domingo, 31 de janeiro de 2010

QUESTÃO FAMILIAR


TUTTO BENE !!
Uma fonte, com ligações fortes junto a família Menicucci, me garantiu que Casimiro e Dú Marani e Chapisco podem estar nadando, nadando e correndo o risco de morrer na praia. Segundo a fonte, um plano “familiar” estaria sendo desenvolvido para começar a trabalhar o nome do sobrinho-médico Sylvio Menicucci para, num futuro próximo, ser o representante da família no campo político.   Sylvio Menicucci, também médico e neto do pai da prefeita, segundo a fonte, poderá ser mais “viável” politicamente para um projeto futuro.  O atual vice e o secretario de governo e o presidente da câmara podem não gostar disso e ficarão de olho em aparições e destaques  em torno do sobrinho-neto-médico Sylvio Menicucci.

PRISÃO PROFISSIONAL
Dias atrás, noticiei uma fato envolvendo um servidor que, casualmente, me encontrou na delegacia de Lavras. Segundo a rádio-peão do pátio da prefeitura, o dito servidor “ganhou” de presente da prefeita um severo castigo. Segundo alguns funcionários do pátio, a prefeita teria determinado que ele somente saia do pátio com devida autorização e quando sair deverá ser acompanhado de um motorista. Segundo a rádio –peão, como eles gostam de chamar aqueles que dão notícia da prefeitura no pátio, o dito servidor passa o dia perambulando de lá pra cá, sem ter o que fazer e sem poder sair do pátio. Segundo os “locutores” da rádio, a prefeita estaria “desconfiada” de que o servidor estaria me passando informações. Coitado dele! Se for fazer isso com quem ela desconfia que possa estar me informando, em breve não terá espaço no pátio nem para os ônibus da prefeitura.

XIIIII..ATENÇÃO  TODAS AS UNIDADES! CERQUEM O PALÁCIO !!
Uma fonte (outra) me repassou uma informação que, para falar a verdade, me deixou incrédulo. Segundo ela, na sexta feira, um rapaz e uma senhora(tenho os nomes mas não vou publicar) foram até a prefeitura para resolverem um problema deles junto ao Palácio. Chegando lá, as conversas não foram satisfatórias e aconselharam os contribuintes a falar com um “assessor jurídico” sobre o problema deles. A conversa por parte do dito assessor não teria seguido os trâmites que agradassem o Palácio e, segundo a fonte, o assessor teria agredido os munícipes.  Eis que vem a dor de cabeça para a prefeita. Segundo informações, o cidadão que acompanhava a senhora era um major da Polícia Militar e diante da suposta agressão teria chamado a polícia dentro do Palácio e feito um boletim de ocorrência com o dito servidor. Existem versões de que o fato teria sido inverso, ou seja, que o assessor teria sido agredido pelo polícial e que ele não seria um oficial da PM. Só a policia ou testemunhas para apontar a verdade neste caso. Sinceramente, sem querer menosprezar a fonte a qual tenho profundo respeito, e por ser Lavras uma cidade de certo nível cultural, acredito que isso jamais aconteceria dentro do Palácio. Não dá pra acreditar !!!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

VAI !! ENTRA EM CENA !!!!!



PRESENTE DE GREGO

O vice prefeito Cassimiro, sempre educado por sinal, deu uma entrevista no mínimo ambígua ao jornal O Tempo. Em um dos pontos, Cassimiro teria afirmado que a queda da arrecadação tem colocado em dificuldades a prefeitura municipal de Lavras. Segundo ele, a queda é de 20% e teria comprometido até mesmo o pagamento do 13º, que segundo ele teria sido pago depois de dezembro. Os salários também estão sendo pagos de forma escalonada. Porém, em novembro de 2009, Cassimiro deu uma entrevista de primeira página comemorando a arrecadação de sua pasta, que segundo ele, estaria próxima até mesmo de um superávit. Ao que parece, dois discursos antagônicos sobre o mesmo tema. Nos bastidores,as más línguas dizem que a fala fora colocada na boca do vice. como um presente, para ele “ganhar” mídia. Em relação aos pronunciamentos, qual deles seria o verdadeiro ?

FAÇA O QUE EU DIGO, NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO

Outro ponto da entrevista que causou estranheza foi a informação passada de que a prefeitura estaria com o total da arrecadação comprometida em 49% somente com a folha de pagamento, o que, segundo o Tribunal de Contas, atingiria o limite prudencial e faria ascender a luz amarela e já, além do Ministério Público local, indicaria a necessidade de demissões para que o índice sofresse uma queda até o patamar “aceitável” de 47 %. Cassimiro, ao contrário do que seria uma orientação do tribunal, afirmou que quase 700 servidores serão “abraçados” pelo concurso público, inchando, de forma definitiva, a folha de pagamento. Durante a gestão de CAP, eram 2.400 funcionários, número este considerado um escândalo à época pela oposição, hoje ocupante da cadeira do Palácio. Hoje este número, segundo Cassimiro, ultrapassa a casa de 3.200 servidores. Agora pode ?? Sem comentários.

FALA ! FALA ! FALA !!!!

Dias atrás, percorrendo a cidade, o ex vereador e atual assessor do assessor da secretária de saúde, Dr. Edson, circulava com o ex vereador Bochecha em seu carro preto em conversas e gestos que demonstravam uma certa preocupação. Os dois percorreram boa parte do centro, por volta do meio dia, acredito eu, mantendo uma conversa “política”. Dizem que o assunto seria uma certa insatisfação da bancada “bloqueada” sobre a inércia do Palácio em relação a causa deles. A prefeita tem, de forma bem discreta, se “ausentado” da discussão deste tema espinhoso. Dizem que ela prefere manter o “escudo” sobre seu mandato do que ao pedido de socorro dos ex e atuais edis. Nos bastidores, alguns mais afoitos em prol do “cash” confiscado, estariam ameaçando “falar”. Eu hein !!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

ESTE É O SEU NOVO UNIFORME !





SÚDITO INSURGENTE
Segundo uma fonte, um funcionário da prefeitura teria sido desviado de seu cargo por ter propalado palavras desalinhadas ao Palácio e fora escalado para fazer a “segurança” do sistema de transmissão de TV, no alto da Lavrinhas. Segundo a fonte, o dito funcionário não teria ficado contente com novo “serviço” e teria se rebelado.  Daí, diante de sua missão nada prazerosa, o cidadão, em seu dia de fúria, teria pego um revolver e, do alto do seu posto próximo as antenas, teria feito vários disparos e bradado, entre um tiro e outro, a seguinte frase: “Eu mato aquela mulher!!!  Eu mato aquela mulher”. Caso a fonte esteja certa, ele foi “aconselhado” a deixar o posto por alguns funcionários de confiança e internado no CAPS – programa de assistência a doentes mentais. Diante do caso, alguns soltaram uma piadinha que até agora não entendi. A piadinha solta é a seguinte: “...depois disso, Hugo Chaves disse que quer vir conhecer a prefeitura de Lavras....”. Dá pra alguém explicar?????

POSSO PAGAR DEPOIS ?????
Edis revoltados por causa do bloqueio de contas foram até a prefeita buscar ajuda. Pediram para que a prefeita os ajudasse contratando um advogado para ver o que se pode fazer em sua causa, que estaria os colocando em sérios apuros financeiros.  Eles sugeririam o nome do advogado Négis Rodarte. Ela teria dito: “ Négis ???? De jeito nenhum !!!!! Vou arrumar um ótimo advogado pra vocês!(?)” (e possivelmente de graça, diga-se de passagem)”. A prefeita teria sugerido  o nome de João Batista-  o Franja-  para assumir a causa.  Um deles, dos mais revoltos, preferiu contratar o advogado rejeitado pela prefeita. Trata-se de Wladimir Luz Andrade , ex vereador e que hoje é funcionário da secretaria de esportes, que finge que não me vê! (será porquê?). A prefeita pode não gostar da escolha, Wladimir !! Uma fonte me garantiu que o advogado, em visita aos Estados Unidos por 15 dias , visitava este blog diariamente para se informar das “coisas” de Lavras.

ORELHA VERMELHA
Eu levei um puxão de orelhas do membro do PT de Lavras, Luis de Almeida.  Deixei de anunciar o lançamento da pré candidatura do professor e presidente do PT, Tarcisio, a deputado estadual. O professor da Ufla pretende se lançar candidato a deputado estadual em 2010 e já busca apoio na região. Luis de Almeida disse que o partido pode se unir em torno de sua candidatura e com isso aumentar as chances de se eleger um candidato da terra. No último sábado, no LTC, o pré candidato fez um churrasco de aniversário para os amigos.

SÓ JOVENS !
Por falar em uniforme. alguém poderia explicar o porque o uniforme dos agentes do Area Azul não tem mais a logomarca da prefeitura de Lavras? A identificação da prefeitura está desaparecendo do uniformes do agentes. Sugundo uma informação, é uma estratégia de marketing, para desvincular a imagem da prefeita das várias multas que estão sendo aplicadas diarimente. 

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

TEM QUEM ACREDITA NISSO !!!!!!!!


CAÇA AO HOMEM

O Palácio está vivendo um impasse. Ex vereadores e atuais, que passam pelo novo aperto diante da ação movida pelo Ministério Público- nº 038209110922-5, no fórum local, estão realizando reuniões quase corriqueiras para falar sobre o assunto e deliberar sobre novas ações a serem tomadas. Eis que vem a chefe do Palácio.

Alguns deles, revoltados por sinal, estariam colocando na alça de mira o promotor proponente da ação. Alguns teriam, até mesmo, cogitado algum tipo de ação junto aos superiores do promotor, afim de, no linguajar deles, contra-atracar aquele que “estaria perseguindo” os ex e atuas vereadores. De dentro do Palácio veio a voz: “aquietem-se, por favor”. De cá, da bancada “bloqueada”, teria surgido um resmungo de alguns deles: “.....ela fala assim porque não é o dela(?) que está na reta” popularmente, para não falar gorsseiro, falou um dos que estão com as contas bloqueadas , sem poder sacar um centavo sequer.

Me disseram que a chave para acabar com tudo isso estaria co-atrelada a um posicionamento do presidente da Câmara, Chapisco.











DÁ PRA DESAPERTAR ????


Dentro do Palácio , a ordem é dizer que eu “menti” quando publiquei que algumas demissões iriam acontecer. A prefeita teria voltado atrás em algumas delas somente para não dar crédito a mim por ter antecipado alguns de seus atos.
A ex secretária tampão , Gilza Carvalho, teria tido sua demissão anulada por conta da antecipação a que eu fizera. Sandra Ribeiro, que já havia recebido o OK para ocupar a cadeira da ex secretaria ou até mesmo a própria Secretaria de Saúde, não teria gostado da notícia que de Gilza teria mantido seu pescoço intacto, frustrando com isso uma promoção para Sandra Ribeiro.

Nos bastidores uma informação de que Gilza poderia até mesmo ser promovida teria vazado, o que duvido. Zuza Nacif, que estaria “magoado” com a prefeita e vice e versa, sem contar a resistência que vem encontrando dentro da “plebe” de sua pasta, diz em alto e bom tom que é “O Secretário” e que tudo isso aí (o que está escrito no blog) e puro disse-me-disse. Dentro do Palácio saiu a seguinte frase, quase que apoteótica: “Tanto Gilza quanto Zuza devem agradecer ao blog do homem!”


VAI TER PLACA ???????????


A construção do prédio da Câmara poderá dar muita, mas muita dor de cabeça para o presidente da casa, Chapisco. A manobra, ou melhor dizendo, a medida feita para convocar a segunda colocada no processo licitatório para a construção do novo prédio já estaria sendo investigada por autoridades da cidade.
Diante da recusa da primeira colocada em aceitar a obra, já fora de prazo para desistência, o presidente da Câmara, Chapisco, teria convocado a segunda colocada que teria dado um preço de quase R$ 600 mil reais a mais.

Salvo melhor juízo, a lei fala que a segunda colocada pode sim ser convocada caso a primeira colocada desista dentro do prazo legal porém acatando o preço ofertado pela primeira colocada, ora desistente. Chapisco não teria, salvo engano, cobrado a multa de quase R$ 360 mil reais da empresa desistente a título de multa contratual conforme prevê a lei. Porém, embasado por um parecer jurídico do advogado da Câmara, Antonio Hamilton, Chapisco teria convocado, fora do prazo legal, a segunda colocada por um preço superior em mais de meio milhão de reais para assumir a construção da obra.

Como um iniciante no curso de direito, entendo que o assunto poderá dar dor de cabeça para muita gente. A prefeita já teria sido avisada do que poderá ocorrer com o edil. Ela mantém distância significativa de tal obra para não sair “rebocada” ou melhor,” Chapiscada”.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

EU ACHO QUE VI UM GATINHO !!!!!



REGISTRO
O provável candidato a deputado federal, Carlos Alberto Pereira – o CAP-  me telefonou no inicio da tarde desta segunda feira. CAP confirmou que realmente esteve em Belo Horizonte, no shopping DiamondMall, numa quarta feira,  e confirmou também que esteve no restaurante Parrillas, acompanhado de assessores. CAP negou que tenha se reunido com Zuza Nacif. Segundo ele, um encontro foi realizado sim, mas dentro do campo político partidário com um pré candidato-amigo.  Minha fonte teria dito que seria Zuza Nacif. CAP, em seu nome, desmente. Viva a democracia!

BAGAGEM
Por falar em, Zuza, ao contrário do que algumas pessoas chegaram a pensar, em tese, O Secretário de Comunicação não teria uma bagagem profissional “tão grande” como chegou a ser alardeado pela prefeita. Segundo uma publicação da UFMG, Zuza, em agosto de 2003, com 21 anos de idade,  cursava o 3º  período do curso de jornalismo. Por minhas contas, ele teria se formado no início de 2007 e, em seguida, teria sido convidado para assessorar a prefeita. Dentro da assessoria da prefeitura, muitos já desconfiavam da falta de “prática” do Belorizontino secretário.  Vale lembrar que o cargo que ele ocupa é de “confiança” da prefeita, ou seja, ela nomeia e demite quem ela quer, com ou sem experiência.  A postura dele, Zuza, adotada dentro da prefeitura, dá a entender de que tem “amplo” conhecimento da área.

BELLO SECRETÁRIO
Nos bastidores da ala médica da cidade, a informação dada por mim, sobre o convite feito ao médico Otto Metzguer para assumir a Secretaria de Saúde, teria gerado descontentamento por parte de alguns membros do corpo médico.  Mas, diante da repercussão do assunto, um outro médico já teria sido sondado para assumir a Secretaria, que ao que parece, ninguém quer. O médico Roberval Bello, cirurgião e legista, já estaria pensando numa sondagem feita e poderá, ao final de fevereiro, assumir a pasta-xodó do Palácio. 

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

TEM QUEM QUER !



                                                FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA



  CHIQUÉEEEERIMO !

Uma fonte me garantiu que o empresário e provável candidato a deputado federal Carlos Alberto Pereira, o CAP, teria tido uma reunião em BH com o atual ou provável ex Secretário de Comunicação da prefeita Jussara Menicucci, Zuza do Valle Nacif. O encontro “secreto” teria ocorrido numa quarta feira no luxuoso Restaurante Parrilla, no também sofisticado shopping DiamondMall, muito freqüentando por pessoas “de fino trato” de Lavras. Se a informação for verdadeira, várias leituras poderão ser feitas. Se o Palácio ainda não sabe desta conversa, poderá não gostar. Ou será que vai ???!! Já não sei de mais nada.

ENCONTRO


Na última quinta feira, através de um convite feito por Carlos Alberto Pereira, fui conhecer o escritório político do empresário. Durante a conversa de quase duas horas, CAP falou de sua intenção como pré candidato a deputado e pregou, agora, a união entre forças para que Lavras tenha um deputado federal. Além de um aceno profissional, CAP fez a mim uma afirmação um tanto quanto enigmática: “Vou respeitar TODOS os candidatos da terra, com um discurso de união em prol da cidade”. A frase é de união mas no meio político será interpretada como uma “bandeira branca” para TODOS os lados. CAP acredita que desta vez será eleito.


YES! PRESÍDO NÓS TEREMOS!

A cidade está toda mobilizada em torno de um tema polêmico. Com o anúncio de que a cidade poderá ganhar um presídio, prefeitura e vereadores já estão se articulando para que o “presente” não seja entregue aos moradores. Um vereador que teria defendido abertamente a obra do presídio, está agora tendo que assistir a sua rejeição se agigantar entre os moradores. Médicos, dentistas, advogados e profissionais liberais fizeram uma lista com mais de 3.000 assinaturas contra a proposta de construção do presídio. Não, não é a prefeitura e nem mesmo a câmara de Lavras e nem mesmo a classe média alta que estaria se mobilizando contra a construção do presídio daqui, tratado com silêncio absoluto pela prefeitura. A rebelião contra o presido é bem perto daqui, em Nepomuceno. A cidade recebeu a oferta da obra mas os moradores se mobilizaram e disseram "não" à obra! Em Machado, moradores adesivaram os carros com o mesmo propósito contra a construção de um presído lá.  Próximo ao antigo matadouro, obras de acesso ao local de construção já começaram e estranhamente não apareceram no jornal da prefeitura de Lavras, mesmo tendo o “informativo” várias obras do governo do Estado mostradas e com o crédito como se fosse do executivo local. Será porque ?

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

SALA & MESA DO SECRETÁRIO



TÁ RODANDO !
Atenção Palácio. Empresários da cidade estariam pensando em visitar a prefeita par cobrar da chefe do executivo uma posição sobre um caso que, tenho certeza, ela desconhece. Uma pessoa, indicada por ela para trabalhar em um órgão de “responsabilidade” da prefeitura estaria "deixando de cumpir um acordo financeiro/serviço com os ditos comerciantes. Segundo alguns deles, que me enviaram alguns emails ( identificados por sinal)  eles teriam sido procurados por um “profissional de imprensa” e teriam patrocinado uma publicação que seria impressa antes do final do ano de 2009. Segundo eles, até hoje nada fora impresso e o dinheiro já teria sido pago ao “profissional” ora representante do setor de comunicação do referido órgão. Ele teria dito que iria imprimir o meterial em um jornal da cidade. Eles pensaram em procurar o Procon, mas desistiram. Estão querendo ir ao Palácio reclamar com quem eles acreditam ser de direito. 

EU SAIO; EU FALO; EU APRONTO HEIN ?!!
O jornalista Sylvio Menicucci teria confirmado que será candidato a deputado federal. Sylvio, que teria ameaçado a tia prefeita com uma ação civil pública, teria recuado. Silvinho, como é mais conhecido, teria recuado devido a um possível pedido feito pelo tio, Paulo Menicucci à prefeita para que o sobrinho barulhento fosse reconduzido à secretária de Comunicação da prefeitura de Lavras e com isso se “acalmasse”. Segundo uma fonte, Paulo Menicucci estaria com medo de que o “falatório familiar” pudesse prejudicar os passos do candidato em 2010. A tia ainda não se decidiu quanto a pasta.  A família já estria estudando uma saída alternativa para o “sobrinho falante demais”. A provável medida segue ilustrada na foto acima.

NÃO TEM NADA DISSO !!!!!!!!!!!  ( COMO ELE SOUBE DISSO ?!!)
Jussara teria dito a pessoas próximas que “achou engraçadíssimo” a “notícia-piada” que publiquei sobre o nome de Otto Metzger para Secretário de Saúde. Neste caso eu reafirmo e sustento a informação divulgada por mim. Jussara teria sim convidado o médico a assumir a pasta e ele teria, em tom “efusivo”, comentado para uma pessoa muito próxima e de sua confiança sobre o convite. Jussara, mesmo de férias (prefeito tem férias?) recebido alguns sinais de insatisfação de sua base em relação a escolha do nome e poderá voltar atrás. Mourão já teria dito a ela que a pasta “não é fácil” e a prefeita já estaria estudando “encurtar” as férias da prima secretária. Nélida Borin, presidente do Conselho Municipal de Saúde, estaria alardeando pelos quatros cantos que está “uma fera” comigo por ter eu publicado a nomeação do nome do “filho-assessor”, André Borin. Ela também não gostou de ver o seu nome publicado, como sendo ela presidente do Conselho. Ossos do ofício de quem aceita função pública, não é mesmo ?!!  Dias atrás, entre cargos do alto escalão, ela teria feito a seguinte pergunta: “Como que ele ficou sabendo da contratação do André ?!!! E não é que aquilo que ele escreveu é verdade ??!! Mas como pode isso ??!!” disse ela.  Obrigado pela confirmação, Nélida.
EXTRA EXTRA
Um outro “encontro” teria ocorrido entres CAP  e uma outra pessoa (possível emissário). Se realmente for verdade, as bases da política 2010 poderão novamente estremecer. Estou apurando. Novidades em breve !

SALA & MESA DO SECRETÁRIO



TÁ RODANDO !
Atenção Palácio. Empresários da cidade estariam pensando em visitar a prefeita par cobrar da chefe do executivo uma posição sobre um caso que, tenho certeza, ela desconhece. Uma pessoa, indicada por ela para trabalhar em um órgão de “responsabilidade” da prefeitura. Segundo alguns empresários, que me enviaram alguns emails ( identificados por sinal)  eles teriam sido procurados por um “profissional de imprensa” e teriam patrocinado uma publicação que seria impressa antes do final do ano de 2009. Segundo eles, até hoje nada fora impresso e o dinheiro já teria sido pago ao “profissional” ora representante do setor de comunicação do referido órgão. Ele teria dito que iria imprimir o meterial em um jornal da cidade. Eles pensaram em procurar o Procon, mas desistiram. Estão querendo ir ao Palácio reclamar com quem eles acreditam ser de direito. 

EU SAIO; EU FALO; EU APRONTO HEIN ?!!
O jornalista Sylvio Menicucci teria confirmado que será candidato a deputado federal. Sylvio, que teria ameaçado a tia prefeita com uma ação civil pública, teria recuado. Silvinho, como é mais conhecido, teria recuado devido a um possível pedido feito pelo tio, Paulo Menicucci à prefeita para que o sobrinho barulhento fosse reconduzido à secretária de Comunicação da prefeitura de Lavras e com isso se “acalmasse”. Segundo uma fonte, Paulo Menicucci estaria com medo de que o “falatório familiar” pudesse prejudicar os passos do candidato em 2010. A tia ainda não se decidiu quanto a pasta.  A família já estria estudando uma saída alternativa para o “sobrinho falante demais”. A provável medida segue ilustrada na foto acima.

NÃO TEM NADA DISSO !!!!!!!!!!!  ( COMO ELE SOUBE DISSO ?!!)
Jussara teria dito a pessoas próximas que “achou engraçadíssimo” a “notícia-piada” que publiquei sobre o nome de Otto Metzger para Secretário de Saúde. Neste caso eu reafirmo e sustento a informação divulgada por mim. Jussara teria sim convidado o médico a assumir a pasta e ele teria, em tom “efusivo”, comentado para uma pessoa muito próxima e de sua confiança sobre o convite. Jussara, mesmo de férias (prefeito tem férias?) recebido alguns sinais de insatisfação de sua base em relação a escolha do nome e poderá voltar atrás. Mourão já teria dito a ela que a pasta “não é fácil” e a prefeita já estaria estudando “encurtar” as férias da prima secretária. Nélida Borin, presidente do Conselho Municipal de Saúde, estaria alardeando pelos quatros cantos que está “uma fera” comigo por ter eu publicado a nomeação do nome do “filho-assessor”, André Borin. Ela também não gostou de ver o seu nome publicado, como sendo ela presidente do Conselho. Ossos do ofício de quem aceita função pública, não é mesmo ?!!  Dias atrás, entre cargos do alto escalão, ela teria feito a seguinte pergunta: “Como que ele ficou sabendo da contratação do André ?!!! E não é que aquilo que ele escreveu é verdade ??!! Mas como pode isso ??!!” disse ela.  Obrigado pela confirmação, Nélida.
EXTRA EXTRA
Um outro “encontro” teria ocorrido entres CAP  e uma outra pessoa (possível emissário). Se realmente for verdade, as bases da política 2010 poderão novamente estremecer. Estou apurando. Novidades em breve !

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

EXCLUSIVO: CAP E CHEREM SE ENCONTRAM E CHEREM DECLARA QUE NÃO É CANDIDATO EM 2010



Na semana passada, obtive a informação de que um encontro poderia ser feito entre dois empresários da cidade. Seriam eles: Fábio Cherem e Carlos Alberto Pereira, o CAP. O encontro serviria como pretexto para tratar de negócios, mas o assunto de fundo seria outro: política. Carlos Alberto Pereira, segundo informações, teria marcado para 7 horas e como quase de costume, chegou atrasado 40 minutos. Fábio Cherem teria chegado na hora marcada, acompanhado de Tide, ex candidato a vice em sua chapa e o ex vereador Chacrinha. Após o inicio da conversa profissional, CAP teria deixado a conversa profissional de lado e iniciado a conversa política em um tom ameno, apelando para o clamor do consenso em torno das eleições de 2010 . Até então, CAP acreditava que o empresário Fábio Cherem seria um potencial candidato a deputado e poderia com isso “atrapalhar” os seus planos de conseguir se eleger deputado federal. Cherem, para a surpresa dos presentes,(inclusive minha) teria acenado que não seria de seu interesse participar da eleição em 2010, o que chegou a surpreender CAP em seu íntimo. Nos bastidores havia a informação de que CAP estaria disposto a “convencer” uma desistência de candidatos que poderiam atrasar seus planos. Cherem teria dito que não seria candidato e que estaria disposto a apoiar um candidato de seu partido, no caso o professor da Ufla e ex vereador Chacrinha, para deputado estadual. Durante a conversa um acordo de “cavalheiros” teria sido feito para que os candidatos lavrenses e de “comum acordo” fossem poupados de ataques. Dentro da proposta sugerida, nenhum dos empresários fariam algum tipo de apoio público e nem tão pouco subiriam em palanques comuns. O trato ,“selado” na conversa, seria baseado na seguinte frase: “Eu não te atrapalho e você não me atrapalha”. Estranhamente o ano de 2012 não teria sido abordado na conversa entre os dois pretensos candidatos em 2012. A reunião teria durado aproximadamente 1 hora e meia. Porém, CAP saiu da reunião com um problema. Ele estaria “incentivando” o também empresário Dehon Tratores a ser candidato a deputado estadual (e ele estaria aceitando a proposta) e agora, diante do acordo selado com Cherem, CAP teria que tentar desmotivá-lo de tal pretensão. Dehon poderá se sentir “traído” e abandonar o “affair” iniciado recentemente dentro do campo político com o general do QG da Leonardo Venerando. Os processos contra CAP estão “parados” em Brasília e com isso ainda pode ser candidato. Cherem disse que não iria se candidatar para não alimentar o ciclo vicioso "candidatar para atrapalhar" e disse que esse papel não caberia a ele fazer. Ele teria dito que Lavras vai medir suas lideranças e saber quem é quem na política da cidade e qual o seu verdadeiro papel. Eu acredito que a fala dos ex candidato a prefeito fora feita em forma de recado para alguém. Tá dado então.
ANÁLISE CRUA
CAP acreditava que Cherem fosse candidato e teria se surpreendido com o anúncio de que o jovem empresário, diante do quadro de especulações na cidade, não seria candidato. CAP estaria disposto a “negociar” alguma coisa para demover Cherem de sua pretensa vontade de sair candidato. Como a reunião foi melhor do que se esperava para CAP, (e sem mexer no bolso, o que é melhor para ele) ele terá o trabalho agora de convencer Dehon a não sair e ficar quietinho. CAP, na gira política, vai “correr com o vento no rosto” em 2010, sem nenhuma candidatura que possa prejudicá-lo em sua incansável meta, num cenário indefinido mas com chances reais de sucesso. No campo financeiro e político melhor para ele, impossível. Vamos aguardar as cenas do próximo capítulo.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

VAI TODO MUNDO PRA DEGOLA !!




Ò XENTE, BICHINHO ?!!
Ao receber as informações de que havia eu antecipado a demissão do presidente do LavrasPrev, Antonio Cunha Vieira; da nomeação de Mourão Lasmar como secretário-tampão da Saúde e antecipado em 2 meses o nome do provável(?) futuro secretário de saúde, Dr. Otto; Jussara teria ficando muito irritada, ainda em terras de “maínha Canô”. Jussara teria dito a uma pessoa, por telefone, que essa situação (a qual fico antecipando o que vai acontecer) já teria “passado dos limites”. Jussara teria dito a outra pessoa de sua confiança que já sabe quem poderia estar passando as informações. Jussara teria dito que tem dúvidas em relação a uma pessoa da área da saúde e uma outra dentro do Palácio. Uma delas poderá até mesmo ser demitida por causa dessa desconfiança. Como sei o nome das duas pessoas as quais ela desconfia, posso atestar: Será mais um ato falho da prefeita. Mas a caneta é dela não é mesmo???!! Que seja feita a vossa a vontade !

MAIS UMA
Antecipando ao oficial de justiça, aviso: os vereadores da atual legislatura sofrerão mais duas ações por parte do Ministério Público. A promotoria teria pedido a restituição de tudo que fora pago com verba de gabinete e outras ajudas de custo. Segundo uma fonte, as intimações já poderiam estar prontas para serem entregues aos edis lavrenses. Hoje, sexta feira, ao encontrar com um ex vereador, perguntei: “como está a situação de vocês, caro ...........?” Ele teria dito que não estaria nem aí porque tem somente a casa em que mora e que não iria perder a sua residência. Ao final, ele concluiu: “foi bobeira dos advogados. Um já ta morto, o outro agiu de má fé”, disse o ex edil.

MÃO DE FERRO
Uma informação advinda do Palácio dá conta de que dois funcionários do “alto escalão” teriam sido incumbidos de articular uma possível mudança no quadro de cargos de confiança da prefeita. Um da área jurídica e outro que estaria a cargo de averiguar reclamações sobre a administração. Segundo uma fonte, um deles, muito ligado a Álvaro Saad, teria praticamente dito a frase: “Ou ele (Zuza), ou eu!”. Um dos responsáveis estaria agindo como um "mão de ferro" em relação aos "degolados".  O pescoço de Zuza teria entrado na alça de mira devido a uma “imperícia’ dele em relação a um “artigo” que não poderia ter sido publicado, entre “otra cositas mas”. Na Secom, estariam "secando" (esse trocadilho foi terrível! Me perdoem!) o cargo do Belorizontino. Essa semana o bicho vai pegar!

Na semana que vem, uma notícia sobre uma reunião que poderá mexer com o quadro eleitoral em Lavras. O improvável está prestes a acontecer na cidade. Nem eu acreditei. Aguarde.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

OBRIGADO DOUTOR !


MÍOPE

Recém empossado como secretário, Mourão Lasmar já teria anunciado que seu mandato será curto. Segundo ele, até março. Iara disse que não volta mas Jussara sabe que se “apertar”, poderá contar com a prima-secretária que está em férias. Mas com dois meses de antecedência - caso Jussara mantenha o convite feito, de pé - o carrasco dos ex e atuais vereadores, na questão da devolução dos 300 mil reais, Dr. Otto Metzger, será o novo secretário de saúde de Lavras. Otto já teria aceitado o convite feito pela prefeita e assumiria a partir de março a cadeira hoje ocupada por Mourão Lasmar. Otto teria feito alguns pedidos à prefeita e disse que precisaria de “ajuda” para tentar administrar a pasta-pepino. Jussara bem que tentou mas não achou um nome de sua “confiança” para assumir a Saúde da cidade. O tempo, ou a vontade da prefeita em me contradizer, dirão se estou certo ou não.


LUGAR DISPUTADO

No Palácio o clima é ainda de apreensão. Zuza Nacif poderá ter sua saída anunciada no começo da semana que vem. O ex secretário e atualmente lotado no setor de recursos humanos, Álvaro Saad, espera que ao final desse imbróglio seu nome possa ser reconduzido a pasta, hoje com um salário atrativo de 6 mil reais. Mas, pelo andar da carruagem e da opinião de alguns servidores, o nome dele não figura entre os preferidos do setor. Jussara também atribui a ele uma certa “imperícia” ao cuidar de alguns “assuntos” que, ao final deles, acabaram “arranhando” a imagem da prefeita. O nome do ex repórter da TVU, Natanael Rabello é um dos cogitados para assumir, caso confirme a saída de Zuza Nacif. Até mesmo o nome de Dário Costa fora cogitado. Mas no meu íntimo, acredito, apesar da probabilidade, que tenha sido uma ilação maldosa. Vai saber, não é mesmo ?!!

OU ELE OU EU 

O presidente da Câmara, Chapisco, está uma pilha. Com sua conta bloqueada, juntamente com os 15 vereadores da gestão 2001-2004, o presidente do legislativo estaria a beira de um ataque de nervos. Uma determinação do Ministério Público estaria o fazendo demitir “funcionários” contratados da casa.Até agora foi uma só.  Como boa parte é indicação de políticos, Chapisco estaria numa saia justa ao ter que demitir os afilhados de “alguns”. Mudando de assunto, Chapisco teria recebido um telefonema – eu sei de onde é – onde uma proposta/barganha teria sido feita para o presidente. Do outro lado ele teria ouvido: “manda embora ciclano.”  (eu também sei quem é)  e seus problemas serão "sanados". Chapisco teria dito: “não mando, não mando, não mando!” Segundo uma fonte, a prefeita já teria dado a mesma orientação para o presidente. “Alguém terá que ser jogado às piranhas !!!” disse um deles. Vamos ver até quando ele vai aguentar a “pressão”.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

EXCLUSIVO: MOURÃO LASMAR É O NOVO SECRETÁRIO DA SAÚDE

Ao publicar a minha última postagem no domingo, citei que a prefeita iria colocar um técnico para “assumir” a secretaria de saúde, como todos podem averiguar. A articulação em torno do nome de Mourão Lasmar, atual secretário de recursos humanos da prefeitura, teria sido feita de forma pactuada para que ele assumisse a Saúde de Lavras, sem contudo deixar vazar a informação. Só tem um detalhe. No último sábado, antes de publicar que seria um técnico a assumir a pasta, recebi a informação de que seria o atual secretário de controle interno a assumir a pasta, mas confesso a vocês que “duvidei” da minha fonte e resolvi não publicar o nome por considerar - eu- o nome de Mourão como “improvável”, motivo pelo qual peço desculpas públicas a minha(s) fontes(s).

Mourão Lasmar é novo secretário-tampão da saúde de Lavras e irá substituir Iara Menicucci até que ela volte no final de fevereiro, apesar dela dizer que não voltará. Dentro do Palácio, a imagem do “duplo secretário” é de “austeridade” no trato com o pessoal, o que não agrada a boa parte deles. Outra contratação que eu havia antevisto é a da figura do “assessor” que até então viria de fora mas, devido a antecipação que eu fizera e a um possível desacordo de última hora, outro nome fora escolhido. André Borini, atual homem de confiança do Dr. Célio de Oliveira e administrador da Santa Casa, recebeu o convite no último sábado, a noite, por telefone. Dr. Célio, em viagem com a prefeita, teria, segundo uma fonte, feito uma ligação no meio da noite de sábado “demitindo” o administrador de meio período na Santa Casa e o colocando à disposição da prefeita para que assumisse o cargo de “assessor”. Ele teria, no primeiro momento, recuado do convite mas fora “convencido’ de que deveria aceitar. A informação desse desenrolar da contratação de André eu coloco sob suspeita. A nova contratação poderá acirrar ainda mais os ânimos entre os dois principais hospitais de Lavras. Dr. Edson fará o “assessoramento do assessor” e do novo secretário. Gilza Carvalho, técnica da pasta, estaria, apesar de tentar não demonstrar, “extremamente chateada” com o expectativa de ser trocada por Sandra Ribeiro, e espera a degola, que ainda não fora concluída.

A prefeita está de férias no litoral brasileiro, mais precisamente na Bahia, e retornará na próximo dia 10. Esta informação sobre o paradeiro da prefeita era guardada a 7 chaves. André Borini é filho da presidente do conselho municipal de saúde de Lavras, Nélida Borini. Mais informações de mudanças nos próximos dias.

EXCLUSIVO: MOURÃO LASMAR É O NOVO SECRETÁRIO DA SAÚDE

Ao publicar a minha última postagem no domingo, citei que a prefeita iria colocar um técnico para “assumir” a secretaria de saúde, como todos podem averiguar. A articulação em torno do nome de Mourão Lasmar, atual secretário de recursos humanos da prefeitura, teria sido feita de forma pactuada para que ele assumisse a Saúde de Lavras, sem contudo deixar vazar a informação. Só tem um detalhe. No último sábado, antes de publicar que seria um técnico a assumir a pasta, recebi a informação de que seria o atual secretário de controle interno a assumir a pasta, mas confesso a vocês que “duvidei” da minha fonte e resolvi não publicar o nome por considerar - eu- o nome de Mourão como “improvável”, motivo pelo qual peço desculpas públicas a minha(s) fontes(s).

Mourão Lasmar é novo secretário-tampão da saúde de Lavras e irá substituir Iara Menicucci até que ela volte no final de fevereiro, apesar dela dizer que não voltará. Dentro do Palácio, a imagem do “duplo secretário” é de “austeridade” no trato com o pessoal, o que não agrada a boa parte deles. Outra contratação que eu havia antevisto é a da figura do “assessor” que até então viria de fora mas, devido a antecipação que eu fizera e a um possível desacordo de última hora, outro nome fora escolhido. André Borini, atual homem de confiança do Dr. Célio de Oliveira e administrador da Santa Casa, recebeu o convite no último sábado, a noite, por telefone. Dr. Célio, em viagem com a prefeita, teria, segundo uma fonte, feito uma ligação no meio da noite de sábado “demitindo” o administrador de meio período na Santa Casa e o colocando à disposição da prefeita para que assumisse o cargo de “assessor”. Ele teria, no primeiro momento, recuado do convite mas fora “convencido’ de que deveria aceitar. A informação desse desenrolar da contratação de André eu coloco sob suspeita. A nova contratação poderá acirrar ainda mais os ânimos entre os dois principais hospitais de Lavras. Dr. Edson fará o “assessoramento do assessor” e do novo secretário. Gilza Carvalho, técnica da pasta, que estaria, apesar dela não deixar transparecer, “extremamente chateada” com o expectativa de ser trocada por Sandra Ribeiro, espera a degola, que ainda não fora concluída.

A prefeita está de férias no litoral brasileiro, mais precisamente na Bahia, e retornará na próximo dia 10. Esta informação sobre o paradeiro da prefeita era guardada a 7 chaves. André Borini é filho da presidente do conselho municipal de saúde de Lavras, Nélida Borini. Mais informações de mudanças nos próximos dias.

domingo, 3 de janeiro de 2010

BEM VINDO A LAVRAS




MINHA QUERIDAAAAA !!
O início de janeiro parece ser de apreensão dentro do Palácio. Dentro do quadro de assessores de confiança o clima é tenso. Funcionárias “amigas” da prefeita teriam, em um encontro, falado de suas apreensões em relação a uma degola coletiva e que poderiam estar incluídas nela. Duas delas teriam dito “Acho que dessa vez não vamos escapar. Tô com medo”. Faz sentido. Uma delas ganha quase R$3 mil reais e sua presença é pouco sentida dentro do Palácio. A outra, com status de confidente, também estaria receosa mas confia no “laço” íntimo e de sua pretensa proteção.

MULTI-FUNCIONÁRIO
Um funcionário contratado pela prefeita, a pedido de um “amigo”, estaria conseguindo uma proeza enorme. Ele estaria conseguindo trabalhar em três lugares ao mesmo tempo. Sua carga horária no Palácio é de 8 horas. Em um local ligado à comunicação ele também tem seu expediente e fora isso também trabalha em uma gráfica. Se levarmos em consideração que cada trabalhador brasileiro teria uma carga horária de 8 horas/dia e levarmos em consideração os três “empregos”, só trabalhando ele teria uma carga horária de 24 horas por dia.  Alguém consegue explicar isso aí ?!! Eu bem que tentei entender, mas não consegui.

SERÁ MELHOR PRA NÓS !
 Uma reunião na semana passada entre a prefeita e o presidente do LavrasPrev, Antonio Cunha Vieira, teria sido dura, literalmente. Ao entrar na sala da prefeita, Cunha teria errado a porta e batido com o rosto na parede, devido à falta de sinalização. (Prefeita, todos reclamam que a porta e a parede se confundem mesmo! ) Incidente a parte, a reunião entre a prefeita e o presidente teria sido para que ambos “chegassem a um consenso” de que a presidência do instituto deveria mudar de mãos. Um passarinho me disse que a orientação para que se mudasse o presidente teria advinda de um “poder superior” devido ao inquérito aberto pela promotoria e que já poderia ter indícios que levem a uma maior investigação e/ou apuração. Por isso, mesmo sem nenhum alarde, em “comum  acordo”, Cunha poderá deixar a presidência do LavrasPrev para que a prefeita “cumpra” o seu papel administrativo e não sofra com prováveis respingos que poderão advir. Cunha teria saído da sala e cruzado o salão do paço municipal com um semblante de insatisfação. O provável nome substituto ainda está em segredo. Ainda.


O PRÓXIMOOOOO !!
Na saúde, o impasse é grande. Iara sai de férias e ainda não se sabe quem irá substituí-la. Mas uma coisa eu sei. Poderá não ser ninguém. Jussara poderá nomear uma funcionário para assinar os cheques e empenhos até que Iara volte a pasta ou então até que ela defina quem irá ocupar a cadeira da saúde. Dr. Edson poderá ser um interino até que Iara volte e será assessorado pelo “assessor”- desculpem a redundância - contratado pela prefeita a peso de ouro. Gilza Carvalho poderá dar lugar a Sandra Ribeiro, que goza de simpatia da prefeita por ter peitado o vereador Marcos Cherem e sonha com a promoção, inclusive com a cadeira principal da pasta da saúde. Dentro da Secretaria, a funcionária que viajou aos Estados Unidos por mais de 15 dias e teria recebido os seus proventos sem nenhum corte, não teria grande simpatia dos demais. Na Secretaria de Obras e na Arrecadação poderão ocorrer mudanças também. Ainda estou apurando. Essa semana promete.

CÔNCAVO E CONVEXO
Alô Alô Prefeitura. A cidade, pelo jeito, não tem mais buracos. Agora é a vez das valetas! Pelas ruas elas estão se transformando em quebra molas ao avesso.  No bairro Nova Lavras, perto da padaria do Fabinho e ao lado da Santa Casa(?) e pelos bairros a coisa está complicada. No bairro Nova Era os moradores já mudaram o nome do bairro. Agora, segundo eles, é o Bairro "Já Era".  A coisa tá feia.  Ainda bem que o caminhão do lixo não para de jeito nenhum, não é mesmo ?!! Os buracos, ou melhor, valetas, também não.