quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

ENTREM NA FILA!


É A CRISE

Após as eleições, partidários que apoiaram a prefeita a reeleição foram até a prefeitura buscar apoio após a tentativa inglória nas urnas. Como muitos foram convidados a serem candidatos, quase todos se sentiram em condições de fazer também um pedido de emprego, já que ajudaram a eleger nomes fortes de seus partidos e que hoje compõem a base de apoio do Palácio na câmara. Uma destas pessoas teve seu pedido aceito e o salário seria de aproximadamente 2 mil reais. Passado o fim de ano, ao procurar o seu emprego e o respectivo salário, o mesmo futuro servidor descobriu que a vaga ainda estava lá mas o salário de caiu de 2 mil para 500 reais. A desculpa para o desconto foi a crise econômica mundial. Ainda bem que os secretários ficaram livres da quebradeira mundial. Dia 5 de fevereiro já cai o primeiro salário gordo na conta. Brutos, quase 6.000 reais.

É A CRISE II

Já que a crise chegou por aqui, uma notícia vai deixar empresários do setor de lixo (em Lavras são três) desanimados. A empresa que faz a coleta de lixo da cidade deve ter seu contrato renovado (sem licitação) até o ano de 2010. Havia uma expectativa de reajuste na renovação do instrumento de 15 a 20 %. Segundo informações, o reajuste poderia ser barrado para evitar blablablá da oposição (tem?). Para compensar “as perdas do período” a medição poderá sofrer alterações devido ao aumento geográfico da cidade. Em 2004 o lixo custava 128 mil reais. Hoje beira os 350 mil. Se fizermos uma conta barata (barata?), de lá pra cá, Lavras cresceu quase 120 % em sua área urbana. Pela analogia, Lavras tinha 80 habitantes e hoje estaria beirando 200 mil. A cidade da gente é igual a filho né ?!! Cresce e a gente nem vê !!!


NOVA EMPREITEIRA

Quem é obrigado a trafegar pela BR 265, no sentido Lavras a São João Del Rey, enfrenta um trecho penoso até Itumirim. São “buracos cheios de estradas” até lá. São crateras criminosas que estão fazendo várias vitimas e destruindo carros. Para ajudar na manutenção dos buracos, o ativista “ONU”, com sua moto já conhecida, auxilia os motoristas tapando com terra alguns mais críticos, se é que se pode dizer isso. Pelo serviço, motoristas jogam moedas e garantem o faturamento ao “empreiteiro” improvisado. Omais engraçado é que pintaram faixas laterais em todo o percurso mas não taparam nehum buraco. Acredito que as faixas são marcações afim de manter os motoristas dentro do buraco. Só faltou a placa: Mantenha-se no burcaco. Só aqui mesmo.


COMPONDO A BASE.

Em Ijaci está sendo cogitado nos bastidores que o ex prefeito Clébel Angelo fará parte da gestão do médico e atual prefeito Zé Maria. Caso se confirme a informação, a leitura política da cidade poderá agradar alguns e desagradar a outros.

17 comentários:

Anônimo disse...

Silva Júnior: honestamente, eu fico muito triste e decepcionado quando lembro que o serviço de coleta de lixo em Lavras, é hoje um dos mais caros do Brasil.

Nos tempos de CAP, fui um dos que alertou a então líder política do municipio, a atual prefeita Jussara, que o lixo em Lavras estava custando meio caro, e que poderia estar havendo aí uma sangria de dinheiro dos cofres públicos. Mais do que depressa, não só ela levantou essa bandeira, mas também pessoas como o Enio Mendes (então vereador) e o "boi de piranha" André Valle. Eles não poupavam CAP e aproveitavam o jornal do Eduardo Cicarelli pra malhar o lixo em Lavras. Até espalhar que a Vianini era do CAP eles chegaram a fazer.

Hoje, com o lixo a R$350 mil, o que dirão o agora novamente vereador Enio e o "acessor" André Valle??? Lembro que o Enio denunciou que o serviço do lixo nos tempos de CAP era superfaturado e ainda, quantas vezes eu vi na primeira página do Lavrasnews o Enio demonstrar indignação porque o lixo era feito pela Vianini e não por uma empresa de Lavras.

E agora?

Como será a postura do Enio?

Será que ele vai cobrar da prefeita que ela contrate uma empesa de Lavras para a coleta de lixo?

E do "pau mandado" André Valle?

Será que agora eles não enxergam que o preço do serviço de coleta de lixo em Lavras é um absurdo?!

E o nosso digno RMP?

Será que ele também ainda não desconfiou que esse serviço de lixo em Lavras é um verdadeiro assalto aos cofres públicos?

E olha que nosso querido Dr. Dimas é detentor de uma percepção fora dos padrões! Pelo menos era isso que ele demonstrava nos tempos de CAP. E olha: EU VIBRAVA com a audácia, discernimento e agilidade do Dr. Dimas... O que será que ocorre agora?

Todos sabem, Silva Júnior, Dr. Dimas, vereador Enio e população lavrense, que o lixo, numa relação direta e imediata, financia as campanhas eleitorais municipais. Depois, uma vez no poder, a nova administração, faz uso do lixo para pagar as despesas de campanha nos primeiros anos da administração; depois, para fomentar fundo destinado à reeleição, que também ocorreu em Lavras; por fim, para arrecadar dinheiro para um projeto político mais arrojado, tudo, sob o escudo traiçoeiro e vergonhoso da contratação dessas empresas de coleta de lixo.

A questão da coleta de lixo em Lavras corre tão frouxa, que os vereadores e o MP, mesmo sabendo que ali se encontra um dos mais escandalosos ralos de dinheiro público fingem que não sabem de nada!

Aqui mesmo no seu blog, QUANTAS E QUANTAS DENÚNCIAS ENVOLVENDO ESSE LIXO DE LAVRAS JÁ FORAM FEITAS? Eu te pergunto: alguma providência foi tomada?

Será possível que só eu, um reles funcionário do município vejo as arregaladas irregularidades nos números do lixo de nossa cidade?!

Todos sabem que a licitação do lixo, ocorrida no final de 2005, início de 2006 aqui em Lavras foi direcionada e superfaturada, só as vaquinhas de presépio (vereadores da gestão passada) e o douto RMP não sabem!

É triste constatar que os poucos esquemas de fraude e corrupção na coleta de lixo até hoje noticiados pela mídia representam apenas a ponta do iceberg.
Sairia na vanguarda nosso querido Dr. Dimas, caso quisesse furar esse nojento esquema em Lavras, que vigora a pelo menos 3 anos e já provocou um rombo de uns R$6 milhões, no mínimo.

Será que a consciência desses órgãos, pagos por nós para fiscalizar as mazelas do poder executivo, não dói, não?!

Será que eles conseguem botar a cabeça no travesseiro e dormir?!

Eu não conseguiria!!!

É... talvez o bobo seja eu, que apesar de trabalhar nesse antro de corrupção chamado prefeitura, nunca botei a mão no diheiro do povo!!!

Desculpe o desabafo, Silva Júnior, mas publique este meu comentário, por favor! Quem sabe a consciência desse povo não começa a doer?!

Anônimo disse...

Lavras finalmene terá uma aliança. CAP,Cherem e Sylvio Menicucci vão dividir o mesmo palanque em 2010 e 2012. Ainda nao foram definidos os cargos que eles irão disputar, mas se apoiarão mutuamente. É bem provavel que Cherem e CAP disputem os mandatos de deputado federal e estadual e depois vão apoiar a candidatura de Sylvio Menicucci a prefeitura de Lavras. Esta situaçaõ irá obrigar Jussara a apoiar um membro da sua familia e consequentemente teremos uma candidatura unica em 2012. è esperar para ver.

Anônimo disse...

Caro Silva Jr.,

Disseram em seu blog que o Dr. Hélio Haddad entraria mudo e sairia calado.

Não é o que parece. Acabei de receber um e-mail denominado "DR. HÉLIO HADDAD - VEREADOR CRIA O GABINETE VIRTUAL (WWW.DRHELIOHADDAD.COM.BR). Curiosa, entrei e me surpreendi com o profissionalismo do site (chamaria até de portal), pela riquesa de detalhes.

São de pessoas assim, sérias e dispostas a trabalhar por nossa cidade que precisamos.

Puxando em minha memória, não me lembro de nenhum vereador que tenha tido um canal tão direto com a população. Afinal de contas, estamos na era da internet e o Dr. Hélio se mostrou estar bem antenado.

Meus enormes e sinceros parabéns ao Dr. Hélio Haddad, homem sério e correto. Digno da cadeira que voltou a assumir.

Anônimo disse...

Primeiro, falemos com nosso Amigo da Tropa de Elite. - Queria saber mesmo se você é da Corporação. confirmei! Quanto aos bafômetros. Tudo bem que são mais de 4 por BPM. No entanto, gostaria de saber se na nossa cidade, cheia de estudantes e filhos de "papais" (temos que falar baixo) estes entrarão em operação logo. Pois dia 16/1 terá formatura da UFLA. Será mais um fim de semana daqueles. Gostaria de ver blits com bafômetro.

Segundo, pulemos até Ijaci. TEm gente cara de pau mesmo. Esse Clebeu deveria era estar preso, mas não! Graças aos passos de tartaruga em que caminha a Justiça, ele está aí, a solta. Agora, bem feito para o povo de lá. Continuam não sabendo escolher mesmo. Elegeram um cara que morava em Lavras, tinha sido candidato a vereador em Bom Sucesso em 2004, e perdeu (morando em Lavras) e agora é a sua vez em Ijaci. Fiquei sabendo que custaram para cobrar dele uns sete meses de condomínio ´do prédio onde morava. E acho que o proprietário ainda teve que pagaar parte da dívida. Se cuida Ijaci. O bicho vai pegar, ou melhor vai levar (assim como o Clebeu levou).

Terceiro, não vi o nome do Mauricinho da UFLA na lista do Jussara. Será que a debandagem dele para o lado dela não vai lhe render nada????

Quarto, em compensação, tem um Professora da UFLA, com Dedicação Exclusiva que está assumindo cargo an Prefeitura. Pode??????

Quinto, na Administração Pública Federal, para se prorrogar um contrato de prestação de serviço, existem algumas regras, como:
- Toda prorrogação de contratos será precedida da realização de pesquisas de preços de mercado ou de preços contratados por outros órgãos e entidades da Administração Pública, visando a assegurar a manutenção da contratação mais vantajosa para a Administração.
- A prorrogação de contrato, quando vantajosa para a Administração, deverá ser promovida mediante celebração de termo aditivo, o qual deverá ser submetido à aprovação da consultoria jurídica do órgão ou entidade contratante. (fonte IN/SLTI/MPOG nº 02/08) E na Prefeitura de Lavras, qual será a regra utilizada para a renovação. Srá feita pesquisa de mercado? Atenção senhores Edis 2009/2012 para a forma que será feito tudo isso.

Sexto, chega, já falei demais. Lembrando o Velho Guerreiro - Alô Coringa, aquele abraço!

Do Lavrense não acostumado, e que nunca se acostumará, a ver seus imposto irei para o lixo e pessoas de má índole em cargos públicos

Anônimo disse...

Não falta mais nada, clebel de volta, viva o Brasil, viva!!!

Anônimo disse...

Falam do Dr. Jose Maria, mas uma pergunta não quer se calar:Porque deletaram todos os computadores da Prefeitura de Ijaci relativo a Administração passada?
Dr. José Maria, vai um recado para Voce: Auditoria Geral Já.
Senão quem vai dançar é mesmo voce.
Tem muita coisa para olhar.

Anônimo disse...

Os conchavos e as promessas da época da campanha política é que estragam tudo mesmo! Em Ijaci este aí que ganhou pra prefeito fazer "culeio" com este tal de Clebel é querer cair no descrédito de todos os eleitores antes mesmo de cometer os seus próprios erros!
Em Lavras, é o que acontece: Nossa prefeita está cansada de saber da incompetência e da má intensão de MUITOS de seus "contratados"! Mas por causa das promessas, das ajudinhas na campanha e dos "rabos presos", troca só de lugar e fica mantendo elementos que são muito prejudiciais a todos! Com isto, deixa de prestigiar pessoas corretas e trabalhadoras! É uma pena! O LADO SOMBRIO DA POLÍTICA É MUITO PREJUDICIAL AO PROGRESSO DA CIDADE!

Anônimo disse...

Esse capitão Nascimento só pode estar brincando! Não poderia achar candidatos mais incompetentes do que ele citou. Lavras merece mais.
Essa história do lixo já tá é enchendo. Tá parecendo com a do desvio de verbas do Fundeb pelo CAP, dos recursos de manutenção das estradas rurais em 1997 pelo João Batista, pelos interceptores não construidos pela Jussara em 1995... Se a coisa fosase séria, tudo issoseria provado ou desmentido, no tempo certo.
Como diz o Bóris, UMA VERGONHA!

Anônimo disse...

Ô Silva Jr. os buravos na BR 265, tanto pro ladode São João, quanto para a BR 381, demonstram o prestígio da prefeita Jussara com os mandatários maior de Minas e do Brasil. O Lula até entendo, pois ela não dá entrada pra nenhum programa federal que beneficie Lavras, mas o de Minas? Não é ele que é amigo ímtimo da muler?

Anônimo disse...

URGENTE.
Lavras já não se encontra em buracos. Estão tapando aqules maiores e deixando o resto pra depois.
Sobre aquele próximo a casa do Marani que arregassou com pneu de veículo da minha família, pelo menos colocaram paralepípedos.
Então, o Coringa deve estar feliz, pois sua prefeita predileta está fazendo juz à reeleição.

Anônimo disse...

Caro Silva Júnior, em relação a prorrogação do Contrato de Coleta de lixo temos que:
Nos contratos que só se extinguem pela conclusão do seu objeto a prorrogação independe de previsão e de licitação, porque, embora ultrapassando o prazo, o contrato continua em execução.
O prazo de prorrogação pode ser igual ou inferior e até mesmo superior ao contrato inicial, observadas as limitações do art. 57 daLei 8.666/93 (...) Muito embora o prazo máximo dos contratos administrativos se adstrinja à vigência dos respectivos créditos orçamentários, com as resaalvas da lei (art. 57, II e IV), são legítimas as prorrogações sucessivas desde que essa possibilidade tenha sido prevista no instrumento convocatório ou no ajuste inicial.
Portanto no caso da coleta de lixo pode sim a Adm. prorrogá-lo.
Esclarecendo as dúvida do "funcionário público". O contratado não é obrigado a suportar alterações contratuais motivadas por condutas da própria Adm. (fatos da administração) ou por eventos exteriores (teoria da imprevisão) que prejudiquem a justa remuneração que lhe é inerente. Daí os reajustes concedidos ao serviço de coleta de lixo (óbvio que existem parâmetros a serem seguidos que não posso entrar em detalhes por desconhecer a natureza total dos serviços prestados).
Para Adiministração Pública é vital a satisfação do interesse público, para o particular contratante o movél do contrato é interesse financeiro, o LUCRO."
A duas espécies de adequação economico financeira: 1 - a Recomposição de preços: é o procedimento destinado a avaliar a ocorrência de evento que afeta a equação econômico-financeiro do contrato e promove a adequação das cláusulas contratuais aos parâmetros necessários para recompor o equilíbrio original. 2 -O reajuste: é procedimento automático, em que a recomposição se produz sempre que ocorra a variação de certos índices, independente de averiguação afetiva do equilíbrio. Portanto o valor do lixo que foi contratado por x neste período sofreu variações inflacionárias ou sofreu acréscimos nas obrigações do contratado, gerando um aumento de seus gastos, este pode sim exigir uma adequação financeira junto a Ad. pública.
Esclareço que a prorrogação tem que estar prevista no contrato de concessão, bem com haver previsão no plano plurianual.
Não sou partidário a ninguem, apenas pincelei bem suscintamente sobre tal prorrogação e os valores que vieram sendo reajustados ao longo do mandado do prefeito municipal.
O importante é que voces contribuintes podem ter acesso aos documentos tanto da licitação como os que reajustaram os valores da coleta de lixo (concessão), pois são documentos PÚBLICOS, estando livres para análise de qualquer interessado (principalmente pelos edis).
O perigoso é voce ser mordido lá no jurídico e pegar raiva.......

Anônimo disse...

DR. HÉLIO PARABÉNS,PELA INICIATIVA,MAS JÁ TEMOS UM SITE TB,DO VEREADOR MARCOS CHEREM,O QUE MUITO ME AGRADA QUE PARECE QUE TEREMOS VEREADORES DIFERENTES DESSA VEZ E FICA A ESPERANÇA DE PROJETOS MELHORES(SEM SER DE NOMES DE RUAS),MAS COBRANÇAS E QUEM SABE UMA LAVRAS MELHOR NA QUALIDADE DE VIDA,NA SAÚDE ,NA EDUCAÇÃO ETC.

Anônimo disse...

Vamos a uma informação importante e jocosa ao mesmo tempo..

Mudanças em 2009:

2009 é o Ano da Reforma Ortográfica. Em casos como AUTOESTIMA o hífen cai. A sua que não pode cair.


Em algumas palavras, o acento desaparece, como em FEIURA. Aliás, poderia desaparecer a palavra toda.


O acento também cai em IDEIA, só que dela a gente precisa. E muito!


O trema sumiu em todas as palavras, como em INCONSEQUÊNCIA, que também poderia sumir do mapa. Assim ,a gente ia viver com mais TRANQUILIDADE.


Mas nem tudo vai mudar. ABRAÇO continua igual. E quanto mais apertado, melhor. AMIZADE ainda é com "Z", como VIZINHO, FUTEBOLZINHO, BARZINHO.


Expressões como "EU TE AMO", continuam precisando de ponto. Se for de exclamação, é PAIXÃO, que continua com "X", como ABACAXI, que gostando ou não, a gente ainda vai ter alguns para descascar.


SOLITÁRIO ainda tem acento, como SOLIDÁRIO, que muda só uma letra, mas faz uma enorme diferença.


CONSCIÊNCIA ainda é com SC, como SANTA CATARINA, que precisa tocar a VIDA para frente.


E por falar em VIDA, bom essa muda o tempo todo, e é por isso que emociona tanto!!!

Gostaram???? Achei interessante e repasso pra vcs...

Anônimo disse...

Uma pergunta? O Dr Hélio Hadad, respeitado profissional da medicina há muitos anos trabalhando em nossa Cidade, já teve um site de seus serviços médicos e sua(s) empresa(s)?

Anônimo disse...

Prezado(a) Turma de 52,

O Dr. Hélio Haddad e todos os seus colaboradores da AMIRH, lançaram o site da Instituição em dezembro de 2006 ou janeiro de 2007.

Já entrei lá várias vezes e fiz várias consultas. É muito interessante. Pode acessá-lo em www.amirh.com.br.

Abraços e boa noite.

Anônimo disse...

Para a Turma do 52, apesar de não ter entendido a razão da pergunta, respondo: fui um dos idealizadores do site da AMIRH - www.amirh.com.br -, onde tratamos principalmente de prestar orientações quanto à saúde da mulher. Este site está "no ar" já há alguns anos. Sua sessão "Perguntas e Respostas", como pode ser verificado por quem acessá-la, é de repercussão nacional. Sua atualização é quase diária e o seu nível de informação é excepcional, modéstia à parte. Vale à pena conferir, pois já respondemos a mais de tres mil perguntas, estando todas disponíveis para posteriores consultas. Além do mais tivemos diversos acessos procedentes de outros paises, o que projeta Lavras internacionalmente. Tudo isto no maior anonimato pessoal possível.

Anônimo disse...

Para o xapisco..pq vc n aproveitou as férias pra fazer um cursinho rápido de português com sua esposa???? continua comentendo os mesmos erros dos quais já ouvi alguém aqui dizr..Gerundismo à solta...
Mas , hoje ele cometeu outro erro imperdoável..."O vereador que TRAZER ofício....essa foi demais...
Alguém que seja seu amigo, deveria dar um toque nele, pq como presidente da casa, precisa, no mínimo, falar bem o português, afinal Lavras é a Cidade dos ipês e das ESCOLAS...ou foi?????
Ao vereador secretário da Camara, que tal dar uma praticada na leitura nos ofícios antes das reuniões??? caguejou muito e não pronunciou um S siquer...
A vereadora , sem comentários.....
Anderson...faça mais e fale menos, é pro seu bem...e deixa a demagogia de lado, rapaz...
Parei de ver, é muita baboseira...
Só sei que Haja oficio!!!!!!!!!!!
E o banheiro público, sai??????
Talvez no último ano de mandato, quem sabe!!!!!
Gostei da ideia do Tião, médico, à respeito da mudança no trânsito, numa das ruas da cidade...