domingo, 12 de outubro de 2014

A VERDADEIRA HISTÓRIA DE 15 ANOS DE TVU





Prezados leitores! 

Peço desculpas por fugir ao tema recorrente deste espaço, mas que em breve estará de volta, para lembrar uma data importante para mim e para a história da cidade: 13 de outubro de 2014.

Além da comemoração do aniversário da cidade, que oficialmente é 20 de julho, há exatos 15 anos ia ao ar o primeiro telejornal transmitido pela TV Universitária. Nesta data não posso jamais esquecer de quem participou efetivamente para uma das maiores conquistas de nossa cidade no setor de comunicação.

Sem o exercício da falsa modéstia, este que vos escreve, após 13 anos de tentativas frustradas por pessoas bem intencionadas da própria Universidade -  com a essencial ajuda fundamental de Ângelo Alberto de Moura Delphim, um grande incentivador e amigo- após selar um desafio com o então diretor da Faepe, Hilário Antônio de Castro e pelo então reitor, Fabiano Ribeiro do Valle, consegui em 30 dias a tão sonhada concessão da TVU. Nem mesmo a direção da época acreditou no feito. 

Hoje a TV é uma realidade presente no dia a dia da cidade através de sua ainda pequena, mas adequada, programação para os lavrenses.  

Em 13 de outubro de 2009 ia ao ar o primeiro telejornal, ancorado por myim, mas feito por pessoas que nunca tiveram a oportunidade de trabalhar em TV, e que tive a honra de ensinar uma a uma, função por função, a entender e decifrar o papel e o funcionamento de uma TV. E juntos, conseguimos! 

Nunca precisamos de um engenheiro, uma técnico especializado para que a TV fosse montada. Eu e todos os funcionários da época fizemos tudo quase que sozinhos - desde a logomarca, instalação e o desenho de estúdios e as dependências - e o resultado é o que está lá até os dias de hoje!



Nesta data, comemora-se a efetiva inauguração da TVU, e como não poderia ser diferente, não posso jamais deixar de dar o crédito a quem de direito como os verdadeiros fundadores da emissora. 

Seria falsa modéstia não assumir o meu papel de fundador da TV Universitária. Seria uma ingratidão não creditar a quem de pronto aceitou o meu desafio e acreditou em mim para que a TV fosse conseguida e implantada em Lavras e, hoje,  uma realidade essencial aos lavrenses. São eles: o ex-reitor Fabiano Ribeiro do Valle e o ex-diretor da Faepe, Hilário Antônio de Castro, aos quais saúdo e agradeço pelo confiança depositada e o fruto conquistado.

Nestes 15 anos de fundação, vejo com satisfação o trabalho dos “meus filhos ainda remanescentes” na TVU e com orgulho por ter deixado meu nome na história da comunicação de Lavras. 

Maior que o orgulho é o dever de agradecer a quem verdadeiramente participou da história da TV e não só, de alguma forma, passou por ela. 

Meu muito obrigado ao ex-reitor, Fabiano Ribeiro do Valle e ao ex-diretor da Faepe, Hilário Antônio de Castro.

O tempo e algumas pessoas, por motivos diversos, podem se esquecer dos verdadeiros coadjuvantes da história da TV. Eu, os funcionários gratos que lá começaram e ainda estão, a memória da TV e a sua verdadeira história jamais esquecerão!

Ao futuro da TV, desejo crescimento e valorização. 
Aos que fundaram e comigo lá estiveram, dedico apenas uma frase:Muito obrigado a todos!! 

Parabéns TVU !!

2 comentários:

Anônimo disse...

Silva Junio voce uma pessoa formado e com conhecimento de leis me fassa um fovor, outubro novembro e dezembro do ano que foi a eleição a ex prefeita podia dar hora extras para alguem que nunca tinha recebido.
Gostaria que por inguanto não pulpblicaria este comentario

Anônimo disse...

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/10/1540512-campanha-de-aecio-usou-pesquisa-com-dados-enganosos.shtml