,na administração passada tinha quase 700 pessoas contratadas e eu fiz por escrito meu descontentamento.Uma das coisas que o Marcos Cherem dizia na campanha que no mandato dele (e ele já tinha certeza que ganharia a eleição)seriam contratados o menor numero possível de pessoas e infelizmente foi pura mentira.
Silva Junior,assim como você tem suas fontes de informação eu tenho as minhas,minha profissão exige que eu viaje muito nas cidades de nossa região e que eu estabeleça contato com inúmeras pessoas se você tivesse metade das informações que eu tenho sobre o que o Fábio Cherem esta fazendo para se reeleger seu blog iria bombar mais ainda.

Anônimo disse...

EDMAR DO PAIOL, O QUE VOTA PARA AUMENTAR O PRÓPRIO SALÁRIO E CONTRA AUMENTO PRO EXECUTIVO. DEVERIA AO MENOS SER COERENTE, SE VOTOU CONTRA AUMENTO, VOTASSE TAMBÉM CONTRA AUMENTO PRA ELE. LAVRAS MERECE. TAMBÉM COM O CAMILO DE ASSESSOR, QUERIAM O QUE?

Anônimo disse...

Dá a César o que é de César. Lavras terra dos ipês e das escolas. Terra de políticos que são verdadeiros sangues suga, Como disse Darwin o homem é produto do meio. Pena que ele esqueceu que neste meio a toda uma estrutura vital.


SILVA JUNIOR disse...

Caro anonimo.

Creio que tenha se enganado. E momento algum mencionei Silas como operador dos mensalões e sim Marcos Valério. Segundo o publicitário, em lista anexa ao processo com nomes, detalhes e valores, Silas teria sido beneficiado pelo esquema e não o operador como quis fazer crer.Todos os nomes estão sendo investigados e o tamanho de sua participação, segundo o Ministério Público de MG.

Que conste dos autos...

abraços..

Anônimo disse...

Concordo em parte com os comentários acima, mas, a passeata foi um fiasco e término digno de opereta de bordel. Os manifestantes levaram para a câmara uma urna funerária onde estava os restos mortais da democracia. Ledo engano, não consta que exista na câmara uma CPI para cassar o prefeito, muito pelo contrário. Tiveram o apoio total do presidente (imparcial) e tiveram até voz na tribuna, sem dar chance aos contrários. Quem está cassando o prefeito é a Justiça. Logo, o local somente foi escolhido para parecer que o povo de Lavras é contra a sentença que o condenou. Ledo engano, eu vi umas 110 pessoas subindo a rua Barão do Rio Branco, na frente da câmara tinham umas 200, nossa cidade tem mais de 100 mil habitantes e como 200 representam 0.002% da população esta percentagem é insignificante estatisticamente. Não falavam em nome do povo, falavam em nome próprio. O mais surreal foi o líder do prefeito que diante do caixão da democracia afirmou que aquela manifestação era uma manifestação de liberdade de expressão!!! Ora, liberdade de expressão não é suprimir as vozes discordantes. Ademais se tirarmos alguns contratados e outros estáveis com cargo de comissão, sobraria pouquíssimos cidadãos na passeata. Não ouvi, mas pensei: Tenha piedade deles e os perdoe porque não sabem o que fazem.
Cordiais saudações, Luiz de Almeida.

Anônimo disse...

Sinceramente esta passeata foi muito mal organizada, e principalmente por causa de uma pessoa que não tem credibilidade, so tinha comissionado e contratado, ´porque os efetivos não foram avisados? Eu não fui, onde trabalho não e falou nada fiquei sabendo na internet, e acompanhei e vi que estava totalmente desorganizada, fui de curioso, e choquei quando vi o caixão, falta de respeito totalmente com quem ja passou por fases ruins onde teve que sepultar parentes, sem noção, ridículo, não precisava disso, somos um povo inteligente , ganhamos com 23 mil votos, mas me desculpe aquilo ontem foi vergonhoso.

Anônimo disse...

O SILVA O VEREADOR PESCADOR ALISON E SEU ASSESSOR REINALDO, QUE GOSTA DE DOURADO COMO NOS GOSTAMOS , falou que seu filho não fica, nen o dirley, o alisson e o tilili, e o jose henrique ,ja esta armando em cimA do seu filho ok,KKKKKK

Anônimo disse...

Silvão, por acaso vc tem noticia dos canais de TV, Band e Rede TV, a Band tá fora a meses e a Rede TV a mais de um ano e outros canais estão péssimos, dá uma força para o prefeito, quem é o responsável ou irresponsável?

SILVA JUNIOR disse...

Caro anônimo.

Para que conste dos autos.
Meu filho PASSOU em PRIMEIRO LUGAR
no processo seletivo (?).

Portanto, não deve nada a ninguém.

Mesmo assim, grato pela postagem.

Poderá ter alguma valia num futuro próximo.

abraços...

Anônimo disse...

Interessante vc dizer que seu filho passou em 1º Lugar, teve gente que passou em 1º lugar no mesmo processo seletivo, e nao foi convodado so por causa de nao fazer parte da base turca da perimetral...estranho ne???

Anônimo disse...

Somos todos hipócritas .

Anônimo disse...

Bruno Nonato, o mala complexado.