sábado, 30 de junho de 2012

VAI COMEÇAR...




SEM SURPRESAS

Pelos lados do PSD, tudo certo. Apostando na política nova chamada (e desconhecida até então) de “sem conchavos”, Marcos Cherem  assumiu a condição de candidato pelo PSD e a tira colo, o metalúrgico Tide, candidato a vice na chapa do irmão deputado Fábio Cherem em 2008. Havia ainda uma grande expectativa  de que o nome de Fábio poderia vir a assumir a condição de candidato a prefeito, oque não se confirmou.  

 Ao chegar (atrasado, diga-se de passagem) a convenção do PSD, ouvi de Fábio Cherem que as especulações de que seria ele o candidato não teriam fundamento. Segundo ele, seria uma traição com seus eleitores. 

Para a eleição de 2012, a chapa Marcos e Tide deverá ser a única chapa puro sangue para o pleito.


SUPRESA JÁ REVELADA
Pelos lados do PT, até que se diga o contrário, tudo certo. Dehon deverá confirmar sua candidatura a prefeito, tendo como vice o advogado e braço direito de Carlos Alberto Pereira – o CAP, Carlos Lindomar. 

O advogado foi o principal assessor jurídico de CAP durante a sua gestão e agora, a pedido do empresário-midas, assume a condição de vice pela recém coligação do partido PRTB, que há dias atrás estava com Jussara, em seguida com Cherem e agora reaporta no QG da Venerando Pereira. 

Como existem laços estreitos entre Dehon e Carlos Lindomar e o empresário CAP, nos bastidores a chapa e vista como as entranhas políticas de Carlos Alberto Pereira e deverá ser homologada hoje, as duas da tarde, na convenção do PT.


A SUPRESA DO DIA

Já no Palácio a noite ontem foi de intensa negociação. Clóvis, que até ao meio dia teria sido rechaçado pela prefeita em relação à composição com o Silas, com a ajuda de alguns membros do PMDB, conseguiu reverter a coisa até o início da noite. Já no começa dela, uma reunião foi mantida e o nome do fazendeiro e diretor da CAARG voltou à frigideira acesa pela prefeita. 

Um longa negociação vem sendo feita para que Clóvis “desista” para que com isso Sergio Salles, ex empresário do ramo de supermercados em Lavras assuma a condição de vice na chapa tucana. Clóvis estaria esperneando mas, como eu já havia antecipado a ele durante um almoço, em breve poderá sentir o gosto do veneno da traição. 

O nome oficialmente só será divulgado “na hora” das convenções.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

A DANÇA FINAL



EXTRA EXTRA EXTRA  !   O VICE DO PT!


Do forno sai a notícia de que o vice da chapa de Dehon já estaria definido. D dentro da base de CAP, o PDT, sai o nome do advogado e professor Carlos Lindomar de Souza que poderá ser anunciado amanha como o candidato a vice na chapa encabeçada por Dehon. 

A decisão teria sido tomada por Carlos Alberto Pereira – o CAP e será anunciada aos membros do seu partido e ao PT, oficialmente, amanhã  durante a convenção.


ALGUÉM TEM UM MANUAL AI ?

Ate amanhã, sábado, o cenário nebuloso da política local começará a ganhar formas. Pelo lado da oposição, existe ainda, em uma escala não tão maior, a  dúvida se Marcos ou Fábio será o nome escolhido para a sigla do PSD, que acaba da conseguir seu tempo de TV, para encabeçar a chapa puro sangue. 

Nos bastidores existem um burburinho de que o nome do vice ainda pode mudar até a última hora da convenção que será realizada hoje. Alguns apostam que Tide não será mantido como o atual vice e sofrerá um “upgrade” de última hora. 

Como o jogo dos irmãos Cherem é novo demais e está sendo analisado pelas facções contrárias como um jogo “estranho”, as dúvidas ainda pairadas sobre a cúpula política da cidade só serão sanadas ao final da convenção de hoje.

Quem conhece mais de perto “as cabeças” da base oposicionista solitária, joga todas as fichas na mesa: nada muda! Então tá!

CADEIRA ROTATIVA

Já pelos lados do Palácio vaza a informação de que Clóvis teria sim aceito o convite para compor (?) com Silas. O nome do PMDB, que foi mantido pela cúpula para assegurar que o partido não migraria de mãos teria concordo mas com algumas ressalvas. Cargos e condições futuras teriam sido negociados para que o PMDB, que faz parte da base de oposição ao governador Anastasia, viesse a compor a melodia (samba do crioulo doido) e chapa com o candidato do partido do mesmo governador que sofre embates ferrenhos da Assembleia. 

Por outro lado há que bata o pé que o nome a vice pode mudar até a última hora das convenções de sábado.  O tutor de Dehon Tratores, CAP, ainda emana sinais ao encontro do Palácio e vice versa mais há quem afirme que o PT vem de candidato próprio. Surpresas ainda poderão ocorrer até amanhã.

DE OLHO NA TRINCHEIRA, SEMPRE!

Já pelos lados do QG da Venerando, a coisa ainda segue com ares de interrogações flutuantes em volta de CAP. Com um estreitamento da relação que não pode vir a público ainda mais depois de uma pesquisa feita para saber se a união de CAP e Jussara seria bem vista pelo eleitor, o empresário-Midas teria destacado o ex-prefeito João Batista para apoiar Silas e Jussara e em contrapartida não iria expor a figura na campanha do indicado da prefeita. 

CAP terá que se manter afastado das campanhas mas intimamente ligado a duas delas, caso se confirmem. Há indícios de que CAP estaria até mesmo motivado a sair candidato com Dehon de vice, mas, no meu entendimento, as chances disso acontecer são remotas. 

Mas que disse que na política chances tem que seguir uma cartilha de intenções?!

quarta-feira, 27 de junho de 2012

CONCURSO SOB SUSPEITA



Diante da bomba da busca e apreensão dos cartões de respostas do concurso para a “TV Câmara”, o presidente Chapisco se utilizou do “veículo” para tentar se defender de todo o imbróglio. Chapisco tentou minimizar a coisa dizendo que este tipo de busca e apreensão “é praxe” da justiça e que o que fora feito “é coisa corriqueira”. Além disso, Chapisco jogou a responsabilidade do referido concurso sob três servidores e disse que nem sabia do processo para a contratação da empresa. Tá. Segundo informações, o procedimento para recolhimento dos cartões se dá quando, na visão do MP, existem graves indícios de irregularidades no certame e, para evitar fraudes, o procedimento é solicitado à justiça e concedido para que o interesse individual e coletivo sejam preservados.

Na segunda feira, diante do já considerado escândalo da prova, Chapisco e seu advogado, Dr. Antonio Hamilton, foram até o fórum se inteirar do processo (que para Chapisco é "ato corriqueiro") que teria dado embasamento para a busca e apreensão das provas e já teria saído de lá citado no processo.

Para piorar, caso o MP peça todo o processo licitatório, Chapisco terá que explicar o porque desclassificou uma empresa que teria oferecido fazer o concurso sem ônus para a câmara e, além disso, ter contratado uma empresa com valores considerados altos e, segundo uma fonte, tendo ainda a empresa participação no percentual do valor arrecaddao em relação às inscrições. Mas a coisa não para por ai.

O MP já está analisando a criação de vagas para pessoas ligadas ao presidente da Câmara e que seriam contemplados com salários que beiram R$ 4 mil mensais para cada um.

Outra informação que salta versa sobre o trabalho do Tribuna de Contas do Estado já está analisando a situação jurídica e as informações sobre o escândalo do concurso e poderá, caso haja indícios de irregularidades, pedir a suspensão do concurso realizado por Chapisco.

Será um excelente momento para que o presidente me desminta e prove a todos sobre a legitimidade da TV, bem como sobre as dúvidas que pairam sobre o concurso, denúncias estas assinadas por mim e que agora começam a vir a tona e analisadas pela Justiça..

domingo, 24 de junho de 2012

EXCLUSIVO: JUSTIÇA APREENDE CARTÕES DE RESPOSTAS DO CONCURSO DA CÂMARA DE LAVRAS



O Ministério Público do Estado de Minas Gerais, representado pelo promotor de Justiça da 3ª Vara da Promotoria com sede em Lavras, entrou com um pedido liminar na justiça de busca e apreensão para que os gabaritos das provas para o concurso que preencheria vagas para a TV Câmara, entre outras, e  que foram realizadas hoje, domingo, 24 de junho de 2012 , fossem apreendidos em virtude de denuncias que estão sendo apuradas pelo MP e sobre irregularidades no funcionamento da TV Câmara, ora apuradas pelo órgão e até mesmo pelo Ministério Público Federal.

Diante dos fatos narrados pelo promotor e sobre o dano eminente que poderia causar a centenas de pessoas, o pedido da liminar  feito pelo Dr. Eduardo de Paula Machado foi acatado pela juíza Zilda Maria Youssef Murad.

Diante da ordem judicial, oficias de justiça acompanharam o desenrolar das provas e ao final apreenderam todos os gabaritos dos candidatos que fizeram a concurso afim de analisar os documentos e aguardar novas apurações que envolvem o caso. 


sexta-feira, 22 de junho de 2012

QUANDO É A POSSE?!



APOIO X REJEIÇÃO

Pelas ruas de Lavras mais uma pesquisa começa a ser feita para analisar a postura do eleitor lavrense para as eleições de outubro. Mas, além do já tradicional “Em quem você vota”, outra pergunta está sendo feita e chamando a atenção de alguns entrevistados, o que para mim há tempos já não é nenhuma surpresa.

Os entrevistadores do referido instituto estão perguntando a cada entrevistado se ele, o eleitor, acha negativo o apoio de CAP a um candidato do Palácio, no caso, Silas Costa Pereira. Como eu havia antecipado aqui, uma manobra pode ainda colocar no apagar das luzes das convenções, o candidato do PT, Dehon Tratores no lugar do quase convicto Clóvis Correa, a vice na chapa tucana.

Se a pesquisa apontar que a presença de CAP não faz mal a Silas e nem a imagem da prefeita. Se a pesquisa apontar que não traz implicações, em breve poderemos ver os arqui-inimigos  que se digladiavam com adjetivos nada nada cordiais CAP e Jussara de mãos dados para o alto nos palanques de 2012.

SENTA

Por falar em pesquisa, o deputado Mauro Lopes, da vizinha cidade de Perdoes e um dos caciques da sigla em Minas, está confiante de que Clóvis Correa será mesmo o vice de Silas.

Com o ensaio em torno do nome de Dehon, caso se confirme, Clóvis poderá descobrir que seu nome poderá ficar de fora do pleito de 2012 na última hora, como é de costume da prefeita ao escolher o vice para sua chapa. A costura em torno de Dehon se deu também na quarta feira em Belo Horizonte onde algumas reuniões foram feitas.

Jussara, que incentivou Dehon a sair candidato, se vê agora apertada, pois, de acordo com os números apurados, Dehon estaria tirando votos de Silas e enfraquecendo o crescimento do candidato tucano. Segundo uma fonte que passa cartão para subir no QG da Venerando, CAP teria tentando negociar uma fusão oficial entre Dehon e Marcos Cherem. Segundo a mesma fonte, a conversa teria sido boa, porém a resposta teria sido evasiva.

ALEX ATALA ??!!

A prefeita Jussara Menicucci entrou com um pedido de esclarecimento na justiça sobre aquela informação dada por mim de que o encontro de 40 pessoas ligadas à administração e do PSDB que aconteceu em um hotel da cidade e que teria pago a um buffet R$ 12 mil por um jantar oferecido aos presentes.

Na inicial a prefeita confirma o evento e o numero de pessoas e o valor pago mas alega que não foi oo município que pagou a conta. Estranhamente, no mesmo dia, um coffee break foi servido no saguão da prefeitura pelo mesmo buffet, que teria vencido uma licitação da prefeitura para prestar serviços à municipalidade. Coincidentemente, o mesmo buffet foi o que serviu o jantar.

No mercado, o preço “por cabeça” é de R$ 60 reais. Para o jantar servido a partidários da prefeita, o preço “por cabeça”, foi de R$ 300 reais. Ohhh jantarzinho caro!!!!!!!!!!!!!!!

terça-feira, 19 de junho de 2012

SILAS DE TRÓIA?!!



Como uma boa história, uma jogada politica começa a ser construída, com caras e coroas de pau, e uma estratégia política um tanto quanto multifacetada por facções similares e antagônicas. 

Nascida sobre o pretexto de defender o status quo partidário, a campanha de Silas sinaliza para rumos opostos enquanto uma teia é construída por “viúvas negras” que não renegarão a seus instintos quando chegar a hora “H”. 

Com o quase secreto e público pré anuncio de Clóvis como o vice a compor a candidatura tucana, os bastidores ainda costuram remendos em busca de se formar um cobertor e ainda esconde armadilhas que poucos poderão vislumbrar ao longo dos próximos dias até a definição do “card” que irá a disputa do Palácio.

Confirmada por alguns, a candidatura de Clóvis a vice de Silas ainda tem chances de não vingar até o findar de junho. Nos bastidores, com negócios & interesses que agora, depois de muitas acusações mútuas em público, onde a palavra bandido(a) era a mais elegante entre as propaladas, CAP e Jussara ainda prometem algumas surpresas até o dia 30 e podem “selar” o namoro, sem contudo colocar as alianças em público, e trazer a tona uma manobra de última hora, e com isso, Clóvis, já aconchegado na posição de futuro candidato a vice, poderá ter que assistir seu lugar quente e seguro ser ocupado pelo candidato do PT, Dehon Tratores que ainda é oferecida para facções de lados opostos e outros nem tão opostos assim.

Por detrás de uma possível manobra oportuna que ainda pode acontecer, estaria um ensaio velado de Jussara e CAP, em torno de um discurso a ser anunciado caso o acordo possa ser firmado, em torno da  “grande coalisão” para, quem sabe, saírem de mãos dadas em 2014 rumo a Assembleia de Minas e Brasília, sob o pretexto do slogan: “Todos contra um e um é contra nós todos”, num ainda esfumaçado  quadro eleitoral, prestes a se mostrar, em partes, para o eleitorado.

Por de trás do pano de fundo que sinaliza para o governo de minas como se estivesse fazendo o dever de casa, Jussara pode estar mantendo um namoro às escondidas com CAP mas que poderá ser evidenciado pelo “noivado” de seus “filhos”, Silas e Dehon, deixando Clóvis, caso se confirme os rumores intra paredes do palaciano/QG, a chapa tucana, plagiando Lula, nunca antes vista na história desta cidade entre PSDB e PT, e poderá ser oferecida ao eleitor como sendo a “continuidade do progresso”, e acima de tudo, da manutenção de poucos no poder monopolizado por anos e anos.

Como o grande embate será contra “Os Turcos”, hoje representados pelo sobrenome Cherem, recorri a memória falha pelo TDAH e relembrei uma história com algumas peculiaridades. Troia, uma cidade que hoje está em terras “turcas”, pode exemplificar: Silas poderá ser, em alusão ao enredo histórico, ser o “cavalo” que será oferecido como presente ao povo; mas dentro dele, como no fatídico evento histórico, poderá trazer consigo, envoltos pelo “presente”, CAP e Jussara na pano de fundo e que, ao entrarem na cidade (caso vençam as eleições) saltarão do “cavalo” e mostrarão ao povo que o cavalo oferecido não era bem o que eles, os eleitores, pensavam ser.

Caso a manobra ainda consiga ser concretizada, Silas e Dehon poderão descobrir que o teatro de fantoche ainda existe e que o papel principal da peça pode ser oferecido a eles. Os Cherens, que jogam um jogo novo (e arriscado) ainda desconhecido de todos os políticos, onde os conchavos são preteridos, poderão descobrir que serão o alvo único de dois antes inimigos e que hoje trocam juras & contratos e trazem consigo a vontade de vingar “o roubo das chupetas”
Se me assustei?! Nem um pouco. No jogo político vale tudo. Para o povo, avesso à politica de forma geral, nem tudo vale. As apostas terminam dia 30. O cavalo pode estar sendo preparado para a corrida. Alguém quer fazer alguma aposta?  

sábado, 16 de junho de 2012

EXCLUSIVO: CLÓVIS CORRÊA SERÁ INDICADO A VICE DE SILAS



Na manhã de ontem, na casa da prefeita Jussara Menicucci, após cancelar a convenção do partido “dos Marani”,  uma reunião com o deputado estadual, Adalclever Lopes, de Perdoes,  e a cúpula do PMDB lavrense praticamente decidiu o futuro do candidato Clóvis Correa rumo ao Palácio.

Clóvis, que acreditava que seria o candidato do PMDB, praticamente descobriu que as previsões publicadas por mim e ditas inclusive a ele pessoalmente se tornariam verdade e praticamente foi “obrigado” a desistir de sua candidatura para compor com a sigla da prefeita. 

Intimamente, prefeita não teria gostado da composição por achar o candidato pemedebista “nariz em pé” e resolveu abortar pelo caminho nomes como Dr. Cleber, Anderson Garçom & Cia e praticamente selou o acordo político juntando Silas e Clóvis como os candidatos da chapa palaciana a concorrer em 2012.

Entre suas convicções internas pessoais e politicas contrariadas, Clóvis chegou a declarar que a coisa ainda não estaria selada e que ainda poderia vir a disputar a vaga pelo PMDB. 
Se a informação se confirmar (jurídica e eleitoralmente) o vice a compor a chapa do Palácio, como eu havia antevisto aqui e dito pessoalmente a membros do PMDB) será o até então candidato da sigla “murista”, Clóvis Correa. Como dizia um personagem de um desenho animado beeeem antigo e irritante: “....mas eu te disse!!!!”.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

QUERO MAIS!!!!!!!!



 MELOU....

Após anunciar que teria assinado um convênio com o BDMG no valor de R$ 5 milhões para asfaltar o que resta para ser asfaltado na cidade e levando se em consideração que ela já aplicou R$ 5 milhões em asfalto, (em uma audiência na câmara Jussara disse que para asfaltar toda a cidade gastariam R$ 10 milhões), Jussara Menicucci estaria cuspindo marimbondos devido a licitação do asfalto e que iria consumir os R$ 5 milhões do dito convenio. 

Segundo informações, a empresa que seria do agrado da prefeita para vencer o certame (?????) seria a empresa ECP. Mas a prefeita e seus comandados que iriam “orquestrar” a licitação não contavam com a entrada de uma empresa, conhecida no meio político como “mela tudo”. A empresa de Varginha, Niemayer Construções se habilitou no processo licitatório e tentou “melar” a coisa. A empresa teria então, por critérios da comissão de licitação ainda não muito claros, sido impedida de sequer apresentar sua proposta de preço na licitação. 

Segundo a fonte, 20% de “boas intenções” estariam em jogo e o Palácio tentou botar pra correr a empresa estraga tudo. Não conformada, a empresa recorreu a justiça e, através de um pedido liminar, conseguiu barrar a licitação e teve o direito de participar da coisa. 

A prefeitura já foi informada de decisão da liminar mas há rumores de que medidas estariam sendo analisadas para extirpar a tão Niemayer do processo licitatório para que “a coisa” flua com mais tranqüilidade. Ta!

OUTRA

Falando em licitação, a coisa não anda nada boa pelos lados do Palácio. Uma empresa acaba de conseguir na justiça a  suspensão de uma licitação onde era previsto a aquisição de motos para a prefeitura. 

A empresa Latina Motos e Comercio alegou irregularidades no processo e pediu a suspensão do certame de numero 040/2012. Como o assunto licitação anda em pauta, sem alguém fizer uma vistoria mais de perto, poderá ficar de cabelos em pé.


SÓ PARA ALGUNS!!

Ninguém se ateve mas a prefeita já anunciou o aumento da Área Azul em Lavras, passando dos atuais R$ 2 para R$ 3 e já autorizou a cobrança também das motos que será de até R$1. O mais interessante é que a autorização já foi dada há quase um mês e ate agora não foi feita a cobrança pela prefeitura.
 
Segundo uma fonte de dentro da Suntrans, o “atraso” estaria sendo feito para evitar desgastes da prefeita junto ao eleitorado e com isso poupar o seu candidato ao Palácio. 

Um guarda de transito, da Suntrans, dias a trás, ao ser questionado por mim do porque as motos estacionadas nas vagas dos carros não eram multadas e na presença de dois lojistas próximos ao clube de Lavras me disse:  “Ta doido?!!! Multar as motos ??!!!! Em ano eleitoral a gente não pode fazer isso senão acaba com a prefeita!!”. Os lojistas me olharam e ficaram alguns segundos movendo a cabeça em sinal de resignação. 

A lei que autoriza a cobrança e o aumento de renda para a empresa que vai explorar a área azul em Lavras por dez anos, foi sancionada no dia 17  de maio. ....sem comentários.

terça-feira, 12 de junho de 2012

PRÓXIMO DA LARGADA II



SILAS COSTA PEREIRA

Silas Costa, ex diretor da antiga Esal, por caminhos particulares desbravados pelo filho e competente advogado, Flávio Unes, que hoje ocupa um lugar de confiança junto a Anastasia, depois de um longo período sabático nas terras quentes do Espirito Santo, aportou em  Lavras em outubro passado, após uma manobra da prefeita no afã de não perder espaço junto ao governo, com vários “chega pra lá” em outros pretensos pré-candidatos que se ensurdeceram com o canto da sereia e alcançou o tão sonhado cargo de candidato do Palácio para as eleições de 2012.

Silas acredita que com o apoio do filho/Anastasia, poderá ser eleito como prefeito, mesmo trazendo consigo a legião de contratados e comissionados da prefeita que não querem perder o seu lugar ao sol e na folha. Para tanto, arregimenta “mocinhos & bandidos” para seu grupo, sem critérios, mas com influências positivas e outras, em número bem maior, negativas para comporem o seu staff para 2012.

Silas, que ganha espaço até na TV regional , com custeio público, tenta ser visto como aquele que fez tudo em 8 meses no mandato de Jussara e sofre internamente com a desconfiança daqueles que foram preteridos e renegados pela prefeita e que agora estão tendo que aceitar o "goela abaixo" imposto pelo Palácio Perimetral.

Com pesquisas próprias em mãos e com a que acaba de ser publicada a qual lhe confere 8%  de intenção de votos, Silas terá que aprender formulas complexas, como as exercidas em sala de aula, para tentar estimular partidários em debandadas “à escondida” e defender sua monografia na recém pretendida graduação no campo politico. Num passado próximo, Silas sentiu o efeito da, digamos, “traição” da prefeita quando foi por ela preterido e jogado ao mar e apoiado Carlos Alberto.

Silas terá que frequentar a sala de aula para aprender a politica praticada pela prefeita. Ela não tem regras, não tem paixões, não tem partidos ou partidários e nem tem candidatos bons a não ser ela mesmo. No passado próximo o irmão Paulo Menicucci sentiu de perto o efeito “mãos da irmã”. Num futuro bem próximo, poderá Silas voltar a sala de aula, com giz em punho e tentar explicar o teorema complexo da decepção politica. Quem atua no meio sabe: “O candidato que eu apoio mesmo, sou eu !!” o Tempo e as urnas poderão testemunhar. Haja coração para o que vem por aí!

CLÓVIS CORREA

Clóvis foi sim o escolhido por ele mesmo e por aqueles que querem o partido nas mãos por longos anos a fio. Ah tá! Ele é candidato não é mesmo?! Sei. 

A candidatura de Clóvis Correa e vista por ele como viável. No âmago do partido, a convicção e dada como certa. Clóvis é o candidato do partido, o dele! Sua candidatura, lastreada pela necessidade de manter o partido em mãos alheias, ao meu ver, nada mais é do que, como se diz no jargão rural, “atravessar a a boiada”. Ou seja: se sacrifica uma cabeça para que o rebanho chegue ao outro lado.

Clóvis estaria sendo manipulado a 8 mãos para que o PMDB não troque de direção e não favoreça uma coligação “alienígena” segundo o Palácio. Sem alarde e com coragem, Clóvis Correa encara a candidatura acreditando em chances reais e que o partido estará unido em torno de seu nome, oque particularmente duvido.

Clóvis, caso confirme sua candidatura no próximo dia 15 de junho durante convenção do partido, deverá trazer a tona a sua habilidade de arregimentar o rebanho nos pastos alheios e manter vivo até o dia 4 de outubro como o dono da boiada, de olho na produção do leite para garantir a sobrevivência do rebanho. Não será uma tarefa fácil. Nos bastidores, os olhares serão de observação e distantes do então candidato. Como Dú Marani é o “manda chuvas” do partido, boa parte do que estou falando aqui poderá ser visto quando chegar o prazo para desincompatibilização de cargos. Creio eu que o cacique do PMDB se manterá fixo ao quadro e folha da prefeita e assistirá, de longe, o “calvário” de Clóvis, apesar de alguns correligionários estarem dispostos ao sacrifício.

O partido (cúpula) sabe disso e manterá o seu lugar já tradicional e seguro. Afinal de contas para os equilibristas, ficar em cima do muro não é nada difícil quando sem tem “a rede” para amparar, não é mesmo?!! 

Coragem Clóvis tem de sobra. Vontade também. Visão, creio eu estar turva neste momento. Tato é um dos sentidos inerentes ao candidato. Mas se prestar atenção, sentirá no olfato o cheiro de sangue que começa a se espalhar no ar e os pés molhados a beira do rio em que está sendo , de forma bem discreta, levado para ser o eleito “O salvador da boiada”.  Tudo estará em jogo. Tudo dependerá de postura e vontade.

sábado, 9 de junho de 2012

PRÓXIMO DA LARGADA




Divulgada hoje pela Tribuna de Lavras, a pesquisa assinada pelo Instituto Ver mexeu com os ânimos de eleitores e principalmente da classe politica da cidade. Os números apresentados, , desculpem pelo trocadilho pobre, ao meu ver, mostram algumas surpresas e outras nem tanto quanto ao quadro eleitoral.

Afeito a pesquisas eleitorais (estou em uma maratona pelo sul de Minas com mais de 30 cidades a serem pesquisadas  – uma propagandazinha não faz mal a ninguém!!) analisei os dados e, creio eu, fazem jus ao quadro atual em Lavras.

Sob meu ponto de vista, surpresas e convicções fizeram parte dos dados apresentados e, sob minha ótica (que não quer dizer a verdade absoluta de nada) vou tecer alguns comentários sobre eles. O texto será apresentado em duas partes para não ficar grande demais:

MARCOS CHEREM

Avalizado pelo trabalho feito na bancada quase solitária da oposição na câmara e de forma quase profissional, arregimenta admiração até mesmo pela oposição e críticas ferrenhas de quem está do outro lado, ou  seja, quem tem benefícios diretos e indiretos por parte da prefeita Jussara Menicucci.

Com uma habilidade cirúrgica, destrincha casos entranhados sob tecidos, em tese, superprotegidos e vulneráveis da atual administração. O vereador com isso arregimenta eleitores descontentes a muitos que se sentiram enganados pela prefeita por inúmeros casos denunciados e que ganharam até a mídia nacional e hoje estão sub-judice, com o viés popular negativo pró prefeita.

Com o aumento da rejeição da atuação pessoal de Jussara Menicucci, o vereador Marcos Cherem e seu trabalho considerado pelo público, favorável e contrário, como sério e bem feito, ganhou a confiança do eleitor e arregimenta hoje, partindo das classes profissionais, formadores de opinião e uma parte considerável da periferia, uma aceitação até bem pouco tempo atrás considerada somente imaginável, mas diante dos números apresentados, chega hoje, segundo o Instituto contrato, aos 49% de intenção de voto pelo eleitor.

Apostando numa chapa puro sangue e sem adesões de políticos “de carreira”, o médico e vereador, sob a benção do irmão deputado, sutura tecidos nunca antes imaginado na politica local e aposta numa candidatura limpa, sem nomes com desgastes políticos e com fácil tramitação. Riscos podem conter na  cirurgia política experimental. Mas riscos fazem parte da profissão e do cargo a que ele almeja.

Há que se ter uma dose considerável de analgésico, paciência e medir, com o andar da operação politica, dos riscos que dela possam advir. Com o bisturi nas mãos e com números até então positivos, o médico vereador, no próximo dia 30, começará sua inédita operação política-experimental com chances de sucesso. Na mesa, o paciente é o eleitor. Tudo dependerá da habilidade do cirurgião e de suas convicções.


DEHON TRATORES

Oriundo de uma articulação política realizada a 4 mãos, o empresário da construção pesada chega à primeira pesquisa com um número até então considerável na intenção de votos, 13%, levando-se em consideração a forma prematura de sua pré-candidatura e considerado pelos “originais” do PT em Lavras como “estranho no ninho” petista.

Dehon, que ganhou apoio público da prefeita para se lançar candidato, contando ela com o fracionamento do eleitorado de Marcos Cherem para com isso ampliar o leque de possibilidades de transferência de votos e crescimento para Silas Pereira dentro do seu próprio ninho para com isso cumprir o “Acordo Tiradentes” proposto ao filho de Silas no afã de manter-se viva perante o governador e a possibilidades futuras junto a Anastasia, não descartando uma futura candidatura a Assembleia de Minas, sente que pode sim ser candidato com alguma chance e, diante dos números, ganhará um folego amais para então se decidar como candidato ou não.

Nos bastidores haveriam conversas de composição mas agora, diante dos números que foram publicados, poderão recolocar Dehon na cabeceira da mesa com um copo d’água na mão e mais vontade de participar da eleição na condição de não ser apenas um coadjuvante.

CAP, em tese, seu mentor político após a puxada de tapete partidária de 2010 sofrida por Dehon para o próprio empresário-midas, analisa os próximos passos a serem dados pelo empresário e que, a reboque e sem mostrar o rosto, hoje movimenta a sigla do PT através da escolha do empresário removedor de terras, que removeu um candidato pré-lançado pelo partido vermelho mas que sucumbiu aos afagos do empresário e antes inimigo da classe trabalhista, e desaterra quem tenta se aliar a base de resistência da máquina que opera no terreno partidário e que, através de contratos, traz consigo aqueles que tomaram o terreno (partido). 


Dehon Tratores causa uma certa surpresa positiva mas seu rumo, ainda não  totalmente definido,  passará, quase obrigatoriamente, por uma ordem de serviço a ser emitida pelo QG da Venerando Pereira e, segundo fontes internas, será quem “assinará” o contrato a ser cumprido pelo empresário candidato. Já o partido dos trabalhadores deverá ficar com a responsabilidade de manter o canteiro de obras e seus empregados empenhados em fortalecer as estacas do partido e, como se diz na linguagem da construção, “tocar a obra”, por mais estranho que seja “o projeto”.

Continua....

quinta-feira, 7 de junho de 2012

TEM QUE TER CORAGEM, PRESIDENTE!!




MÃOS AO ALTO!!

O clima na Secretaria de Saúde, segundo uma fonte alada, já é de “botes ao mar”. Segundo a libélula, Mourão Lasmar já estaria dando sinais de “deixa pra lá” e a coisa estaria beirando o ostracismo. Para piorar, de dentro da secretaria, vem agora a informação que pode deixar a prefeita e o próprio secretário em maus lençóis. 

Segundo a fonte, parte dos salários das agentes de saúde da cidade (seriam mais de 140) estaria sendo desviada da folha de pagamento delas e indo parar  no “custeio” de outras rubricas. Como já venho trabalhando neste caso a um certo tempo, consegui confirmar a informação de que o salário que as agentes deveriam receber - R$ 750 mensais , não é pago mas repassado pelo governo a prefeitura. Deste montante, a prefeitura estaria repassando apenas pouco mais de R$ 600 e o restante estaria sendo "retido" pela prefeita.

Em uma reunião, agentes questionaram a diretora de saúde sobre uma possível diferença e a resposta foi curta e grossa: “...a prefeita vai escolher o posto que vai receber a gratificação (é parte do salario das agentes) por merecimento e a escolha será feita por mim (Sandra), Mourão e a própria prefeita. Confesso que não acreditei a principio, mas depois de ouvir a gravação da conversa, que confirmam também outras denúncias, me convenci. 

Se as agentes de saúde souberem que parte de seus salários estão sendo, digamos, “desviados”, poderão não gostar nada nada disso. Se o caso chegar ao MP, a coisa pode dar o que falar.

ANÁLISE CURRICULAR

O PSDB reuniu partidários e figurões do partido para a inauguração do diretório da sigla em Lavras. Entre eles esteve presente chefe de gabinete de Anastasia, Danilo de Castro, que “Conserva” uma boa relação com a prefeita Jussara Menicucci, e o filho de Silas, assessor do governador, Flávio Unes, além do prefeito João Batista, que hoje representa o empresário Carlos Alberto Pereira - o CAP (?????????), como membro do PDT, capitaneado pelo empresário-midas. Mas é bom a prefeita e Silas tomarem mais cuidado com a presença de certas pessoas. 

Danilo de Castro, que “Conserva” uma relação estreita com o poder belorizontino e a prefeita, traz consigo algumas pechas perigosas; entre elas a de que seria “Ficha Suja”. 

Segundo um site da zona da mata, Danilo teria condenação e ações na justiça que poderiam vir a ser coladas em Silas caso sua presença se intensifique na campanha eleitoral. Lendo alguns artigos sobre o poderoso secretário de Anastasia quase me convenci do perigo da colagem de imagem. Mas há quem diga que pelo lado da oposição de Jussara a coisa não será explorada e, digamos, poderia até mesmo ser amenizada. Mas a coisa pode desandar. Hoje em dia tem gente que não consegue ficar calado, não é mesmo?!

Abaixo segue o link de onde tirei parte das informações publicadas aqui:

http://www.novojornal.com/politica/noticia/comprovado-danilo-de-castro-e-ficha-suja-e-agora-17-06-2011.html

ELE ARREGOU. EU NÃO!

O presidente  da Câmara, como é de sua “competência” como político não aceitou o meu desafio de abrir espaço para mim durante a sessão da câmara para que eu pudesse expor todas as denuncias que ate hoje sustentei contra sua gestão a frente da casa legislativa. 

Como não houve qualquer convite para que eu pudesse comparecer, juntei uma farta documentação e fui pessoalmente ao MP  representar contra a câmara, pedindo, como candidato ao concurso e parte legitima interessada, oficialmente, que o mesmo apresente a documentação emitida pelo Ministério das Comunicações e do Congresso Nacional, conforme artigo 223 que diz:Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens, observado o princípio da complementaridade dos sistemas privado, público e estatal. § 3º - O ato de outorga ou renovação somente produzirá efeitos legais após deliberação do Congresso Nacional, na forma dos parágrafos anteriores” e que comprove a legitimidade da câmara em sustentar um canal de TV. 

Além disso, representarei contra o presidente da câmara no Tribunal de Contas do Estado a mesma denúncia e pedirei, como a exemplo do MP em Lavras a suspensão do concurso, ao qual eu mesmo me inscrevi, até que as duvidas constitucionais sejam sanadas. 

Como tenho certeza da profunda “tranquilidade” do presidente, creio eu que ele que estará tranquilo neste fim de semana, não é mesmo?!

domingo, 3 de junho de 2012

IMAGEM AUTO EXPLICATIVA



UM PÉ EM CADA NINHO

O Palácio está, neste momento político, mais diversificado. A prefeita acaba de contratar Marcos Bento Geovani Bento, o Marcos Ipatinga , para seu quadro de cargos de confiança. Ipatinga, como é conhecido, é o presidente do PRTB, que, em tese, estaria na base aliada de Dehon Morais. Com a contratação, fica a pergunta: estaria a base de Dehon perdendo partidos aliados? Uma reunião entre correligionários no último sábado em um bar próximo ao Unilavras teria discutido o rumo do partido nas eleições próximas. 

Como o “manager” do PRTB agora está na folha da prefeita, existe a expectativa de que o partido, apesar de alguns membros ainda não terem a certeza de que candidato irão apoiar, deverá estar no bloco da prefeita em apoio a Silas. 

Alguns candidatos a vereador teriam torcido o nariz quando souberam da opção a ser adotada pelo PRTB. Mas não se desesperem! A coisa ainda pode mudar.

PUXÃO DE ORELHAS

Por falar em partido, o clima andou meio tenso na base do PT. Um membro, também “manager” da sigla teria tido uma conversa mais incisiva com o pré candidato da sigla ao Palácio, Dehon Tratores. O teor da conversa teria sido a apatia do pré-candidato nos últimos meses. 

O integrante da sigla cobrou mais atuação e “aparecimento” do candidato e uma disposição maior de aparecer para os eleitores como sendo o candidato vermelho. Dehon teria tentando justificar a discrição mas “manager” não teria sido convencido. Um jornal da cidade teria feito um convite para que o Dehon participasse de uma entrevista mas o pré-candidato não teria devolvido o questionário respondido.

Para quem precisa se lançar na mídia, o gesto foi considerado estranho por parte da base que confiou na candidatura do empresário. Mas isso tem uma explicação.

PENSANDO BEM....

Na última segunda feira, no QG da Venerando, o dono do PDT local, Carlos Alberto pereira, O CAP, fez uma reunião com alguns parceiros mais próximos e uma das questões discutidas teria sido a possiblidade de “sair” candidato a prefeito, apesar das implicações legais impostas por condenações em segunda instância a algumas que ainda estão em instancias superiores em fase de recurso. CAP teria dito que estaria disposto a se lançar como candidato (caso não seja impedido) e que Dehon “abriria” mão da candidatura para compor a chapa como vice.

CAP, teria conversado com um advogado para saber se haveria alguma chance de propor seu nome ao pleito de 2012. A resposta foi baseada na tese do “depende” e teria ascendido uma luz sob a cabeça de CAP, que na terça-feira teria seguido para BH para se inteirar da situação e contratar uma pesquisa para saber como anda seu nome na cidade, em termos eleitorais. 

Se for confirmada a informação e a condição de candidato, Lavras poderá contar com a dobradinha CAP/DEHON rumo ao Palácio. Aí , fica a pergunta: O PT (raiz) apoiará a coligação entre os empresários?! Tem um ditado que pode explicar a situação futura: “O mundo dá voltas....”. Como dá!