segunda-feira, 6 de outubro de 2014

ACABOU A ELEIÇÃO. COMEÇOU OUTRA!





O resultado das eleições em Lavras não me surpreendeu. 

Dias atrás, em conversa com pessoas ligadas à política da cidade, quando fui perguntado sobre quantos votos teriam Cherem e Dâmina, não titubeie e disse: “Cherem terá entre 16 e 18 mil votos e Dâmina terá de 14 a 16 mil”. Na hora a reação foi de incredulidade. Eles acreditavam que os números seriam mais favoráveis e sapecaram que a coisa passaria de 25 mil. 

Dentro da margem de erro do “tudo pode acontecer”, acertei.


DEHON

No caso de Dehon, a votação demonstrou que parte da oposição aos Cherem votou no candidato , aliado à facilidade e visibilidade do número atrelado a Dâmina, o que potencializou os votos dados. Dehon navegou na mesma maré de Anderson Garçom em 2010 e obteve números parecidos.


DAMINA CAP

Dâmina surgiu como garantia para CAP. Após sua decisão de abandonar o pleito em virtude de sua impugnação, o empresário Midas viu que precisava de alguém, de sua confiança, para entrar na vaga cuidadosamente preparada por ele, inclusive a sua coligação com PTB que garantiu a eleição de Dâmina. 

CAP, em 2010, obteve pouco mais de 16 mil votos em Lavras. Dâmina chegou perto, mas não repetiu os votos do marido. Mesmo assim, e graças ao mundaréu de votos de Eros Biondini (mais de 170 mil votos), Dâmina foi eleita.


CARONA PRA 2016?

Em sua pré-campanha, CAP recebeu o apoio de Jussara - por mais inimaginável que se pudesse crer-  e a reboque o do prefeito não legitimado pelas urnas, Silas Costa Pereira. 

CAP, de olho numa disputa menos acirrada, já mantinha certo namoro em 2012 com a ala da ex prefeita e agora, após a vitória de Dâmina, recebeu a visita em comemoração do então prefeito Silas Costa.  A visita ontem a noite foi lida por partidários como um “recibo na mesa” para que Dâmina CAP apoiem o prefeito agora sem o governo do Estado para apoiá-lo.

Com a visita de ontem já e é possível afirmar que CAP’s & Silas dão sinais de que poderão seguir lado a lado até a outra margem, ali em 2016. 

Porém, há que se ter cuidado com os instintos.



CHEREM

O deputado Fábio Cherem conseguiu o que muitos políticos não imaginavam: Foi reeleito e, com uma votação surpreendente para quem estava de fora da campanha, quase dobrou a sua primeira votação e chegou aos 65.778 votos. 

Cherem, ao que parece (política tem ingratidão demais), fez a aposta em Pimentel e se deu bem. Foi o único do partido a arriscar. 

Ontem, segundo fotos em rede social, o lavrense acompanhou o resultado ao lado de Pimentel, com direito a selfie e conversa em separado ao final da apuração. 

Cherem agora terá a missão de manter vivo o legado de seu irmão e enfrentará um movimento político de desmanches. Jussara será suplantada por uma força maior no Estado e na cidade. 

CAP buscará se viabilizar politicamente e Cherem terá que manter o eleitorado com saudades do irmão e de uma gestão bem avaliada como vinha sendo. Mas segue um alerta: politicamente e midiaticamente terão que ocorrer profundas mudanças de estilo e aproximação. 

Agora, a atenção e os interesses estarão divididos e ganhará espaço quem melhor souber “negociar” em todos os campos.  Votos existem. Possibilidades políticas também. Mas agora tudo terá um preço, e bem maior, para quem quiser sobreviver na política da cidade. 

O tempo dirá.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cadê aquele César para falar do CAP, porque só falta ele dizer que o CAP é uma pessoa sem mancha alguma. E agora eleito a Federal.

Anônimo disse...

Silva Junior, porque ninguem publica que o Blogueiro Andre Luis Fontes ganhou cargo de chefia na prefeitura depois de puxar tanto saco em seu blog? Não foi esse um dos motivos que cassou Dr Marcos, o de dar cargos para parentes da imprensa?? Eles podem?? Consta no Diario Oficial dia 02/10/14 pagina 20, confere e publica ai... O jornal de lavras tambem deveria divulgar