sábado, 30 de julho de 2011

O NOSSO POSTO PÚBLICO


clique na imagem para ampliá-la


Os gastos com verbas de representação estão levando para a cadeia vários vereadores. Em Fronteira, no Triângulo Mineiro, todos estão presos devido ao uso indevido da verba de representação, conhecida como verba de gabinete. Os vereadores estão presos e tiveram o pedido de habeas corpus negado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

            Em Lavras, o uso de combustível pelos vereadores pode levar a uma investigação por parte do Ministério Público. Foi o que avisou o promotor de Justiça Dr. Eduardo de Souza durante um encontro com todos os vereadores realizado na última quarta- feira, na salão de reuniões do prédio do MP. O promotor abordou com mais ênfase o gasto com combustível feito por cada vereador e disse que não irá tolerar abusos ou desmandos com o uso do dinheiro público.

            Na última edição da TRIBUNA DE LAVRAS, publicamos os gastos realizados pelo presidente da Câmara Municipal de Lavras, Evandro Castanheira Lacerda (Chapisco) por ser ele o representante dos vereadores lavrenses. Nesta semana, conforme prometido, resolvemos publicar os gastos realizados por cada um dos vereadores. Os dados levantados são relativos aos meses de janeiro a maio deste ano e estão no site do Legislativo lavrense. 

            Os números apresentados em relação à quilometragem percorrida são médios. Alguns veículos podem variar em relação ao consumo apresentado no quadro ao lado.

            No total, desde o início do ano até agora, a Câmara Municipal de Lavras pagou aos vereadores aproximadamente 13.000 litros de gasolina. Vale lembrar que o combustível, em tese, é para ser usado em ocasiões que posam ser comprovados como no exercício do cargo.

            Uma Ação Civil Pública, encabeçada pelo médico Otto Metzger, levou a condenação de 15 vereadores pelo mau uso da verba de gabinete. Uma outra ação, levada a efeito pelo Ministério Público, já condenou em primeira instância 13 vereadores pela falta de comprovação de gastos com gasolina e outros serviços. Os vereadores condenados na Ação Civil, em tese, não poderão concorrer nas eleições de 2012. Caso seja confirmada a condenação da ação movida pelo MP, o número de vereadores e ex-vereadores que poderão ficar de fora do próximo pleito será de 15. Com isso, uma grande renovação poderá ser vista na Câmara Municipal de Lavras.

MAIS  GASTO

            Os vereadores de Lavras se reúnem para sessão ordinária apenas uma vez por semana. Outras despesas apresentadas para justificar o gasto com a verba indenizatória estão sendo analisadas. Entre os gastos que mais chamam a atenção estão as despesas com papelaria, manutenção de veículos (os deles), pneus, padaria, empresas de informática e telefones (móveis e fixos).
             
Os dados estão em fase de análise e em breve poderão ser divulgados.

38 comentários:

Pastor profeta disse...

Minha premunição estava errada!Quem gasta mais gasolina não é o vereador Jurássico e sim o Chuvisquinho.Que vergonha hem presidente.Vamos andar um pouquinho a pé,é bom para acabar com barriga.Vereador,visto que o senhor anda tanto de carro,bem que podia aproveitar e dar umas voltas pelos bairros da cidade e ver o caos que estão certas ruas.Vamos mostrar serviço né,2012 já ta chegando.O dia do juizo final está próximo!!!!

Aritmetica simples....... disse...

Parabens Silva Jr pela sua reportagem denuncia.Agora gostaria de fazer algumas contas simples ,
usando estes dados:No caso do vereador Chapisco que gastou 1518 l de gasolina de janeiro a maio,corresponde a 306 litros por mes ou 10,2 litros por dia o que daria 102 Km por dia.Para transitar dentro de Lavras a velocidade media em torno de 25Km/h,assim o nobre vereador fica cerca de 4 h todos os dias andandado de carro,tudo pelo interesse publico.

informacao complementar.... disse...

Sr Silva Jr ,nas informacoes sobre gasto de combustivel seria possivel
quais foram os veiculos que receberam
o abastecimento, e tb quem forneceu o
combustivel?

Apenas uma sugestão... disse...

Ja que somos nós os pagadores desse abuso do uso de gazolina, que cada um deles faça um relatório ...pra onde foi, o que foi fazer,km pra se chegar até o local e outros dados que n sei dizer...tipo aquele relatório que se faz nos comites eleitorais...pq se o dinheiro é nosso, precisamos saber como é gasto...
...
Eles abusam e não me espanta nada se eles levam e buscam filhos na escola, levam e buscam esposas no trabalho, fazem viagens de passeio e outras coisas mais...
São todos os salafrários e nós contribuintes, queremos, devemos e temos o direito de saber...
Fazem uma reunião por semana, o resto ficam em casa descansando, a não ser em período eleitoral em que ficam a cata de votos perdidos durante o mandato...e depois tem muito vereador que mora encostado onde se realizam as reuniões , poderiam ir a pe ,seria até muito bom , pq alguns deles emagreceriam um pouco, pois tem uma "pança" de doer...
Que o proximo prefeito que vier faça valer um controle mais detalhado desse abuso...pq pra ajudar o povo, isso, tenho certeza que não tem e não ajudam , a não ser em épocas eleitoreiras...

José Marcio Faria disse...

Silva Junior,
Que bom que depois que "levantei a bola" dos gastos indevidos com a verba indenizatória dos vereadores de Lavras, na minha coluna (não a vertebral, mas o Manicômio) em 30 de maio, o assunto vem ganhando corpo. Já foi assunto de matéria na Rádio Cultura, Tribuna de Lavras, agora no seu Blog e, pelo que você noticiou, já chegou no Ministério Público. ÓTIMO!!!! Parabéns por ajudar a divulgar isso.
Abraço,
Jose Marcio Faria

celso disse...

silva jr. eu e minha familia aprendemos a admira-lo e tod sabada sua coluna e seu blog sao lidos aquiem casa. Essa da gasolina foi demais. so espero que nao pra politica como candidato a alguma coisa. abraços e parabens.


Celso ramos souza - de lavras

INDIGNADA disse...

Dr. Planeta, tao preocupado com o meio ambiente e gastando tanta gasolina!rsrs E a defensora das arvorezinhas q seriam cortadas pq o vereador Malvado pedia tanto papel deveria tbm olhar o gasto d gasolina feitos pelos carros da prefeitura q circulam por toda a cidade fazendo "favorzinhos particulares" (tipo buscar esposa em porta de escola)... Que este novo promotor continue ILUMINADO ...

Marias Gasolinas!!! disse...

Depois dessa,esses folgados vereadores gastarem tanto com gasolina pra passear,porque trabalhar em prol do povo ainda não vi nada! Tirando um apenas que trabalha em prol do povo Marcos Cherem porque o resto é so dar nome de rua e fazer festa pra homenagear alguns da cidade. Agora que não quero que saia esse aeroporto porque o que vai ter de gasto de passagem de avião pra esses folgados passear vai ser além dessa planilha de gasto de combustivel pra esses vereadores folgados. Ainda bem que chegou esse promotor e colocar essa gente no seu devido lugar que é trabalhar não gastar nosso dinheiro andando atoa por ai.Hehe 2012 tá chegando faremos uma limpa nessa camara.

Saude em 50 lugar??? disse...

Esses vereadores deveriam olhar mais a saude de lavras que ficou lá pra traz, né enio?
n tem vergonha não?
Vc ja tá bem "experiente" pra ficar aí puxando o saco de autoridades....

Samin Segria disse...

Silva Jr,
Outro abuso com o dinheiro público são os gastos com peças e oficina dos carros dos vereadores. Principalmente do Sebastião dos Santos Vieira e da Maria Helena.

Pedágio disse...

Isso é perseguição ao vereadores de Lavras, porque sao apoiados pela prefeita Jussara.
Muito dessa gasolina é distribuída para os próprios eleitores em momentos dificies.

Sem vaga disse...

O Chapisco além de muitas beneses nesse governo tem mais uma. Um estacionamento particular e gratuito nos fundos da Casa da Cultura, onde diáriamente coloca seu Kasinho preto, até mesmo em cima da grama.

Anônimo disse...

VAMOS FAZER UMA RENOVAÇÃO NESTA CAMARA EM 2012 ,A POPULAÇÃO NÃO AGUENTA MAIS , ADEUS AMORES......

Anônimo disse...

E AGORA QUE SERÃO 17 VEREADORES? NOSSA POLÍTICA TINHA QUE ACABAR MESMO, SÃO TODOS PARASITAS. ACHO QUE A TAL GASOLINA É VENDIDA PELO POSTO LÁ DA JK(OTTO)SE FOR ELE ENTRARÁ EM CONTRADIÇÃO NÉ? QUERO VER JUSTIFICAR OS GASTOS!! VERGONHA!! MAIS ISSO VAI ACABAR! SILVÃO POR GENTILEZA POSTE O NOME DO NOVO PROMOTOR DE JUSTIÇA QUE ESTA INVESTIGANDO CONTAS DA JURUBÉBA(PALÁCIO) QUEREMOS ELOGIA-LO SEMPRE QUE ABRIR NOVA LINHA DE INVESTIGAÇÃO, E HAJA LINHA!!!!

Anônimo disse...

Vejam bem minha gente.Nunca alguém como este blog mostrou a realidade do que se passa entre os vereadores.Agora é preciso mostrar mes a mes os outros gastos tambem.Só assim esses vereadores vão gastar o que realmente devem.O Capitão Planeta com isto está poluindo o nosso planeta com o gás carbono jogado na atmosfera pelo seu veículo

Rogerio disse...

Engraçado este comentário do pedágio...rsrsrsrsrsrs Você quer dizer que os vereadores compram votos dos eleitores (alguns) dando gazolina pra eles? E pode? Então devia dar gazolina para todos uai! É uma vergonha esta verba de gabinete... Devia chamar o nome certo: complemento do salário ou abuso de poder ou mamata e/ou farra com o dinheiro do povo!
A única solução é tirar todos estes vereadores da camara e colocar lá, através do voto consciente (sem compra de votos e troca por cargos), pessoas que nunca foram vereador e que principalmente tenham seu rendimento próprio e não precisam do salário de vereador pra viverem! Gente que sabe e que trabalhou a vida inteira e que não vive de politicagem!

Anônimo disse...

Alguem ai em cima comentou quem vende a gasolina(vende) nota fiscal isto é uma vergonha os donos de postos são corruptos tambem porque fornecem nota fiscal, concordo com quem disse que na camara tem que entrar que não depedende de salário de vereador para viver, 2012n tá ai é so ver as propostas de novos candidatos. abraço

Anônimo disse...

vamos fazer um limpa na camara fora todos os vereadores.....

Zona rural disse...

A perseguicao deste blog nao tem limites. O Anderson ja me ajudou muito e me levou ate para tirar o titulo no cartorio electoral. E um trabalho social gente. Deixa de perseguir o coitado que e uma Pessoa boa.

Sonia disse...

É mesmo Rogério! Tem razão! ...
Qual será o momento difícil que o pedágio falou lá? Fome e sede não é porque ninguem bebe nem come gazolina, nè?
Com este dinheirão gasto em gazolina, poderia mesmo é matar a fome de eleitores(de modo geral e não de cada vereador sangue-suga) mais necessitados, comprar mais remédios, arrumar os buracos criminosos dos bairros e fazer até mais obras...
Mas em primeiro lugar vem o pagamento dos projetos aprovados nas "coxas", o acúmulo das fortunas dos políticos, as benesses para a família toda de cada político ...
Onde fica a partilha justa? A verdadeira democracia? Haja promotores justos, honestos e tementes a Deus, para corrigir toda esta sem vergonhice!
Se cada promotor/juizes (não são eles que defendem o patrimônio público?) sérios de cada cidade, fizer a sua parte dentro do Município que lhe cabe,se os vereadores fossem de verdade REPRESENTNANTES DO POVO HONESTO E TRABALHADOR, o Brasil também vai tomar jeito!!!! Vai sim, se vai... é ossooooooooooooooooo!

Contador disse...

Vocêe faria um grande bem a população se publicasse os gastos do ano passado 2010, para que a população tivesse um parâmetro.

Amigo do Silva Junior disse...

Siva Júnior me garantiram que você não publicaria mas apostei na sua dignidade

Você sabem quanto o Deputado Estadual Fábio Cherem gastou de combustível nos últimos 5 meses fev./ jun.?

Está no site da Assembléia, R$ 16.135,89 (dezesseis mil cento e trinta e cinco reais e oitenta e nove centavos) o também Deputado Estadual Adalclever Lopes da vizinha cidade de Perdões no mesmo período gastou R$ 1.618,84 (hum mil seiscentos e dezoito reais e oitenta e quatro centavos) dez vezes menos.

Anônimo disse...

Redondo dia;

Com esse vai e vêm com dinheiro público, ano que vêm vai dar Cherem.


Redondo adora bom bom de pinhão.kkkkkkkkk

Anônimo disse...

EU ARRENPENDI DE TER VOTADO NO JULIO MARMELO FIQUEI EM DUVIDA ENTRE ELE E O LILA AGORA EU VI A BESTEIRA QUE FIZ QUE VERGONHA JULIO COM ESTA GOSOLINA VC VAI ATE PRO JAPÃO, DECEPCÃO, CREDO EM CRUZ.

Anônimo disse...

Marcos Cherem não tem verba de gabinete...MASSSSSSSSSSSSSSSSSSSS tem cel. pago pela Camara.

ex vereador disse...

Que idiotice. O jornalista publica o que qualquer cidadão tem acesso.

Ele trata o assunto como se fosse ilegal ou imoral.

O mandato seja de vereador, deputado ou senador tem um alto custo para a socidade,pois somos uma republica que adotou a tripartiçao dos Poderes e quem tem no legislativo um Poder fiscalizador do Executivo.

Nao seria razoavel um parlamentar pagar do proprio bolso o desempenho da atividade parlamentar.


Agora falar que o vereador Marcos Cherem nao usa sua verba de gabinete é mentira e tem cunho propagandistico eleitoral, ou seja, o jornalista tenta construir a todo tempo uma imagem positiva do vereador, ja que este se intitula candidato a prefeito em 2012.


Como diria o Datena, me ajuda aí Silva Junior.

chico disse...

a diferenca de cherem é que ela tem escritorio aqui. funcionarios aqui, escirtorio em bh, funcionarios em bh, e tem aproximadamente 80cidades que votaram nele pra ele visitar e alem disso tem as viagens das comissoes que ele representa e o deslocamento dele pra lavras. o deputado de perdoes mora la. um deputado representa Minas num todo, ja os vereadores...................

SILVA JUNIOR disse...

Caro Ex Vereador.

Em relação a sua postagem, esclareço:
Suas ilações não foram escritas por mim. Apenas divulguei o que consta do site da camara de Lavras. No item gasolina, não havia sido lançadas despesas de gasolina pelo Dr. Marcos. Em relação a outros itens, ainda estou em fase de apuração. Caso existam, serão divulgadas bem como a de TODOS os outros vereadores.

Em realação ao custeio defendido pelo senhor,minha opinião diverge da sua.

abraços...

PAZ disse...

Vamos investigar tambem os gastos de 2010. Procure saber e terá uma grande surpresa!

Amigo do Silva Júnior disse...

Boa Silva!

Anônimo disse...

Prezado ex.
Ainda bem que vc é ex, pois sua defesa pelo desempenho da atividade parlamentar é no mínimo ridícula. Não se esqueça que o dinheiro gasto é seu também. Felizmente vai haver apuração, e vamos ser informados, porque as alegações são tão desastrosas, que gostaria muito de ver a prestação de contas do Dr. Hélio, do Daniel (só anda de moto), da Helena, Júlio, Dr. Sebastião, Duti, Chapisco, etc, etc.. Não canditade novamente, ex. eu te imploro. Precisamos de pessoas melhores.

Anônimo disse...

O interessante é oseguinte:

Os gastos com combustiveis realmente é um absurdo, o problema é que os meios q estao sendo usados para divulgar tal ato nao parcialidade nenhuma, vejam porque:

O que nao gastou nada no periodo ditado na materia, foi o que mais gastou em telefone (fixo e movel) e no caso ao tem como comparar o que foi ligaçao politica e ligaçao pessoal, assim como o combustivel.

Isso sem contar a promoçao pessoal e o abuso de poder economico que o mesmo faz com o dinheiro do contribuinte, é so olhar no sitio da camara e ver que o site do mesmo é bancado por dinheiro publico para divulgar e promover seus atos, ( alias, como esse proprio espaço promove, os atos do proximo candidadto a prefeito de lavras)

Vms cobrar sim, mas com respeito ao cidadao e sem puxar saco de nenhum possivel candidato ou partido.

Zé Traira, dos corruptos disse...

A verdade é que tanto nossos vereadores, quanto o deputado de Lavras, pensam no povo. Sim, porque gastando tanta gasolina geram empregos...É uma vergonha!
O pior é onde compram essa gasolina. Dizem que essa semana Da. Loira, preocupada de pegarem provas com o dono do atual posto, está buscando alternativa próximo ao famoso Gato Preto. Será??????Ou será porque o tal felino é ligado a magia negra????? Mas lá não é o tal posto que segundo a Petrobrás, adulteram combustível???????

Geraldo Reis disse...

Perai, porque no evento do pe. Juarez a igreja não estava presente? Perguntar não ofende.

Anônimo disse...

Que o novo promotor seja mto bem vindo. Que Deus o ilumine, para que todas as denuncias sejam apuradas. E com certeza a população de Lavras merece essa investigação.

Quanto a justificativa e esplanação das denuncias feitas na reunião da camara: "cada povo tem o governo que merece"

Anônimo disse...

2012 vem ai ....,.,;vamos mudar a camara se deus quiser, todos tem que sair......,,,;;;

Anônimo disse...

Cherem Prefeito????quantos celulares??? vai TER?????

Tô de Olho disse...

O problema não é o combustivel gasto mas o valor das notas fiscais, é só o Dr Promotor exigir a comprovação do pagamento das despesas, como é feito pela Receita Federal (copia do cheque ou comprovante do cartão de credito) em dinheiro é que não foi pago, né mesmo. Se fizer desta forma a casa vai cair para muita gente.