terça-feira, 30 de junho de 2009

CHAMEM OS VEREADORES!!!!


A reunião de ontem, na câmara, teve todos os ingredientes já esperados. O presidente Chapisco, ao colocar em votação o projeto da Lei do Silêncio, ouviu sua assessoria jurídica que, data vênia (será que posso usar a expressão?) discursou sobre um parecer dado ao questionamento de vereador Marcos Cherem na sessão passada, sobre as emendas dos vereadores, confusa e baseada em suposições, o que de antemão fere ao principio do direito.
Cherem, em sua fala, embasou o erro da câmara e demonstrou através de citação de leis e argumentos contundentes de que o erro apontado foi no nascer das emendas e não na denuncia dos erros, como fez crer a assessoria jurídica da câmara.
Corajosamente, Chapisco puxou pra si a responsabilidade e acatou o posicionamento do jurídico seu, dando seqüência a votação do projeto que foi “derrotado” através de emendas que o fizeram perder o intuito punitivo a quem viesse a burlar as normas da lei.

A assessoria da câmara fez o presidente da casa crer que (é apenas um exemplo) “um acusado de assassinato foi julgado e condenado por ter causado uma lesão ao cadáver que recebeu o tiro do acusado. O assassinato não teve importância, mas o hematoma causado pela queda, sim”. Isso, mais ou menos, traduz o parecer da câmara.

A assessoria jurídica, confirmando uma notícia que dei publicidade, ainda pediu: “Não queremos ficar em plenário para não nos expor! Queremos ficar em nossa sala, senhor presidente”, disse o douto. Cherem não deixou por menos. “Funcionário da casa tem que atender há quem o contrata mediante necessidade de cada um”. O comentário do vereador causou cochichos em plenário.

A lei do silencio, esperada por toda a cidade, foi votada mas ao mesmo tempo anulada pelas emendas por 6 a 2 .Cherem e Anderson foram contra as emendas que tiravam a punição aos baderneiros. O resto foi a favor.

Ao final, Julio de Mello deu uma idéia que eu gostaria que ele tivesse colocado como emenda ao projeto. Júlio disse: “Se acontecer alguma baderna, podem chamar a policia que nos vereadores iremos lá (na baderna) e assinaremos um boletim de ocorrência exigindo providencias do judiciário” bradou o edil. Então tá dito: Se houver uma festa que fira seu direito de sôssego, chame a policia e vá até a casa de um vereador buscá-lo para ser o autor do B.O. Foi sugestão do Julio de Mello. Ou não foi ??!!

Na verdade, a bagunça tá liberada e não temos a quem recorrer mais. A polícia não dá conta do volume de ocorrências ; o judiciário está abarrotado de processos, e agora nem mesmo multar a quem acaba com o sôssego não podemos mais! Obrigado Câmara de vereadores, a exceção de Marcos Cherem e Anderson. A cada festa e barulho, com certeza, cada cidadão lembrará de vocês!

sábado, 27 de junho de 2009

DE OLHO; SEMPRE !!


FOI SEM QUERER, QUERENDO !!

Quando publiquei a denuncia de que a prefeitura estaria pagando aluguel de R$ 8 mil reais mensais ao antigo P.A, mesmo estando ele fechado há quase um ano, a prefeita, em resposta na sessão de prestação de contas na câmara, disse que realmente estaria pagando mas por força de um contrato ainda vigente. Marcos Cherem pediu então a cópia do contrato, o que ela, prontamente, se comprometeu em enviar. Dias atrás, a assessoria jurídica da prefeita enviou a cópia do contrato que estaria vencido desde dezembro de 2007. Esta semana, a mesma assessoria de Jussara enviou resposta ao vereador dizendo que não existe nenhum contrato aditivo. Ou seja: foram quase 18 meses de pagamento, teoricamente, indevidos ao antigo hospital. A lei de responsabilidade fiscal “enxerga” a fatos parecidos como este, como improbidade administrativa

LOTE NÃO! BAIRRO POOODE !

O Tribunal Regional Eleitoral cassou a candidatura do prefeito e do vice-prefeito de Baependi, aqui no sul de MG. A decisão foi unânime, por cinco votos a zero. O prefeito, Cláudio Rollo (esse nome não ajuda em nada a defesa), e o vice, Márcio Augusto Neves, foram condenados por abuso de poder político. A decisão confirma a sentença de primeira instância que, no ano passado, cassou os diplomas de ambos e declarou que eles ficariam inelegíveis por três anos. Segundo a representação proposta pela coligação pelo segundo colocado em 2008, Lúcio Flávio Gouvêa, o prefeito fez a doação de 2 lotes com fins eleitoreiros. O relator do caso, o juiz Renato Prates, entendeu que a doação de lotes foi contra a lei eleitoral. Para a Procuradoria Regional Eleitoral, que se manifestou pela cassação dos eleitos, ficou configurado o abuso de poder político, já que o prefeito se utilizou do cargo para comprometer a lisura e normalidade do pleito em benefício próprio. Os eleitos ainda estão no cargo graças a uma decisão do TRE, em dezembro de 2008. O prefeito disse que recorrerá da decisão. No nordeste do país, um caso mais ou menos parecido deu margens a uma interpretação mais “envenenada”. Uma piadinha corre pelo meio político lá sobre um caso parecido, onde quase um bairro inteiro foi doado em período eleitoral e não foi caracterizado como foi aqui, na vizinha cidade de Baependi. Lá, eles, os políticos locais, brincam com isso assim: “A lei não fala nada sobre a doação de bairros. Lote não pode. Bairro inteiro, a lei não prevê, então pode!!”. Engraçada essa piada, não !?!

ALÔ, ALÔ TEREEEEZIIIINHAAA!!!

A informação tem fonte confiável e já teria data marcada. No começo de agosto um programa radiofônico, que será levado pelas ondas da Rádio do Senhor, poderá trazer um nome conhecido de volta ao noticiário diário sobre os feitos na cidade. A linha editorial será a mesma usada de há tempos atrás. Dizem que virá chumbo grosso mas não nesta administração, como vinha ocorrendo há pouco tempo atrás. A mira deu um giro de 180 graus e promete “enaltecer” os feitos de agora e bombardear os de outrora. Pelo que fiquei sabendo, em se confirmando o conteúdo que ouvi, vai sobrar pra muita gente. O Palácio deverá passar longe da “linha editorial” do dito programa. Mesmo sem patrocinadores ainda, o custo de quase 1 mil reais a ser “doado” para a rádio, deverá ser custeado “entre amigos” do radialista. O nome deles todos já conhecem. Mas, formalmente, não posso falar, a pedido da fonte.



PS*

Caros leitores. Esta foto aí acima,a qual me foi entregue pelo amigo José Alves, grande historiador, já era um sinal do quão eu gostava de ficar de olho em assinaturas e atos oficiais. Foi tirada em 1986 quando foi assinada a pedra fundamental da Cofap. Na foto, com esta roupa ridícula (mas na época era moda), aos 16 anos, eu. Os outros, é um exercício de fotolembranças de cada um. Bom fim de semana ! Mas nao postem nada sobre a foto! Eu sei que ela é "sofrivel" mesmo!

Abraços.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

SÓ AUMENTANDO!


DE QUEM MESMO ???

Ao interpelar o vereador Duti sobre uma emenda apresentada ao projeto de autoria de Helena Nogueira, sobre o trabalho de prevenção a ser feito por agentes do PSF, Marcos Cherem ouviu do vereador citado, responsável pela comissão de constituição e justiça , uma informação no mínimo estranha. Marcos Cherem perguntou: Quem foi que apresentou esta emenda ao projeto, vereador Duti ?? Ele, Duti, respondeu: Foi a assessoria jurídica! Quase passou desapercebido. Um leitor do blog não deixou. Vale lembrar que quem pode apresentar emendas são os vereadores. Assessor, assessora. Não é autor de emendas.


ANDANDO

O inquérito civil, sob o numero 00045-0, na 3ª promotoria da comarca de Lavras, onde é investigado o contrato do lixo e outras denuncias onde se apura, conforme o processo, improbidades administrativas, ainda está em curso. O processo deu entrada naquela promotoria dia 16 de junho de 2008. A investigação, que já dura um ano, está sob os cuidados do Dr. Dimas Messias de Carvalho.


OUTRO

Com a minha publicação no jornal Tribuna de Lavras, onde apontei a fala do vereador Anderson Garçom, que denunciou possíveis irregularidades no pagamento de serviços gráficos, mais um inquérito foi aberto pelo Ministério Público, sob o comando de Dr. Dimas. Entre os arrolados para depor, está este que vos escreve e o Vereador Anderson Garçom. Amanhã, sexta-feira, 4 da tarde, prestarei depoimento. A data do depoimento do vereador Anderson, ainda não sei.

BASTA !!!!!

Um dos assessores jurídicos da Câmara, após a última sessão, constrangedora para eles por sinal, andou dizendo a palacianos de confiança e acesso fácil à grande sala, que a situação estaria insustentável para eles(assessores jurídicos) perante a sociedade. Um deles chegou a dizer: “Estou sendo ridicularizado por causa dela(?) e do presidente da Câmara! Não tá dando mais! Por trás, todo mundo faz tudo e quem leva na cara somos nós!” desabafou o douto advogado. O interlocutor concordou em grau, gênero e número com o assessor. Segundo disseram, ao se lembrar do posto e dos vencimentos, a raiva momentânea terminou rapidinho.

terça-feira, 23 de junho de 2009

UMA REUNIÃO HISTÓRICA

A reunião da Câmara foi, mais uma vez, histórica. Num embrólhio que se arrasta há quase um mês, o projeto da lei do silêncio foi mais uma vez suspenso. O motivo? Uma manobra jurídica, mais uma vez, mal sucedida por parte da assessoria jurídica da câmara. Mas tudo teve um começo, digamos, oculto. Segundo informações, as emendas apresentadas por 7 vereadores teriam nascidas em outro local a não ser o da sala dos vereadores e da própria assessoria jurídica da câmara, ou seja: Existem indícios que as emendas teriam nascido dentro de outra assessoria, a do Palácio. João Bastista, o João Franja, corajosamente veio a público e pediu desculpas pelo “lapso” e , desconcertadamente, assumiu sozinho o ônus do que fora feito. Antonio Hamilton, “macaco velho” dentro do ambiente da política, nada disse. Mas o que era para nascer, diminuir e aniquilar o projeto de Marcos Cherem, deu mais força ainda ao vereador. Em síntese: Com a apresentação das emendas dos vereadores, elas, obrigatoriamente, teriam que passar pela comissão de constituição e justiça da câmara. Como cada um dos 7 vereadores da bancada governista apresentou emendas ao projeto, não poderiam eles mesmos darem um ok como membros de uma comissão. Com isso, o único vereador que não teria apresentado emendas, seria Anderson Garçom, que, em tese, seria o vereador que teria que dar o aval às emendas apresentadas. Aí, aumenta ainda mais a bagunça. Eles foram apresentadas na hora da sessão da casa. A lei orgânica fala em 24 horas antes para apreciação dos vereadores. Ou seja: Não foram apresentadas no tempo hábil e não passaram nas comissões que deveriam, regimentalmente, ter que passar. Uma trapalhada, como diria Lula: “Nunca antes vista na historia desta cidade”. Claro que é força de expressão, mas na prática foi isto mesmo. O vereador Marcos Cherem chegou até mesmo a ironizar o assessor da câmara, Antonio Hamilton , ao dizer: “Bom...se senhor assessor, não sabe onde está a lei, eu leio para o senhor”. Foi mais ou menos dessa forma que tudo aconteceu. Chapisco interrompeu a votação do projeto dizendo que o erro fora mesmo da assessoria da casa e da mesa e jogou pra semana que vem até que se “resolva” o fudunço. Com minha câmera, tirei algumas fotos do clima da sessão de ontem. Elas "traduzem" a sessão.













domingo, 21 de junho de 2009

RESULTADO DE PESQUISA


A pedido de um Deputado Federal, que pediu a omissão de seu nome, uma pesquisa feita em Lavras, entres os dias 23 e 27 de maio, onde foram pesquisados vários cenários, entre eles o da administração local e Câmara Municipal, acaba de ser concluída. Foram pesquisados também nomes que possivelmente poderão disputar a eleição em 2010. Alguns dados da pesquisa não foram liberados para divulgação, conforme contrato. Em linha geral, foram entrevistadas 1.050 pessoas; eleitores, entre 18 e 70 anos, em 20 bairros da cidade, incluindo o centro. Foi perguntado ao entrevistado:

Qual sua avaliação do trabalho da câmara municipal em Lavras ? ESTIMULADA


ÓTIMO 6 %
BOM 25%
RUIM 37%
PÉSSIMO 24%
Não sabe/Não respondeu 8%


Qual o vereador mais atuante ? GERAL Ordem Alfabética


Anderson Garçom 16%
Daniel Costa 9%
Edson Abreu (Duti) 2%
Ênnio Mendes 3%
Evandro C. Larcerda 3%
Helena Nogueira 9%
Helio Haddad 2%
Júlio de Mello 0%
Marcos Cherem 21%
Sebastião S.Vieira 2%
Não sabe/Não respondeu 33%

Qual o vereador mais atuante ? CENTRO / Ordem Alfabética


Anderson Garçom 9%
Daniel Costa 2%
Edson Abreu (Duti) 0%
Ênnio Mendes 4%
Evandro C. Larcerda 2%
Helena Nogueira 1%
Helio Haddad 4%
Júlio de Mello 0%
Marcos Cherem 27%
Sebastião S.Vieira 1%
Não sabe/Não respondeu 50%

Qual é a avaliação de Jussara Menicucci como prefeita ? ESTIMULADA


ÓTIMO 10%
BOM 26%
RUIM 33%
PÉSSIMO 24%
Não sabe/Não respondeu 7%


Se fossem confirmados como candidatos a deputado em Lavras,
em quem você votaria ? ESTIMULADA



Carlos Alberto Pereira 32%
Cassimiro 3%
Dehon Tratores 4%
Fábio Cherem 34%
Jussara Menicucci 16%
Nenhum 11%


Qual sua avaliação da atual administração ? ESTIMULADA


ÓTIMO 5%
BOM 25%
RUIM 34%
PÉSSIMO 30%
Não sabe/Não respondeu 6%


Vale lembrar que a pesquisa feita foi de forma quantitativa, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A empresa contratada, TP&M Publicidade e Pesquisa, obteve 100 por cento de acerto na última eleição, quando realizou pesquisas em 13 cidades da região.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

ACHO QUE ESTOU CHEIO.....


RAIO X

A empresa de pesquisa,Talento, foi contratada recentemente por um deputado federal para fazer uma pesquisa na cidade. Foram entrevistadas 1.000 pessoas e o resultado será publicado no próximo domingo. Entre os itens avaliados está o de aprovação do governo Jussara neste mandato. Se o resultado é bom ou ruim para o Palácio, você saberá somente no domingo. A câmara também foi avaliada e o resultado praticamente já é conhecido do grande público. A empresa Talento, pesquisou 13 cidades para o empresário Cláudio Promoções na última eleição. Acertou todos os resultados, inclusive os números percentuais de cada vencedor.


FADIGA

O presidente da câmara, Chapisco, tem dado sinais de cansaço diante do trabalho frente a presidência da Câmara. Chapisco estaria “atirando” em sua assessoria e de forma velada no posicionamento de alguns de seus pares por causa da ”falta da habilidade” de alguns diante de temas “espinhosos” para a base de governo. Nos bastidores cogita-se que Chapisco teria sido “convidado” a deixar a presidência da câmara para assumir a “liderança” da prefeita em plenário, para, com sua formação em direito e habilidade política, combater a oposição de Anderson e Marcos Cherem.Ênnio pode não gostar nada, nada disso. O presidente da Casa Legislativa freqüentou a Câmara, esta semana, com cara de poucos amigos. Vale lembrar ao presidente: Eles estão diminuindo mesmo. Pelo menos no campo político. Captou ??????


UM, DOLACIPE E ............

Em mensagem ao Palácio, digamos nada subliminar, deixei claro que dois vereadores ensaiam uma revoada rumo ao ninho da oposição. Eles estariam insatisfeitos com a atuação da prefeita e de seus secretários. Um deles chegou a dizer: ‘Se está assim no começo do segundo mandato, imagina daqui a 2 anos ??!!!” insinuou o cambaleante vereador, já preocupado com o seu pescoço em 2012. A bancada sabe que Jussara tem prazo de validade e a cadeira de vereador, não. Em dupla, os vereadores pré-dissidentes estariam emanando criticas para que elas fossem ouvidas pela oposição. Claro que alguns de vocês estão doidos para que eu dê aqui alguma pista de quem é. “Quem gosta de pão de queijo quente, esconde a forma no forno”

.....E JÁ !!!!!

Ainda estou apurando. Dados preliminares dão conta que existe uma inquérito civil na 3ª Promotoria do Ministério Público em Lavras, sob o número 0382.08.000045.0 onde a investigada e a prefeitura municipal de Lavras. O inquérito é sobre possíveis atos de improbidade administrativas com base no Art. 129, III , Art. 26 da lei 8625 e outros artigos e parágrafos.Um dos itens que estariam sendo investigados é a contratação do lixo e outros atos do poder público municipal. O inquérito ainda está sob sigilo na justiça local. Alguém aí pode “presentear” com alguns dias de férias, ali em Monte Verde ?!! Adoro frio!! Brincadeirinha!!

terça-feira, 16 de junho de 2009

BUUUUUUURROOOOOSSSSSS!!!!!!!


VINHO & FRIO

A prefeita, na ultima quarta feira, reuniu os 8 vereadores em sua residência para uma reunião com a sua base aliada. A intenção de Jussara era “orientar” a sua base em relação a atuação deles em plenário. A prefeita sabe que o bloco está tendo muitas dificuldades em "bloquear" Marcos Cherem e Anderson Garçom. Na reunião, secreta, em sua casa, ficou claro: “É hora de partir pra cima! Estamos dando muito mole pra eles!” Foi a sinteze da conversa. Um deles, ao sair, comentou com outro: “Como que vamos defender a prefeitura em certos assuntos, se nem mesmo a assessoria dela (prefeita) consegue fazer isso???

BATALHÃO!! AVANÇAR!!!!!!!

Na reunião dita acima, um plano foi arquitetado para começar a apagar o trabalho de Cherem. 7 emendas, em bloco, seriam apresentadas para desfigurar o projeto de Cherem. Eles iriam ser (e foram) apresentadas em bloco para serem votadas. Uma reunião, na sexta feira, entre Chapisco e os advogados da câmara, para definir a estratégica jurudica (?) durou a tarde inteira e a portas fechadas. Cada vereador apresentaria uma emenda, para com isso dificultar que algum vereador viesse a votar “errado”. Não adiantou. Hélio Haddad apresentou uma emenda e na hora de votar, votou contra a sua própria emenda, tamanha foi a confusão. Para piorar, o advogado João Batista, o João Franja, tentou emplacar uma “informação errônea” para justificar um posicionamento da mesa diretora diante do projeto. Dr. Marcos Cherem pediu pra que ele, João Franja, lesse o artigo do novo código de postural municipal, apresentado pelo advogado. Não bateu. Ao averiguar, “descobriu-se” que o artigo não existia e estaria sendo “empurrado goela a baixo” para confundir o vereador Marcos Cherem. O edil conseguiu desmentir o advogado em plena sessão da câmara, ao vivo para toda a cidade. O plenário tava cheio e os vereadores da bancada receberam vaias em vários momentos da sessão. As cenas não foram mostradas. De fora do prédio da câmara tinha até policia com cães. Não se sabe quem foi que chamou “a lei”.


SEM QUERER, QUERENDO!

A prefeita Jussara mandou um oficio para explicar o porque da denúncia de Anderson Garçom. Ela tentou explicar a denúncia apresentada por Anderson onde ele apontavam sinais de superfaturamento em serviços gráficos. Segundo informações obtidas, nenhum documento comprobatório foi apresentado para desmentir o que for dito, a não ser a carta apresentada. Ficou valendo a denúncia.


SECANDO GELO

A prefeita já avisou a assessores próximos que vai fazer outra reunião com os vereadores após a “derrota não programada” na sessão desta segunda feira. Jussara teia ficado furiosa com a performance deles na noite de ontem, segunda feira. Jussara teria criticado até mesmo seus colegas de profissão que assessoram a câmara. O rosto de cada, no dia de hoje, deixava transparecer como foi a sessão ontem a noite. A reunião de Jussara e os vereadores deverá ser feita ainda esta semana. Não se sabe se será em particular ou em grupo. Acredita-se que a conversa será mais “coeza” em relação ao posicionamento de cada um. Um aviso ao Palácio: “Com 2 deles, é jogar tempo e conversa fora”. Espero ter sido claro!

domingo, 14 de junho de 2009

SOZINHO, EU NÃO CONSIGO.


A CPI da Petrobrás ainda não saiu do papel mas ainda deve levar dor de cabeça para o governo Lula. Uma das linhas de investigação da possível CPI será a contratação de uma empresa que estaria sendo alvo de denuncias de irregularidades, o que , segundo juristas, seria fator um impeditivo na hora de contratar com órgãos públicos. O que isso tem a ver com Lavras ? Pelo que ando investigando, tudo.

A empresa de lixo, CSD, que faz a coleta de lixo em Lavras, foi apontada e investigada pelo Ministério Público e é citada até mesmo em uma CPI, na assembléia legislativa de Minas Gerais, por possíveis desvios de recursos e favorecimentos em contratos de assessoria com a prefeitura de Bocaiúva quando da execução do projeto Somma naquela cidade. No relatório é apontado um possível desvio de quase 2 milhões de reais à época da execução do serviço. A empresa Leão & Leão, aquela mesma que foi arrolada com as denúncias do mensalão, com fortes indícios de ligação com o chefe de gabinete de Lula, Palocci, também aparece junto com outras empresas e a CSD na investigação da Assembléia de Minas.

Pela investigação e denuncia de um vereador de Bocaiúva, existem fortes indícios de que a empresa CSD "mantinha" outras empresas abertas para “concorrer” em licitações de grandes obras. Segundo relatório da CPI da Assembléia de Minas, “existem fortes indícios de irregularidades” tanto na execução quanto no processo licitatório da obra, gerando “dúvidas” quanto a sua eficácia e sendo ele “não vantajoso” para o município.

O relatório expõe dados importantes que levaram ao encaminhamento das denuncias ao Ministério Público. Vale lembrar que a prefeita Jussara foi indiciada em uma Ação do Ministério Público, onde o MP pede que ela devolva aos cofres públicos 4 milhões de reais, sendo ela ré em uma ação envolvendo o Projeto Somma; o mesmo projeto que a empresa CSD foi arrolada na CPI da Assembléia por irregularidades em obras e contratos em Bocaiúva-MG.

A CPI foi feita em 2000, ou seja, de conhecimento público e bem anterior ao contrato com Lavras. Agora, a mesma empresa responde por processo de irregularidades em Itaúna. Lá, a empresa, juntamente com o ex prefeito, é responsabilizada pelo MP, que pede a devolução de também 4 milhões de reais ao cofres do município. Esse número, 4 milhões, parece gostar de estar arrolado em denuncias do MP. Se levarmos em consideração os argumentos da CPI da Petrobrás, onde é exigido moralidade em contratos públicos, a empresa CSD não deveria ter sido contratada pelo nosso município, ou, na pior das hipóteses, ter sido rescindido ao menor sinal de alguma irregularidade apontada em cidades onde tenha feito algum serviço e com isso ter sido motivo de denúncia. Como não blefo, aí abaixo segue o link do relatório final da Assembleia Legislativa de Minas Gerais:

http://www.almg.gov.br/legislaturas/leg14/com/download/comissao341-download.pdf

quinta-feira, 11 de junho de 2009

OLA! COMO VAI !!!


AÍ, MEU DEUS!

Ele sancionou. Evandro Castanheira Lacerda, o Chapisco, nem sequer tocou no assunto das leis devolvidas como duas batatas quentes, sem serem sancionadas por porte de Palácio, na última sessão da câmara. Jussara acreditava que Chapisco faria o “dever de casa” e ficaria quieto, com as ditas engavetadas. Após eu publicar a situação de saia justa do presidente, ele preferiu não tocar no assunto durante a sessão. Ele sabia que a prefeita estaria assistindo e não quis causar um “constrangimento ao vivo” para o Palácio. Mas Chapisco deu mostra de que a história estaria lhe incomodando e sem os holofotes, promulgou as duas leis de autoria do vereador Marcos Cherem. O Palácio não teria gostado nada nada disso. Chapisco pensou: “Meu pescoço e 2012 podem estar na forca”. Assinou e pronto e acabou.


INGERÊNCIA

A informação ainda não foi confirmada mas dá conta de que as prefeituras da região terão, a partir de agora, de pedir bênçãos à presidência da AMALG (Associação da micro região do rio grande) para mediar projetos e até mesmo pedir recursos junto ao governo do Estado. Segundo a informação, advinda de fonte idônea, a intenção seria de “obter” mais poder junto aos prefeitos. Uma reunião será marcada para que prefeitos afiliados da AMALG possam ficar sabendo da nova posição da associação e de quem vai liderar as ações de agora pra frente. Tem prefeito, que se souber, vai sair da mesa sem ao menos olhar pra trás. Agora é pagar pra ver.


GORDINHOS

A informação, que pode deixar o Palácio de cabelo em pé e a população irada, está em fase de checagem e, como a intenção e ajudar a não persistir nos erros, aí vai a ajudinha.
Segundo uma pessoa próxima de um fornecedor, a Secretaria de saúde (Palácio) poderia estar pagando, por mês a um fornecedor, aproximadamente 10 mil reais para compra de ração pra cachorro para o funcionamento do canil. Acredito eu que algum vereador, após ler esta informação, devera questionar na reunião de segunda feira sobre a veracidade ou não disto. Para efeito de comparação: Um rottwailler (tenho dois e grandes aqui em casa) comem em média um kg de ração por dia. Um Saco de ração DE 25 kg, de uma marca mediana, custa aproximadamente 90 reais. Se for confirmada a informação, com esse dinheiro daria para comprar 110 sacos por mês. Quase 4 sacos por dia. Se for verdade, deve ter muito rottwailler por lá ! Ainda bem que os meus comem de tudo! Ração é bem pouquinho.....ainda bem !!


JACÚ ou INHANBÚ ?

Esta semana fui ao Palácio. Até mesmo dentro do banco tinha alguém na fila, atrás de mim, despistadamente conferindo a movimentação estranha (a minha) . Ao cruzar o corredor, mesmo de costas, percebi que a prefeita descia a escada da porteirinha (só pode ser este o nome) e ao me ver, logo logo acionou um assessor e, discretamente me apontando, pediu para que ele “averiguasse” o estranho no ninho. Em menos de 1 minuto, ele , o assessor, muito cordial por sinal, entrou na sala onde eu estava e logo perguntou: “Uai, o que que você tá precisando aqui ???!!” Respondi logo: “Tô pagando um conta!”. Mas os técnicos que me receberam; Cinthia e Rogério e até mesmo o Camilo, num primeiro momento, foram muito atenciosos. A situação foi estranha mas engraçada!!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

TOMA O SEU, ME DÁ O MEU!


PINGENTE

Ênnio Mendes de Siqueira disparou novamente. Ênnio, nesta segunda feira, ao questionar um projeto aprovado na legislatura passada, na qual era vice e segundo ele não teria tido nenhuma participação na elaboração do projeto de ocupação apresentado pela prefeita, disse que o ex vereador Marcos Possato, Dú Marani e até ele mesmo, Ênnio, foram vice prefeitos “figurantes”. Segundo Ênnio, nenhuma lei ou contratação por parte da prefeitura teria passado por sua mesa. Ênnio não poupou e atacou: “Vice em Lavras, inclusive eu, é um mero figurante”.


SAPATO APERTADO

Claramente o clima em que se encontra a câmara municipal é, no mínimo, constrangedor. O vereador Marcos Cherem e Anderson Garçom estão literalmente roubando a cena e apresentando informações e levantamentos constrangedores para a base aliada. Como não conseguem defender o posicionamento do Palácio, suas atuações estariam ficando limitadas a cada sessão. Eles sabem que a situação não é favorável para nenhum deles e já falam e “mudar esta situação” para salvar o pescoço enquanto é tempo. Um deles cegou a falar para um próximo: “Do jeito que está, se continuar, vai rodar todo mundo junto”. Profetizou. Quem ouviu balançou a cabeça concordando com o edil preocupado.


PAPEL DE LEI

O vereador Anderson Garçom levou uma grave denúncia ao plenário da câmara nesta segunda feira. Segundo Andersom Garçom, a prefeitura teria pago, por 300 blocos em papel A4, pouco mais de 12 mil reais. Segundo ele, seu assessor fez uma cotação do mesmo serviço entregue a prefeitura, na mesma gráfica, contendo as mesmas especificações, e ficou surpreso com o preço do orçamento recebido. Segundo Anderson, a mesma gráfica que fez o serviço para a prefeitura e teria cobrado mais de 12 mil reais por 300 blocos, propôs ao vereador fazer 600 blocos, ou seja, o dobro do serviço entregue ao Palácio, 2.400 reais, ou seja, o dobro do serviço prestado pela prefeitura custaria para uma pessoa comum, 10 mil reais a menos. Segundo impressos de campanha, a gráfica citada pelo vereador é a mesma que teria feito vários impressos durante a campanha para a então candidata Jussara Menicucci. Deve ter sido coincidência.

sábado, 6 de junho de 2009

O GRANDE TESTE


VAI PROCURAR SUA TURMA!

Na recente festa realizada pela diretoria da Santa Casa, onde o secretario de saúde Marcos Pestana esteve presente, um certo “climão” se formou por conta do cerimonial. A direção da Santa Casa convidou o também assessor da prefeitura e servidor da Ufla, Mauricio Rezende (aliás, ele anda sumido) para fazer o cerimonial do evento naquele nosocômio. Lá, o Secretário de Comunicação da prefeitura, Zuza, resolveu dar “algumas dicas” para o experiente servidor em eventos daquela natureza. A idéia não foi bem aceita não. Mauricio teria dito, trocando em miúdos, o seguinte: “Aqui nããããããoooo, meu irmão !!!”. Ficou um clima estranho no ar e olhares de rabo de olho também.

BATATA QUENTE

Segundo uma fonte palaciana, a prefeita teria dito que não promulgaria duas leis, de autoria do vereador Marcos Cherem, que teria sido aprovado pelos vereadores em reunião ordinária. Segundo um palaciano próximo da prefeita, seria uma espécie de “retaliação branca” e um verdadeiro teste para o presidente da Câmara, Chapisco. Salvo melhor juízo, caso a lei não seja promulgada pelo executivo, o presidente da casa pode assim o fazer ou simplesmente rejeitar. Jussara aposta que Chapisco vai assim o fazer, ou seja, rejeitar a lei de autoria do vereador de oposição e com isso a prefeita, através das mãos de Chapisco, lavaria as mãos por não sancionar a lei.

BATATA QUENTE II

O presidente da Câmara Municipal, Chapisco, poderá sofrer um embate jurídico caso isso realmente seja feito. O vereador de oposição sempre vai munido de um assessor jurídico que estaria buscando, na lei orgânica, saídas para as barreiras impostas pela bancada governista. O presidente da casa teria dito a amigos que a situação de Cherem ,em plenário, estaria lhe tirando o entusiasmo de antes. Segundo informações, Chapisco teria dito: “Já imaginou este nosso (?) governo não fosse correto?? Imagina a dor de cabeça que teríamos neste mandato!!”, bradou. A batata-teste quente deverá chegar nos próximos dias nas mãos de Chapisco. Jussara está convicta que ele passará no teste. Ele, caso passe no dito, poderá passar por uma situação constrangedora. Caso não aceite o "pedido" da prefeita, poderá demonstrar aos outros vereadores aquilo que venho dizendo: A base está ruindo! Durma-se com um barulho deste, hein Presidente?!!

quinta-feira, 4 de junho de 2009

PIRATA? NO SOY !!!!


MUI AMIGO

Publicada aqui há 4 meses atrás, a denuncia de que Lavras teria perdido a unidade do SENAI se confirmou, e por mãos da base governista do Palácio. Dr. Helio Haddad, na última reunião da câmara teria informado que obteve uma publicação em que confirmava a ida da unidade de ensino profissionalizante para Cláudio. Quando publiquei a informação, os maquinários teriam sido levados para Varginha. Em um segundo momento, a unidade de ensino teria sido transferida para Cláudio-MG, terra natal da família do governador Aécio Neves.

VISITA I

Na visita do secretario de saúde, Marcos Pestana, à Lavras, na última terça feira, uma desagradável surpresa estaria armada para recebê-lo no bairro Lavrinhas. Moradores iriam atear fogo em moveis, colchões e árvores em forma de protesto pelo não cumprimento até agora do funcionamento 24 horas do PSF daquele bairro. De última hora o manifesto foi cancelado. Para os funcionários que compareceram à recepção, buffet primeira. Eles merecem nè?!!


VISITA II

Durante a inauguração da nova ala da Santa Casa, com a presença do Secretario, motoristas e transeuntes ficaram revoltados com um carro estacionado por mais de 1 hora no ponto de ônibus, próximo ao local. Os motoristas de ônibus tiveram muita dificuldade para manobrar e estacionar para pegar passageiros. Dois agentes de trânsito estavam na porta da Santa Casa e chegaram a ir multar o carro estacionado. Ao chegarem ao local e foram informados que o carro era da vereadora Helena Nogueira, da base aliada do Palácio. Deram meia volta e “esqueceram” a presença do carro lá.


A FONTE

Conforme um documento recebido, num passado próximo, este blog foi citado numa investigação e até mesmo usado para apontar irregularidades durante a campanha eleitoral. Ele teria sido até mesmo colocado à disposição da Policia Federal e teria eu sido apontado como um provável “auxiliador” no trabalho de investigação da PF para elucidar alguns casos. Pois bem. De lá pra cá, segundo algumas informações rastreadas pelo blog, “agentes” da Policia Federal possivelmente já teriam visitado este espaço, até hoje, 32 vezes e, espero eu, à procura de informações para suas investigações. Como não costumo publicar mentiras e não falo sobre a vida pessoal de ninguém, acredito eu que eles possam estar sabendo de coisas importantes e investigando TODAS as denúncias e, espero eu, sem deixar NENHUMA de lado, postadas aqui. Vamos torcer!!


PIRATA

Uma ação seria proposta contra mim por exercício ilegal da profissão de jornalista. Chegaram a pedir informações a Federação Nacional dos Jornalistas indagando se eu era mesmo jornalista ou não. Saíram de lá, “sem gracinhas", com cópia do meu registro e tudo. Não foi desta vez.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

...VAMU LÁ GENTE......


BICO FECHADO

A prefeita, em audiência publica, afirmou que irá contratar em breve uma empresa para cuidar do tão falado e esperado concurso público. Caso a prefeita venha a realizar o dito , terá que, imediatamente, mandar todos os contratados embora. Ano que vem é eleição e isso poderia arranhar sua base de sustentação e de votos para 2010. Por isso, palacianos já estariam afirmando pelos corredores que o tal concurso não vai sair. Eu duvido. Jussara sabe que as “chances” de que sua base consiga passar no concurso “são grandes” e não irá arriscar seu pescoço ainda mais.


RAIO X

A empresa de pesquisa, Talento, vai realizar um levantamento em Lavras para saber como anda a administração de Jussara, avaliação do trabalho dos vereadores e a quanto anda a intenção de votos dos lavrenses em torno dos nomes cogitados para a eleição de 2010. A pesquisa foi encomendada por um deputado federal que recentemente visitou a cidade. A empresa foi a mesma que prestou serviço a empresa Cláudio Promoções em 13 cidades e acertou todos os resultados, inclusive antecipando em um mês os resultados de Itumirim e Luminárias, cidades consideradas com vencedores praticamente definidos. A empresa apontou as “zebras” como vencedoras. Ela acertou os resultados. Deverão ser pesquisados em Lavras 1.000 eleitores.


BARRANCO

O clima na prefeitura, após a sessão de terça feira, era de desconsolo. A turma do marketing avaliou como “inapropriado” as colocações feitas pela Secretaria de Educação e até mesmo a confissão de Jussara sobre o pagamento do aluguel do antigo P.A. Segundo um deles, apesar da “beleza de trabalho no powerpoint” (sic) aquelas perguntas forma pra acabar!!!”. Preferiram amenizar a situação com silêncio. Começa a nascer um clima de desanimo na equipe.