sexta-feira, 5 de setembro de 2014

POR DE TRÁS DA NOVA PORTA



Decidido pelo TSE, o futuro político de Marcos Cherem e Tide foi "fluminensemente" decidido e agora, salvo alguma decisão de recurso a ser interposto, o que creio que dificilmente acontecerá,  deixarão o Palácio Perimetral para dar lugar a Silas. 

Sem entrar no mérito da decisão, mesmo discreto, o ex-patrão do filho de Silas, Ministro Gilmar Mendes, que ontem ajudou a derrotar o parecer de Luciana Lóssio que remeteria o recurso ao TRE em Minas, deu sinais eloquentes, porém discretos, de que já havia um consenso construído após receberem um farto material a titulo de “memorial” alguns dias antes da sessão. 

Entre frases pragmáticas e perguntas sem respostas aparentes, conclui-se que Silas acertou e Marcos Cherem, quando tentou acertar, "errou". 

Silas acertou em fazer o jogo comum de "saltimbancos políticos". Silas fez o que a lei exige para que não se volte contra quem dela dependa. Declarou gastos superiores aos de Marcos Cherem e ao mesmo tempo declarou que só teria contratado 8 pessoas. 

Creia quem quiser. 

Cherem, por sua vez, fez o que lhe parecia devido. Informou à justiça eleitoral todas as suas contratações, o que fora usado contra ele. Cherem, ao final do pleito, em comum acordo com familiares, decidiu recuar e não levar Silas ao embate familiar que se instaurou depois das urnas.Recuou. Poupou e não foi poupado. 

Cherem se apoiou no “técnicamente correto”. Reduziu salários de sua equipe. Cortou privilégios e horas extras. Enxugou a máquina. Deixou de fora, ou na varanda, aliados de primeira hora em nome da uma “pseudo governabilidade”. Feriu a própria carne em nome do que acreditava ser o correto. Perdeu aliados que antes empunhavam bandeiras em prol do seu legado. Ficaram pelo caminho do “administrativamente correto” acreditado por Marcos Cherem. Pelo caminho  angariou alguns simpatizantes. Ao mesmo tempo, desafetos movidos pelo bolso e por vantagens "desservidas". Vieram à tona em busca de sua cabeça. 

Fez o que muitos não fizeram em tempos de caixa vazio e necessidade de investimentos. Pagou dividas – quase 70 milhões ao todo - e renegociou o que antes se arrastava na justiça. Obrigou a prefeitura a nada dever ao LavrasPrev, determinando o desconto na veia jugular do Palácio, ou seja, nos recursos minguantes da seca originária do governo federal chamado FPM. 

Marcos Cherem quis ser o que normalmente não se vê na política: administrador.  Fez de seu mandato uma extensão de sua casa. Agiu duramente contra interesses e errou muito pouco. Alguns erros foram por teimosia. Outros, por ideal. 

Não se furtou a dizer não. 

Em seu secretariado, nomes se destacaram. Outros também assim o fizeram no sentido anti-horário, mas foram poucos. Governou por 2 anos quase com critérios até pessoais como administrador. Por vezes, se manteve inerte a apelos em busca de algum fôlego em termos de vantagens por aliados. Foi duro. Foi seco. Fez o que ninguém havia feito até mesmo para parentes próximos e disse não. Marcos Cherem enxergava como vantagem para o município o fim delas. Cortou veias que jorravam a terceiros. Estatizou negócios vantajosos somente para quem lucrava com os serviços. 


Marcos Cherem ignorou antigos parceiros em nome da governabilidade. Acreditou em novos; e se deu mal. Trabalhou como se a prefeitura fosse sua em seu aspecto mais que profissional. Cortou horas extras, que antes eram moedas de troca, por rigidez no cumprimento de horários. Fez do caixa do Palácio, uma controlada fonte de renda para o município. Não deixou tributos e obrigações serem desperdiçadas e nem deixadas de lado. Foi duro com que precisava pagar e fez valer o ditado de que todos são iguais. Cobrou de quem teria que pagar e não fez ajustes. 

Foi sim, em alguns, casos impopular. Optou por fazer o que teria que fazer em detrimento de quem receberia o sim ou o não. Em suma: Marcos Cherem foi um prefeito sonhado por todos, mas que na pratica não agradava quem só vivia de um discurso politicamente correto. 
Fez o que tinha que fazer.

Hoje pela manha, às 7 horas, estava na prefeitura trabalhando como se não tivesse sido cassado. Prometeu exonerar todos os cargos e pagar a todos os seus direitos. Até na hora de sair, quer cumprir a risca o que o estilo correto e formal marcou sua conduta na hora de entrar. 

Assim se vai um mandato adquirido na urna. Começa um conseguido no tapetão. Decisão judicial tem que ser cumprida. A vontade do povo, ao que parece, não. 

Que venha Silas. A sociedade vai cobrar algo e pessoas melhores na futura gestão. 

Não há mais espaço para aparelhamento e nem tão pouco para escândalos como os de outrora. Será preciso fazer mais. Será preciso dar explicação. Será preciso seriedade para com a coisa pública. 

Que venham, então!

30 comentários:

Anônimo disse...

chora cacildes! kkk

Anônimo disse...

Se Marcos Cherem administrasse sua campanha como administrou a cidade neste mandato, talvez não cometeria os abusos que cometeu. Ficou claro que Marcos Cherem e Luciana Lóssio não tinham defesa sobre o mérito da ação.
O que se viu foi uma tentativa desesperada de ganhar tempo ao tentar voltar o processo para o TRE-MG.
O Estado e democrático de Direito, as decisões foram proferidas pelos poderes constituídos.
Marcos Cherem usurpou o mandato de Silas por mais de um ano devido à morosidade de nosso judiciário.
Pode até ta inaugurando "luz no fim do túnel", mas o seu passado te condenou. (Panfletos caluniosos, outdoors, tribunas, contratos, compra de votos....).
Vai chorar na cama que é quentinho e refletir sobre o voo de galinha na política!!!!!

Vilson Simon, Bernardsville, NJ, USA disse...

Caro Silva Junior,
Muito lucido o seu blog sobre este catastrofico evento para a Cidade e os Cidadoes Lavrenses. Estou profundamente chocado com o resultado do TSE. Nao foi um exercicio de plena democracia. Aos Homens de Bem como Dr Marcos e Sr Tide cabe acatar com resignacao a justica dos homens. Infelizmente. Nao vivo em Lavras mas sou um Cidadao Lavrense, com raizes Familiares em Lavras.
Lavras merece muito mais do que esta distorcao de justica.
Com esperanca que tudo seja corrigido no seu devido tempo, o que certamente acontecera. O tempo e o curador das injusticas.
Forca aos Homens de Bem. Lutaram a Luta Digna.

Anônimo disse...

Lavras tetraplegica. ..Agora nao anda mais. .sorte do tapetao que vai encontrar td certo e as dividas pagas. ..e vai ter de sobremesa a ex prefeita mandando e desmandando ...com contratos e fantasmaa à vista. ..pena. .Lavras indo tao bem e nos finalmente comprada em favor de quem nunca aceitou a derrota..o filho adv muito fraco mas com apoio de chefe e amigos muito amigos conseguiu o q queria...teremos agora analias, Sônias , e td uma turma q so visava dinheiro. ..trabalhar msm q é bom...nada.
mas dias melhores virao
..e fiquem alertas pq cobranças serao feitas sem do e nem piedade. ..

Estou de volta disse...

Falaste bem meu caro Silva Júnior.De agora em diante vamos ter muito trabalho,precisamos ficar de olho nesse que está chegando e contamos com esse blog como nosso aliado.Quem está chegando,tem que no mínimo fazer melhor do que já estava sendo feito pela nossa cidade.Hoje pra mim foi um dia de luto,um dia que ficará marcado pela falta de democracia onde nosso voto não vale nada.

Anônimo disse...

O filho do candidato se preocupou até agora em colocar seu pai no cargo de prefeito...Esperamos que de agora em diante, ele se preocupe de tirar o nome do pai de uma relação fatídica...enqto o nome permanecer na lista, ele não terá como provar que o pai é inocente....
E esse vice, hein? rs
E afinal, quem vai administrar a cidade? o prefeito que entrou através do tapetão, ou a ex prefeita? ela será assessora de que?
E os juízes amigos do filho do candidato, foram tds orientados pelo anastasia? que vergonha!!!

Anônimo disse...

Silva,infelizmente como diz o velho ditado...GALINHA QUE ACOMPANHA da PATO MORRE AFOGADA...Lavras perdeu....por causa da ganância,da vontade de poder,da arrogância de uma pessoa..de um cidadão chamado FABIO CHEREM..este destroiu um sonho..de seu proprio irmão..(estou com um nó na garganta agora)fico triste..pelo Dr Marcos e sua esposa e filhos..o sem carater de seu irmão terá e pagará em dobro..oque ele fez com o Dr Marcos Cherem e seus simpatizantes...agora..quero ver...
E para vc Silvão, abra o olho..não compensa se expor..vc tem filhos..familia...fabio cherem passa por cima de todos e de tudo pelo poder...

Anônimo disse...

Desculpe-me Silva Junior,o atual prefeito enxugou a maquina administrativa?Como assim?A administração passada tinha 680 contratados e a atual beirou aos 1200 contratados?Como explicar isso?E olha que os salários dos contratados são bem gordos.

Anônimo disse...

Para o amigo lavrense que nao mora em Lavras entendo a indignacao mas para os lavrenses radicados aqui a administracao do Marcos Cherem foi catastrofica. Ontem ele na TV UFLA fez um relato dos seus 20 meses de prefeitura. O que ele se gabou de fazer foi multar sem criterios lotes baldios, multarconstrucoes ditas INCONFORMES mas sem dar oportunidade de serem regularizadas, perseguir adversarios politicos, favorecer os amiguinhos (construcao do ANDERSON GARCON) E ETC! etc. Sobrou so o Tunel da Zona Norte que p8r justica sera inaugurado pelo Silas. A justica foi feita!

Anônimo disse...

Dois fatos Silva que jogaram por água tudo aquilo que vôce disse.O lixo da cidade foi para a Firma SHF que é de quem?São 600 mil por mês Divinóplis que é maior que Lavras é hoje 450 mil e o perdão da multa da URPA da Construtora Cherem mostram claramente que seu Governo não foi lá essas coisas que você está dizendo.Fora isto ele acertou muito e pensou sim na cidade.O trânsito hoje está super organizado, colocou lombadas em lugares estratégicos, moralizou o favorecimento de aprovações em projetos, conseguiu realizar a obra de abertura do túnel da zona norte, tentado por muitos mas conseguido por ele.Enfim fez muitas coisas boas, mas O lixo e o perdão da dívida da multa do irmão para mim o condenou a ser perfeito.Espero que Fábio Cherem possa ser reeleito e votarei também na Dâmina pois Lavras deve estar acima de tudo e principalmente da política.Se quiser não precisa publicaristo.Não sou a favor de A nem de B.Não preciso de qualquer Governo para viver, graças á Deus.Cherem foi autero e determinante, mas pecou para mim nestes dois ítens.

Anônimo disse...

O Ricardo Mesquita, que vai reassumir o Procon, disse que no quesito família, os Unes Pereira não são tão unidos assim. Segundo ele, a futura primeira-dama, que sempre está na sua casa e conversa com sua esposa, confidenciou que no auge das cassações, sentia que o filho era distante e não falava tudo, sempre colocando advogados do escritório para dar explicações. Certamente, será um Governo muito emocional. Segundo o próprio Mesquita, sua esposa achou estranha a atitude da futura primeira-dama, que em uma ocasião em que esteve em sua casa, pediu a ele que presenteasse um jornalista com blusa e camisas e disse que o mesmo era como "se fosse um filho pra ela" e pediu segredo.

Anônimo disse...

Alguém ai já sabe qual vai ser o novo secretariado?A motoqueira do Caic será que vai ganhar a pasta da cultura?E a Canália,será que volta pra educação?A Malmekis volta pro social?E o jãojão volta ser chefe dos vigias?E aquela firma de Uberlândia(A Equipar Tecnologia) que levou alguns milhões aqui da cidade e deixou os computadores sem funcionar,volta tbem?E rombo nos LavrasPrev e o dinheiro do Fundeb?Vamos aguardar pra ver não é minha gente?Quem viver verá!

Anônimo disse...

silva naum sei o futuro desse novo governo mas espero q esse apelo chegue ao silas q ele possa com urgencia olhar as pessoas q estao de licenca pelo lavrasprev naum conseguimos emprestimos nesse governo do cherem antes na epoca da dona jussara sim...e precisamos comprar remedios e ajudar nossos filhos mas naum e consedidos emprestimo a nos...q alguem possa fazer a caridade de esse apelo chegar ao silas....obrigado...

Anônimo disse...

É por esse e outros motivos que hoje agradeço a Deus por não morar mais em Lavras, que a cada dia que passa me deixa mais perplexa com tanta mediocridade e falsidade de uma grande parte da população.

Anônimo disse...

Engraçado, por que a denúncia somente veioo após a derrota nas urnas? Segundo lugar ocupar o governo?ond se viu isso? Ocorreto seria a realizaçao de nova eleiçao...è ou nao é uma democracia?

Anônimo disse...

O que eu vejo aqui é muito mimimi. Vai chorar no colo da mamãe! Brasileiro tem que começar a se lascar mesmo pois não está satisfeito com nada. A lei está ai para isso, se tens argumentos você se safa, se não tens perde. Te garanto que por todas as instâncias que Cherem passou e perdeu foi por Justiça. Quem deve tem que pagar. Qual a diferença de um Bandido réu primário por um que já foi condenado umas 3 vezes? Nenhuma, todos são bandidos. Não tem essa de estar fazendo bem para a cidade. Se deve tem que paga. Um exemplo; eu mato alguém e sou levado a justiça, nesse tempo eu passo a defender com unhas e dentes a lei e passo a fazer o melhor para a sociedade. Isso fará com que o erro que eu cometi se passe em branco? Aaaa, parem com a hipocrisia, Graças a Deus no Brasil Políticos corruptos mesmo que vagarosamente estão começando a pagar por seus atos. Isso é JUSTIÇA. Não é isso que todos clamam? Se a justiça é falha reclama, se é eficiente reclama. Vai chorar para lá, e se não está satisfeito pega suas trouxas e vai morar em outro País.

Anônimo disse...

Fico feliz, mas por favor Silas pare de perseguir funcionarios como fez os cherem e seus comissionados, mostre que funcionarios efetivos sao os que ficam, nao os tais puxa sacos que entram e saiem logo, pq nao aguentamos mais tanda perseguição. ?..

Anônimo disse...

Agora ficou provado: è possível sim trabalhar com honestidade e transparência e fazer muita coisa por Lavras quando querem..Se não o fizerem à partir de agora, vai ficar demonstrado que realmente, existe "falta de vontade"...Dinheiro tem..ficou claro e real! então muito cuidado, pq o povo tbém sabe das coisas...................

Anônimo disse...

E meu voto não vale? Deus tarda mas não falha!

Anônimo disse...

A verdade é que o Dr. Marcos, pessoa honesta, digna, honrada, recrutou para sua campanha uma quantidade enorme de correligionários e "simpatizantes", incluindo políticos, que o levaram a macular sua credibilidade perante a corte suprema eleitoral. Infelizmente. Colocaram-no em uma situação muito triste. Triste para ele como pessoa e para o povo que começava a ver e sentir as qualidades pessoais do Dr. Marcos, expressos em sua administração. Austeridade, transparência, compromisso, feed-back do que estava fazendo, impessoalidade, publicação dos seus atos, enfim, sua gestão, aos olhos do povo honesto, seguia seu curso com méritos. Lógico que seu jeito de administrar, sua honestidade incomodou muita gente. A facilidade de dizer não, mesmo sabendo das consequências, não o incomodou. Apesar de pouco tempo de gestão, trabalhou muito, incomodou, "chutou a moita" espalhou os inertes; fofoqueiros de plantão e colocou essas pessoas no seu devido lugar. Logicamente que justiça foi feita para julgar. Provas concretas no processo, lógico que houveram. Cabe a ela dar o veredicto. Agora, que morosidade hein.......... Hoje vivemos num mundo globalizado e moderno. Tudo é on line e a justiça demorou quase dois anos para sentenciar e cassar o Prefeito. Morosa demais. Nesse País tinha que ter um jeito de cassar a Justiça também, num prazo mais curto, é claro. Ao Silas, desejo sucesso porque o voto tem realmente que ser obtido de forma lícita. Ao Dr. Marcos, agora, tire um tempo para refletir e escolher melhor as pessoas a sua volta. Os dedos das mãos não são todos iguais. Escolha melhor seus correligionários, seus amigos, seus colegas, principalmente os políticos porque aguardamos seu retorno, sua candidatura às próximas eleições. Grande abraço.

Anônimo disse...

Já que o Silas ganhou, queremos que ELE seja o prefeito não compactuando com quem o elegeu, ou seja , a ex prefeita!!!
E que tenha respeito com o dinheiro publico, aplicando-o nas causas sociais ..
Não ganhou o meu voto, mas que seja honesto, comprometido e sério com o cargo que passará o ocupar...é o que os lavrenses esperam...
.Comprometimento
.Seriedade e
.Honestidade...
havia mtos fantasmas..tire-os da reta...
Havia mtas pessoas em desvio de função, exercendo cargos incompatíveis com a sua função..mantenha-os cada um no seu lugar...
Tente valorizar os efetivos, dando-lhes as pastas de secretários, pq esses sim, são funcionários efetivos, sabem e querem trabalhar....
E por fim cuide de nossa cidade, que merece dias melhores!!
Sucesso!!

Anônimo disse...

Votarei sempre em Marcos Cherem. Quero ver essa cidade daqui a 6 meses. Quero ver os salários atrasados, a divida rolando. Quero ver o bando da jussara comendo bolinhos e tomando as biritas com o dinheiro do povo.Vou dar risada quando passarem com carro comprado com dinheiro da Fundeb. Quero ver a empregada dela com carteira assinada pela prefeitura. Quero ver o circo de horrores.

Anônimo disse...

O secretariado do Dr. Marcos foi quase perfeito com excessão daquela Secretária do Meio ambiente.Quanta arrogância. Para ela vai um chupa que é de UVA.O resto foi bem legal.

Anônimo disse...

Rogério Giranda será o Secretário de Meio A,biente, João Batista deve ser o de Planejamento, José Eustáquio o Chefe de Gabinete, Amarilys esposa do Silvio César da Educação.São os primeiros nomes.

Anônimo disse...

silas pede aos seus contratados para naum ter arrogancia com os efetivos mesmo os de cargos inferiores..o mal do charem foi os comissionados quererem pisar nos efetivos...a forca do efetivo e enorme

Anônimo disse...

parabens ao q pediu q abra carta de credito aos q estam assistidos pelo lavras prev realmente precisamos sr. silas faca isso por nos urgente

Anônimo disse...

Silva, vc que será em breve um advogado,vc viu a diferença..de oratoria. dr Marcos e tide...fria...sem emoção...semfalar olhando nos olhos dos juizes........eles só queriam a grana....quando vi a do Dr ..nemsei o nome do filho do Silas..que diferença....o cara foi enfático...falava com o coração...isso aí também pesou.....

Anônimo disse...

Uma LIMPEZA completa na politica de Lavras. Poderia ser maior se o Marcos Cherem no findar de seu mandato não cancelasse os contratos da coleta de lixo e do aterro sanitário, entre outros com essa atitude copiado do CAP em 2005 Cherem sai pela porta dos fundos.

Anônimo disse...

Gostei dessa frase usada pelo anônimo acima:
" Ao Silas, desejo sucesso porque o voto tem realmente que ser obtido de forma lícita"..
A forma como estão entrando é totalmente ilícita...assisti o julgamento e pelos argumentos propostos pelo filho por sinal fraquissimos, tudo já estava armado.....

Agora ter na prefeitura um vice que quebrou a cooperativa..
Um prefeito cujo nome continua numa lista aí
e a loira comandando td o espetáculo, daqui a seis meses a prefeitura estará mais quebrada que arroz de terceira...

Então, já ficou provado que a cidade tem dinheiro e poderá sim fazer tudo e muito mais coisas e mais, queremos que td seja feito como antes às claras, ou seja, mostrado aqui no face, pra gente ver pra onde anda o nosso dinheiro...

E....outro que tá voltando: o pançudo!!! Lavras não merece isso..Que Deus tenha piedade dos lavrenses!!!!

Anônimo disse...

Que tal se os lavrenses fizessem uma eleição hoje, ou essa semana, sem ninguém gastar nada, apenas uma simulação pra vermos quem os lavrenses gostariam de ter à frente da cidade? Muitos que eram Silas condenaram essa situação..então teriam, na verdade, menos votos ainda....fica aí a sugestão...